O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Comunidade na Indonésia constrói centro comunitário em bambu

Comunidade na Indonésia constrói centro comunitário em bambu

Comunidade na Indonésia constrói centro comunitário em bambu
Comunidade na Indonésia constrói centro comunitário em bambu, © Andrea Fitrianto
© Andrea Fitrianto

Limitada pela escassez de espaço e recursos, uma comunidade informal em Yogyakarta, Indonésia, concluiu recentemente a construção de seu espaço comunitário. O novo centro foi feito de bambu local, construído sobre o canal de drenagem da cidade, em frente ao rio Winongo. A estrutura foi projetada por Andrea Fitrianto e Jasri Mulya, e construída por voluntários da comunidade.

Mais informações e imagens a seguir.

© Andrea Fitrianto © Andrea Fitrianto © Andrea Fitrianto © Andrea Fitrianto + 12

Para o povo de Kampung Pakuncen, as reuniões cotidianas são uma necessidade básica. A comunidade existe há três décadas, porém, hoje em dia, à medida que aumenta a população, as casas se tornaram muito pequenas para sediar as reuniões. Estas eram pouco aproveitadas, já que simplesmente não havia espaço para todos os participantes nos locais de encontro, ocasionando o risco de degradar a coesão social.

© Andrea Fitrianto
© Andrea Fitrianto

Antes da execução do projeto, algumas das mulheres da comunidade de Kalijawi se uniram coletivamente para expressar a necessidade de construir um novo centro comunitário. Foi assim que os arquitetos de Arkomjogja se associaram à comunidade para iniciar o projeto.

© Andrea Fitrianto
© Andrea Fitrianto

Diariamente, os membros do grupo doavam aproximadamente 8 centavos de euro para o projeto. Em quatro meses economizaram o suficiente para começar o projeto e em menos de dois meses iniciou-se a construção. Ao fim, os custos totais para a comunidade atingiram 1.600 euros, dos quais cerca de 400 euros foram pagos através de um empréstimo feito em nome da Comunidade de Kalijawi. O trabalho está associado à Coalizão Asiática para o programa de ação comunitária (ACCA) e à Coalizão Asiática para o Direito à Moradia (CADH).

© Andrea Fitrianto
© Andrea Fitrianto

O bambu é uma planta versátil, familiar à muitas culturas da América do Sul, África e Ásia. É tradicionalmente cultivado para alimentação ou para a construção de moradias, pontes, ferramentas de usos domésticos ou recipientes. Diferentemente de outras árvores, a colheira do bambu não mata a planta; pelo contrário, a colheita regular melhora a vitalidade e a produtividade do vegetal.

© Andrea Fitrianto
© Andrea Fitrianto

Por suas características singulares, o bambu é apelidado de material do futuro. Com experiência em trabalhos comunitários, os arquitetos do Arkomjogja sugeriram o uso do bambu negro local (Gigantochloa atroviolacea) para o projeto. O sistema construtivo faz uso, também, de parafusos de aço e juntas de argamassa.

© Andrea Fitrianto
© Andrea Fitrianto

Localizado no centro da ilha de Java, Yogyakarta apresenta um clima quente e úmido, com temperaturas que variam entre 22ºC a 30ºC durante todo o ano, com alto índice de precipitação em certo períodos. Isto se reflete no projeto através dos generosos beirais e do vão entre o piso do edifício e o chão, por onde passa a drenagem.

Corte Longitudinal
Corte Longitudinal

Através desta arquitetura mais democrática e igualitária, todos os envolvidos tiveram contato com os métodos construtivos em bambu.

Corte Transversal
Corte Transversal

Via Architecture In Development

Ver a galeria completa

Sobre este autor
José Tomás Franco
Autor
Cita: Franco, José Tomás. "Comunidade na Indonésia constrói centro comunitário em bambu" [Comunidad en Indonesia construye un centro para la reunión de los vecinos con bambú local] 11 Out 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/145193/comunidade-na-indonesia-constroi-centro-comunitario-em-bambu> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.