Sete deslizes arquitetônicos ao redor do mundo

Sete deslizes arquitetônicos ao redor do mundo

Com a recente notícia de que o edifício "Walkie Talkie" em Londres, do escritório Rafael Viñoly Architects, tem refletido os raios solares de forma incomum, a ponto de receber o apelido de "Raio da Morte", organizamos uma lista de sete "deslizes" arquitetônicos ao redor do mundo, de casos preocupantes a situações absurdas.

Vdara Hotel (Las Vegas) / Rafael Viñoly Architects

Foi noticiado em 2010 que este arranha-céu também podia derreter coisas. Hóspedes do hotel disseram ter sido feridos e copos plásticos chegavam a derreter em certos momentos do dia. De acordo com o Las Vegas Review-Journal, "os empregados chamavam o fenômeno de 'raio da morte Vdara'".

Vdara Hotel / Rafael Viñoly Architects'. Imagem
Vdara Hotel / Rafael Viñoly Architects'. Imagem

Bridgewater Place (Leeds, Reino Unido) / Aedas

Edifício mais alto de Leeds, esta torre "causou uma morte" e "sérios ferimentos" devido a um forte corredor de vento que se forma em sua base. BDOnline comenta que, com um total de 25 incidentes, o conselho municipal de Leeds está trabalhando em uma solução.

Bridgewater Place / Aedas. Imagem
Bridgewater Place / Aedas. Imagem

Museum Tower (Dallas) / Scott Johnson

Seguindo a linha do "Walkie Talkie" e do Vdara Hotel, este arranha-céu também queima coisas. Tendo sido descrito no Huffington Post como uma "lupa" o edifício está e uma espécie de disputa com o Nasher Sculpture Centre, de Renzo Piano, localizado nas proximidades, que vem sendo atingido por raios refletidos da torre.

Museum Tower / Scott Johnson. Imagem
Museum Tower / Scott Johnson. Imagem

Taipei 101 (Taiwan) / CY Lee

Esta torre, classificada como o edifício verde mais alto do mundo, pesa cerca de 700 mil toneladas. Conhecida por suas "tecnologias contra terremotos e furacões", o irônico é que alguns geólogos acreditam que este edifício, na realidade, reabriu uma falha geológica na bacia de Taipei.

Taipei 101 / CY Lee
Taipei 101 / CY Lee

Beetham Tower (Manchester) / Ian Simpson Architects

Com 46 pavimentos, este arranha-céu era o edifício residencial mais alto da Europa, quando foi inaugurado em 2006. A fina lâmina localizada no topo da torre provoca um apito ou zumbido perceptível quando o vento sopra. Ian Simpson, que mora na torre, está trabalhando em uma solução.

Beetham Tower / Ian Simpson Architects. Image © Arian Lehner
Beetham Tower / Ian Simpson Architects. Image © Arian Lehner

Intempo Hotel (Benidorm) / Roberto Perez Guerras

Quando foi sugerido que este hotel em Benidorm fosse projetado sem elevadores que levassem ao topo, parecia ser o maior erro de todos os tempos. Os construtores decidiram aumentar a altura do edifício em mais que o dobro e, na pressa em concluir a obra, não se pensou no espaço para os grandes elevadores e seus motores. Os arquitetos tem refeito o projeto desde então, mas ainda é incerto como solucionarão a questão.

Intempo Hotel / Roberto Perez Guerras. Cortesia de Gizmodo
Intempo Hotel / Roberto Perez Guerras. Cortesia de Gizmodo

Rhugyong Hotel (Coréia do Norte) / Baikdoosan Architects & Engineers

Esta torre detém o recorde mundial de "edifício desocupado mais alto do mundo". Devido a uma infindável série de problemas, incluindo o fornecimento de energia elétrica e água, a torre, que deveria ter sido inaugurada em 1992, ainda está em construção.

Rhugyong Hotel / Baikdoosan Architects & Engineers. Image © Joseph Ferris
Rhugyong Hotel / Baikdoosan Architects & Engineers. Image © Joseph Ferris

Referências: BDOnline, Las Vegas Review-Journal, Huffington Post, The Guardian, Architects' Journal

Sobre este autor
Cita: Taylor-Foster, James. "Sete deslizes arquitetônicos ao redor do mundo" [Seven Architectural Sins Committed Around the World] 21 Out 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-147396/sete-deslizes-arquitetonicos-ao-redor-do-mundo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.