O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Torre Eiffel “Verde” poderia eliminar 87.8 toneladas de dióxido de carbono em Paris / França

Torre Eiffel “Verde” poderia eliminar 87.8 toneladas de dióxido de carbono em Paris / França

Torre Eiffel “Verde” poderia eliminar 87.8 toneladas de dióxido de carbono em Paris / França
Torre Eiffel “Verde” poderia eliminar 87.8 toneladas de dióxido de carbono em Paris / França

Um escritório francês  de planejamento urbano desenvolveu recentemente um projeto para converter a Torre Eiffel em uma árvore gigante, cobrindo-a com 600 mil plantas. Sua ideia é instalar nos 324 metros  da torre, nada menos que 12 toneladas de mangueiras de borracha e plantar gradualmente uma estrutura com as mudas de vegetação para transformar a Torre Eiffel numa grande “árvore” orgânica. A empresa diz que o projeto custaria € 72.000.000 (cerca de US$ 97 milhões) e eliminaria 87,8 toneladas  de dióxido de carbono do ar de Paris.

Você acha que é uma opção real converter os principais pontos turísticos das cidades em agentes ambientais? Ou é apenas uma “moda verde” em nome da sustentabilidade?
O plano - que tem gerado um grande debate na mídia do país - foi desenvolvido pelo grupo de Ginger, que defende a ideia com o argumento de que “simboliza a reconciliação da natureza e da humanidade”, especialmente com os crescentes níveis de poluição do ar da cidade europeia. Além disso, sugere que esse projeto significaria um símbolo do compromisso da França para o futuro global sustentável.

Previsto para o ano de 2012, o projeto não comprometeria a instalação de iluminação LED feita há uma década para  os shows noturnos, projetados na Torre Eiffel. O peso total da cobertura vegetal seria de 378 toneladas e o projeto contaria  um sistema de irrigação para manter a vegetação úmida.

O projeto não foi aprovado pela empresa que opera a Torre nem pelas autoridades. Na sua última declaração, Ginger lançou a seguinte pergunta: ”Será que não é justamente o dever dos planejadores de cidades imaginar um novo futuro onde a natureza está de volta no coração da cidade?”. Vamos ver o que acontece.

 

Fonte: Inhabitat

Sobre este autor
Cita: Joanna Helm. "Torre Eiffel “Verde” poderia eliminar 87.8 toneladas de dióxido de carbono em Paris / França" 14 Dez 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/14493/torre-eiffel-verde-poderia-eliminar-87-ponto-8-toneladas-de-dioxido-de-carbono-em-paris-franca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.