O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Artigos
  3. Feliz Aniversário Paulo Mendes da Rocha

Feliz Aniversário Paulo Mendes da Rocha

Feliz Aniversário Paulo Mendes da Rocha
Feliz Aniversário Paulo Mendes da Rocha, Cortesia de gijonarquitectura.blogspot.com
Cortesia de gijonarquitectura.blogspot.com

" A todo o espaço deve-se atribuir um valor, uma dimensão pública. Não há o espaço privado. O único espaço privado que pode-se imaginar é a mente humana. Se você é um poeta, a primeira ideia que tem sobre um poema é publicá-lo." (Trecho da entrevista com Paulo Mendes da Rocha, logo após apresentar uma conferência no Clube Financeiro sobre o conceito de "cidade contemporânea", 26 de maio de 2004).

Hoje celebramos o aniversário de 85 anos do grande arquiteto e urbanista brasileiro Paulo Mendes da Rocha. O laureado com o Prêmio Pritzker de 2006 nasceu em Vitória-ES, em 1928, e é um dos arquitetos mais representativos da chamada "Escola Paulista", ou "brutalismo paulista", que absorveu as linhas mais sóbrias e geométricas da arquitetura moderna internacional.

Mais informações a seguir.

© Cortesía de Relae Design
© Cortesía de Relae Design

Referência da arquitetura moderna latino-americana, durante seus estudos na Universidade Mackenzie de São Paulo, Paulo Mendes formou, juntamente com outros colegas, um grupo interessados na arquitetura moderna, o que acabou influenciando, anos mais tarde, seu primeiro grande projeto: o Clube Atlético Paulistano

Entre 1961 e 1969, foi professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, sendo caçado pelo governo militar por sua postura sobre o papel social que devem ter os arquitetos. Em 1980 retorna como professor de Projeto Arquitetônico na mesma Faculdade, onde permanece até 1999, ano em que se aposenta.

© Cortesía de METRO
© Cortesía de METRO

Em 2001, recebeu o II Prêmio Mies van der Rohe de arquitetura latino-americana pelo seu projeto da Pinacoteca de São Paulo, em que intervem em um importante edifício neoclássico. Em 2006 recebe o Prêmio Pritzker pelo conjunto de sua obra.

Sua arquitetura é um exemplo maior da "Escola Paulista", em que a configuração espacial nasce a partir de uma composição simples, sintética e limpa, com muito rigor nos detalhes construtivos.

Celebramos seu aniversário revisitando alguns de seus projetos publicados no ArchDaily Brasil.

- Ginásio do Clube Atlético Paulistano

- Nova Galeria Leme

- Cais das Artes

- Casa Gerassi

Sobre este autor
Cita: Duque, Karina. "Feliz Aniversário Paulo Mendes da Rocha" [¡Feliz Cumpleaños Paulo Mendes da Rocha!] 25 Out 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/148999/feliz-aniversario-paulo-mendes-da-rocha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.