O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Reconectando os londrinos ao Rio Tâmisa

Reconectando os londrinos ao Rio Tâmisa

Reconectando os londrinos ao Rio Tâmisa
 Reconectando os londrinos ao Rio Tâmisa, The Thames Baths Project. Image © Studio Octopi / Civic Engineers / Jonathan Cook Landscape
The Thames Baths Project. Image © Studio Octopi / Civic Engineers / Jonathan Cook Landscape

Cinco propostas para reconectar os londrinos com o Rio Tâmisa estão expostas na Royal Academy of Arts (RA), em Londres. O concurso, organizado pela Architecture Foundation, "lançou uma chamada aberta para equipes de projeto multidisciplinares para apresentarem novas ideias e visões quaisquer localidades ao longo do Rio Tâmisa" no começo do ano. As cinco equipes selecionadas foram classificadas ainda no começo do ano e recentemente discutiram seus projetos em uma oficina pública de projeto. Os esquemas estavam sendo exibidos como parte da exposição Richard Rogers RA: Inside Out.

Leia os resumos das propostas a seguir.

River Beds / Carl Turner Architects e The Edible Bus Stop

River Beds. Image © Carl Turner Architects / The Edible Bus Stop
River Beds. Image © Carl Turner Architects / The Edible Bus Stop

"Nossa equipe estará investigando o South Bank do Tâmisa, entre o Parque Battersea e a Ponte Vauxhall. Estamos buscando oportunidades no solo para desenvolver a ideia de jardinagem de guerrilha e, assim, criar uma nova rota verde entre esses dois marcos urbanos. O 'verde’ consistirá em hortas de produção de alimentos e, a partir daí, vamos estabelecer quais conexões podem ser feitas com as comunidades locais para dar suporte à esses novos espaços públicos."

"Nosso objetivo é criar espaços públicos ativos, administrados pelas comunidades locais. Nós também gostaríamos de ver se é possível re-costurar as áreas residenciais ao norte de Nine Elms com o rio. A indústria e o transporte criaram um grande desconexão entre as pessoas e esta parte do rio."

River Rooms 2113 - um "colar" de espaços públicos para ornar o Tâmisa / David Kohn Architects

River Rooms 2113. Image © David Kohn Architects
River Rooms 2113. Image © David Kohn Architects

"O crescimento futuro de Londres depende da criação de espaços públicos vibrantes que são acessíveis a todos, conectados por transportes, rodeados por excelentes habitações e serviços de densidades apropriadas. Onde estas oportunidades co-existirão no próximo século? River Rooms 2113 é a proposta de um 'colar' de ambientes públicos na escala da cidade, em cais existentes e propostos, espalhados ao longo do Tâmisa."

"O Plano de Ação para o Rio, do Prefeito de Londres, procura aumentar as viagens de passageiros de 6 para 12 milhões por ano, até 2020. Essas cifras continuariam a crescer, se tornando a escolha preferida dos londrinos e turistas. Em 2113, River Rooms poderia representar uma nova maneira de entender Londres , ao mesmo tempo que reconecta comunidades locais com suas orlas."

FloodPlain / Neil Cummings e 51% Studios

FloodPlain. Image © Neil Cummings / 51% Studios
FloodPlain. Image © Neil Cummings / 51% Studios

"#floodplain é uma plataforma online que permite que os usuários façam representações espaciais colaborativas de Londres, sua principal artéria fluvial, o Tâmisa, e suas várzeas. Utilizando grandes pesquisas de dados públicos de livre acesso, o #foodplain re-pensa o Rio Tâmisa para o século XXI, sugerindo novas maneiras de mapear, imaginar e habitar a cidade de Londres, suas regiões e suas arquiteturas."

"#floodplain é um novo tipo de espaço público, que permitirá a seus usuários se tornarem arquitetos de seu próprio ambiente."

Lubricity / The Eastern Reach

Lubricity. Image © The Eastern Reach
Lubricity. Image © The Eastern Reach

"A equipe The Eastern Reach focará na margem leste, abrangendo o Tâmisa entre Rainham e Grays. Este é um local que faz parte do cotidiano dos londrinos e que se desdobra em uma paisagem de recortes horizontais de rio, pântanos, assentamentos e indústrias. Mantém-se unido por uma paisagem de 'infra-estruturas moles e duras' - da qual o rio é o centro".

"Nosso campo de pesquisa inclui o questionamento dos processos sociais e ecológicos que formaram essa zona de margens dotada de infra-estrutura e agricultura. Combinaremos trabalho de campo e mapeamento sócio-espacial, com uma abordagem projetual aberta e inovadora."

The Thames Baths Project / Studio Octopi com Civic Engineers e Jonathan Cook Landscape

"Em 1865 o sistema de esgoto de Londres foi inaugurado. Em 2012, houve 57 transbordos ao longo do Tâmisa: 39 milhões de toneladas de esgoto vazaram para o rio. A empresa Thames Water está planejando completar o programa chamado 'super esgoto' em 2023, que removerá 96% do esgoto que atualmente entra no rio."

"As melhorias na qualidade da água abrem a possibilidade para que as pessoas voltem a nadar no Tâmisa. Focando em duas saídas do 'super esgoto' - Blackfriars Bridge e King Edward Memorial Park Foreshore -desenvolvemos piscinas fixas e flutuantes. Nossa proposta celebra uma intimidade recém encontrada entre os londrinos e seu rio."

Richard Rogers RA: Inside Out esteve em cartaz em Burlington Gardens até 13 de outubro de 2013. Veja as crítica aqui.

Referências: Architecture Foundation, BDOnline

Sobre este autor
James Taylor-Foster
Autor
Cita: Taylor-Foster, James. " Reconectando os londrinos ao Rio Tâmisa" ['London As It Could Be Now': Reconnecting Londoners with the Tidal Thames] 19 Out 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/147063/reconectando-os-londrinos-ao-rio-tamisa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.