O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Pesquisadores do MIT propõem robôs auto-organizados como o futuro da construção

Pesquisadores do MIT propõem robôs auto-organizados como o futuro da construção

Pesquisadores do MIT propõem robôs auto-organizados como o futuro da construção
Pesquisadores do MIT propõem robôs auto-organizados como o futuro da construção, An exposed prototype of the M-Block, a new modular robotic system . Image © M. Scott Brauer
An exposed prototype of the M-Block, a new modular robotic system . Image © M. Scott Brauer

Imagine isto: blocos auto-construídos que, quando submetidos a uma tarefa, são capazes de se reorganizar em novas geometrias.

É exatamente isto que o pesquisador John Romanishin, do Laboratório de Informática e Inteligência Artificial do MIT (CSAIL, sigla em inglês), prevê para um futuro próximo - módulos robóticos conhecidos como M-Blocks. Romanishin se juntou à sua professora, Daniela Rus, e a seu colega Kyle Gilpin, para prototipar estes cubos robóticos sem partes móveis externas, capazes de subir, contornar e mesmo saltar sobre outros cubos.

Até o momento, os robôs tem dependido de braços ou elementos anexados para se mover. "Queremos uma abordagem mais simples," disse Romanishin, "que utilize menos partes móveis". Dentro de cada M-Block há um disco que gira a 20 mil rotações por minuto, criando momento angular suficiente para que os blocos se reorganizem em novas configurações. Em cada face dos cubos há ímãs que conectam os cubos quando impulsionados pelo disco giratório. 

Saiba mais a seguir...

"É animador pois um robô projetado para uma única tarefa tem uma arquitetura fixa", disse a Professora Rus. Uma "arquitetura fixa" pode realizar bem uma única tarefa mas, sob condições desconhecidas ou imprevistas, desempenha mal esta tarefa caso não possa se adaptar. Assim, "é melhor considerar robôs modulares que possam se reagrupar em qualquer forma que seja necessária para a manipulação ou navegação referente à tarefa."

"Esta é uma destas coisas (a robótica modular) que a comunidade vem tentando fazer há muito tempo." Contudo, os M-Blocks se destacam por apresentar muitos modos de locomoção. Não é apenas um cubo se mexendo, mas muitos trabalhando em conjunto, arrastando uns aos outros. Este tipo de comportamento cooperativo de grupo é algo sem precedentes.

Com o sistema robótico se aperfeiçoando, o objetivo é a miniaturização: enxames de microrrobôs se auto-organizando em objetos e estruturas mais complexas. 

"Queríamos centenas de cubos, espalhados aleatoriamente pelo chão, para que eles pudessem identificar uns aos outros, se reunir e se transformar em uma cadeira, uma escada ou uma mesa." disse Romanishin.

Talvez seja apenas uma questão de tempo até que edifícios inteiros se auto-construam e se reorganizem segundo a mesma lógica usada para criar estes protótipos M-Blocks.

Para saber mais sobre projetos de auto-construção, confira em:

Referências: CSAIL, MIT News

Sobre este autor
Jose Luis Gabriel Cruz
Autor
Cita: Gabriel Cruz, Jose Luis. "Pesquisadores do MIT propõem robôs auto-organizados como o futuro da construção" [MIT Researchers Propose Self-Assembling Robots as Future of Construction] 21 Out 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/147338/pesquisadores-do-mit-propoem-robos-auto-organizados-como-o-futuro-da-construcao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.