O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Anunciados os vencedores do Prêmio Lamp Lighting Solutions 2013

Anunciados os vencedores do Prêmio Lamp Lighting Solutions 2013

Anunciados os vencedores do Prêmio Lamp Lighting Solutions 2013
Anunciados os vencedores do Prêmio Lamp Lighting Solutions 2013, Cineteca Matadero. Cortesia de Churtichaga+Quadra-Salcedo
Cineteca Matadero. Cortesia de Churtichaga+Quadra-Salcedo

Os vencedores do Prêmio Lamp Lighting Solutions 2013 foram divulgados. Com um total de 608 projetos enviados de 52 países, 48 mil euros foram distribuídos entre as cinco equipes vencedoras. O Prêmio Lamp foi dado à projetos que foram de encontro às necessidades lumínicas dos espaços internos e/ou externos, criando uma sinergia positiva entre a arquitetura, design de interiores, paisagismo e iluminação. As quatro categorias incluem Iluminação Externa de Arquitetura, Iluminação Interna, Iluminação Urbana e Paisagística, e Propostas Acadêmicas.

Os vencedores do Prêmio Lamp Lighting Solutions 2013 são:

Iluminação Externa de Arquitetura: The Rookery

The Rookery. Cortesia de The Office for Visual Interaction
The Rookery. Cortesia de The Office for Visual Interaction

Um Prêmio Lamp e 15 mil euros foram concedidos ao projeto The Rookery em Chicago, do escritório Office for Visual Interaction (OVI). Segundo o júri, o prêmio foi dado pelo "tratamento lumínico da fachada deste edifício histórico que é ao mesmo tempo solidário e inovador. Todas as luminárias foram escondidas, utilizando um sistema inteligente que protege a integridade do edifício e realça cada detalhe entalhado na alvenaria."

Iluminação Interna: Cineteca Matadero

Cineteca Matadero. Cortesia de Churtichaga+Quadra-Salcedo
Cineteca Matadero. Cortesia de Churtichaga+Quadra-Salcedo

Um Prêmio Lamp e 15 mil euros foram concedidos ao projeto Cineteca Matadero, em Madrid, do escritório Churtichaga+Quadra-Salcedo, pois "os jurados sentiram que este impressionante esquema, que utiliza uma estrutura iluminada entretecida com lã para qualificar este que fora um espaço horrível (um matadouro), transformando-o em um centro de arte contemporâneo, não é nada menos que miraculoso. Faixas de LED iluminam as cestas de lã e criam um efeito mágico, potencializando a experiência dos visitantes."

Iluminação Urbana e Paisagística: Gardens by the Bay, Marina South, e Collective Light for Rural Africa

O júri decidiu laurear dois projetos com este prêmio.

Gardens by the Bay, Marina South. Cortesia de  Lighting Planners Associates
Gardens by the Bay, Marina South. Cortesia de Lighting Planners Associates

Premiado com 7.500 euros, os jurados concederam um Prêmio Lamp 2013 ao projeto Gardens by the Bay, Marina South, em Singapura, do escritório Lighting Planners Associates (LPA). De acordo com o júri, "a genialidade deste esquema está em sua escala e na habilidade de integrar todas os espaços em um projeto tangível e ambientalmente consciente. Os jurados sentiram que o esquema envolve os visitantes com elementos de luz interativos, ao mesmo tempo que cria elementos centrais dramáticos que fazem proveito de camadas de luzes e sombras, e não apenas de áreas super iluminadas."

Collective Light for Rural Africa. Image Courtesy of Matteo Ferroni
Collective Light for Rural Africa. Image Courtesy of Matteo Ferroni

A outra metade do prêmio em dinheiro, 7.500 euros, e um Prêmio Lamp 2013, foi para o projeto Collective Light for Rural Africa, em Mali, por Matteo Ferroni. O júri declarou: "no outro extremo da escala, os jurados adoraram esta inovadora ideia de gerar luz para comunidades locais. O 'kit de iluminação' utiliza um módulo LED com peças de bicicletas, tubos de água e um cabo telefônico para gerar luz. O sistema foi capaz de reunir as comunidades à noite, algo que só acontecia durante o dia. Engenhoso."

Proposta Acadêmica: The Hope

The Hope. Cortesia de Daniel Guerra and Alejandra Muelas
The Hope. Cortesia de Daniel Guerra and Alejandra Muelas

Com um prêmio de 3 mil euros, os jurados decidiram conceder um Prêmio Lamp 2013 ao projeto The Hope, de Daniel Guerra e Alejandra Muelas, estudantes da ETSAM (Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid). "O profissionalismo de todas as propostas acadêmicas impressionou os jurados, mas este projeto em particular tem um propósito tanto prático quanto inspirador," declarou o júri. "Belamente apresentado com um vídeo, The Hope é uma proposta de evacuação para as populações de regiões de desastres. Um raio de luz em tempos de tumulto."

Para a ocasião, a LAMP editou o livro Lighting Concepts '13, que inclui os trabalhos dos finalistas e vencedores da competição. Mais informações aqui.



Ver a galeria completa

Sobre este autor
Eric Baldwin
Autor
Cita: Baldwin, Eric. "Anunciados os vencedores do Prêmio Lamp Lighting Solutions 2013" [Lamp Lighting Solutions Awards 2013: Winners Announced] 02 Out 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Márquez, Leonardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/143428/anunciados-os-vencedores-do-premio-lamp-lighting-solutions-2013> ISSN 0719-8906