O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Finalistas criam nova geração de materiais construtivos sustentáveis

Finalistas criam nova geração de materiais construtivos sustentáveis

Finalistas criam nova geração de materiais construtivos sustentáveis
Finalistas criam nova geração de materiais construtivos sustentáveis, Sistema de Painéis de Palha entre os finalistas. Cortesia de Ecococon via Cradle to Cradle
Sistema de Painéis de Palha entre os finalistas. Cortesia de Ecococon via Cradle to Cradle

Em uma tentativa de melhor definir o que realmente significa ser verde, o Instituto Cradle to Cradle Products Innovation, em parceria com Make it Right, selecionou produtos de dez companhias finalistas do Product Innovation Challenge. 144 inscrições foram analisadas por toxicologistas e profissionais da construção, propostas que variavam de isolamento a partir do crescimento de fungos a coberturas feitas de restos de pedra calcária e plástico reciclável. Os dez finalistas representam os valores compartilhados da sustentabilidade aplicada e do empreendedorismo, criando "um produto construtivo que é seguro, saudável, a preços acessíveis,efetivo e concebido para retornar de forma segura à natureza ou à indústria após sua utilização."

Três vencedores serão anunciados no dia 15 de novembro de 2013, no Institute's Innovation Celebration, em Nova Iorque, ocasião em que receberão um prêmio de U$250 mil: U$125 mil para o primeiro colocado, U$75 mil para o segundo e U$50 mil para o terceiro. Os membros do juri, que incluem executivos da Google, do US Green Building Council e da  Schmidt Family Foundation, julgarão cada produto baseados em cinco categorias: "saúde" do material, reutilização material, gestão de água, energias renováveis e equilíbrio social.

Os 10 finalistas são...

Ecovative: Isolamento de Fungos "Um substituto renovável, de alta performance e de preço acessível das espumas plásticas. Processos eco-ativos combinam bioprodutos agrícolas com o fungo Mycelium, um aglutinante natural, para literalmente criar um isolamento estruturalmente rígido."

Isloamento de Fungos. Cortesia de Ecovative via Cradle to Cradle
Isloamento de Fungos. Cortesia de Ecovative via Cradle to Cradle

Bellwether Materials: Isolamento com lã de ovelha "Feito com lã de ovelha, que utiliza muito pouca energia em sua produção, este sistema é seguro para as pessoas, animais e ambiente. A lã é conhecida por sua capacidade de absorver poluentes do ar, tornando os ambientes internos mais saudáveis. Em caso de incêndio, por ser de difícil combustão, o isolamento com lã retarda a combustão dos materiais próximos. Se um edifício for demolido, a lã pode facilmente ser reutilizada ou reciclada."

Isolamento com lã de ovelha. Cortesia de Bellwether Materials via Cradle to Cradle
Isolamento com lã de ovelha. Cortesia de Bellwether Materials via Cradle to Cradle

ROMA: Tintas minerais Domus "Derivadas de materiais naturais, laváveis, sem toxinas, hipoalergênicas, permeáveis, impedem o surgimento de bactérias que compõe o mofo e absorvem CO2. Estas tintas são ideais para aplicação em áreas comerciais e residenciais: escritórios, escolas, instalações hospitalares e casas."

Tintas Minerais Domus. Cortesia de ROMA via Cradle to Cradle
Tintas Minerais Domus. Cortesia de ROMA via Cradle to Cradle

StormWall Industries: Painéis StormWall "Um sistema de paredes, piso e forro estruturais com painéis substituem o uso de drywall. Os painéis StormWall absorvem mais de 3 vezes a quantidade de CO2 emitida em sua cadeia de produção e distribuição."

Painéis StormWall. Cortesia de StormWall Industries via Cradle to Cradle
Painéis StormWall. Cortesia de StormWall Industries via Cradle to Cradle

GR GreenBuilding Products: Cobertura e fechamentos GR Green   "Feito de restos de pedra calcária e plástico reciclado - garrafas de leite e sacos de compras - GR Green Cedar e GR Green Slate parecem naturais, custam menos que os materiais concorrentes e podem ser completamente reciclados após seu uso, estimado em mais de 50 anos."

Cobertura e fechamentos GR Green. Cortesia de GR GreenBuilding Products via Cradle to Cradle
Cobertura e fechamentos GR Green. Cortesia de GR GreenBuilding Products via Cradle to Cradle

bioMASON: Biobrick "Emprega bactérias para produzir um cimento natural. Os materiais necessários são globalmente abundantes e podem ser extraídos de áreas de resíduos. O processo de cimentação ocorre em temperatura ambiente. Um tijolo rígido requer menos de 5 dias para ser feito e é comparável, em custo e desempenho, à alvenaria tradicional."

Biobrick.Cortesia de bioMASON via Cradle to Cradle
Biobrick.Cortesia de bioMASON via Cradle to Cradle

Ecococon: Painéis de palha "Painéis estruturais pré-fabricados de palha usados na construção de casas de custo acessível e com bom isolamento. O sistema modular construtivo Ecococon é composto por 99,4% de materiais locais e renováveis (palha e madeira). Os painéis foram utilizados com êxito em diversas casas."

Painéis de Palha. Cortesia de Ecococon via Cradle to Cradle
Painéis de Palha. Cortesia de Ecococon via Cradle to Cradle

HaploBuilt: HaploBlocks "Componentes de fechamento modulares e pré-fabricados, montados e conectados no local. Todos os materiais são biodegradáveis ou recicláveis. A fabricação e a montagem são simples, requerem poucas ferramentas, pouca energia e não requerem o uso de água. Os Haploblocks podem sem desmontados e reutilizados novamente em uma nova construção."

HaploBlocks. Cortesia de HaploBuilt via Cradle to Cradle
HaploBlocks. Cortesia de HaploBuilt via Cradle to Cradle

ECOR: Painéis Universais de Construção "Utiliza um material cru encontrado no mundo inteiro: fibra de celulose. A fabricação do ECOR inclui um ciclo fechado de água com 99,5% de reutilização."

Painéis Universais de Construção.Cortesia de ECOR via Cradle to Cradle
Painéis Universais de Construção.Cortesia de ECOR via Cradle to Cradle

Dutch Design Initiative: Painel reforçado de cimento, madeira e lã. "Um material construtivo versátil feito de madeira, lã e cimento. Os painéis são resistentes ao fogo, à água, não apodrecem, resistem a ataques de insetos, são isolantes térmicos e acústicos, não geram emissões no meio ambiente e podem receber diversos tipos de revestimentos."

Painel reforçado de cimento, madeira e lã. Cortesia de Dutch Design Initiative via Cradle to Cradle
Painel reforçado de cimento, madeira e lã. Cortesia de Dutch Design Initiative via Cradle to Cradle

Referências: Cradle to Cradle Products Innovation InstituteMake It RightSchmidt Family Foundation

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Jose Luis Gabriel Cruz
Autor
Cita: Gabriel Cruz, Jose Luis. "Finalistas criam nova geração de materiais construtivos sustentáveis" [Finalists Create Next Generation of Sustainable Building Products] 30 Set 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/141602/finalistas-criam-nova-geracao-de-materiais-construtivos-sustentaveis> ISSN 0719-8906