Finalistas criam nova geração de materiais construtivos sustentáveis

Finalistas criam nova geração de materiais construtivos sustentáveis

Em uma tentativa de melhor definir o que realmente significa ser verde, o Instituto Cradle to Cradle Products Innovation, em parceria com Make it Right, selecionou produtos de dez companhias finalistas do Product Innovation Challenge. 144 inscrições foram analisadas por toxicologistas e profissionais da construção, propostas que variavam de isolamento a partir do crescimento de fungos a coberturas feitas de restos de pedra calcária e plástico reciclável. Os dez finalistas representam os valores compartilhados da sustentabilidade aplicada e do empreendedorismo, criando "um produto construtivo que é seguro, saudável, a preços acessíveis,efetivo e concebido para retornar de forma segura à natureza ou à indústria após sua utilização."

Três vencedores serão anunciados no dia 15 de novembro de 2013, no Institute's Innovation Celebration, em Nova Iorque, ocasião em que receberão um prêmio de U$250 mil: U$125 mil para o primeiro colocado, U$75 mil para o segundo e U$50 mil para o terceiro. Os membros do juri, que incluem executivos da Google, do US Green Building Council e da Schmidt Family Foundation, julgarão cada produto baseados em cinco categorias: "saúde" do material, reutilização material, gestão de água, energias renováveis e equilíbrio social.

Os 10 finalistas são...

Ecovative: Isolamento de Fungos "Um substituto renovável, de alta performance e de preço acessível das espumas plásticas. Processos eco-ativos combinam bioprodutos agrícolas com o fungo Mycelium, um aglutinante natural, para literalmente criar um isolamento estruturalmente rígido."

Isloamento de Fungos. Cortesia de Ecovative via Cradle to Cradle

Bellwether Materials: Isolamento com lã de ovelha "Feito com lã de ovelha, que utiliza muito pouca energia em sua produção, este sistema é seguro para as pessoas, animais e ambiente. A lã é conhecida por sua capacidade de absorver poluentes do ar, tornando os ambientes internos mais saudáveis. Em caso de incêndio, por ser de difícil combustão, o isolamento com lã retarda a combustão dos materiais próximos. Se um edifício for demolido, a lã pode facilmente ser reutilizada ou reciclada."

Isolamento com lã de ovelha. Cortesia de Bellwether Materials via Cradle to Cradle

ROMA: Tintas minerais Domus "Derivadas de materiais naturais, laváveis, sem toxinas, hipoalergênicas, permeáveis, impedem o surgimento de bactérias que compõe o mofo e absorvem CO2. Estas tintas são ideais para aplicação em áreas comerciais e residenciais: escritórios, escolas, instalações hospitalares e casas."

Tintas Minerais Domus. Cortesia de ROMA via Cradle to Cradle

StormWall Industries: Painéis StormWall "Um sistema de paredes, piso e forro estruturais com painéis substituem o uso de drywall. Os painéis StormWall absorvem mais de 3 vezes a quantidade de CO2 emitida em sua cadeia de produção e distribuição."

Painéis StormWall. Cortesia de StormWall Industries via Cradle to Cradle

GR GreenBuilding Products: Cobertura e fechamentos GR Green   "Feito de restos de pedra calcária e plástico reciclado - garrafas de leite e sacos de compras - GR Green Cedar e GR Green Slate parecem naturais, custam menos que os materiais concorrentes e podem ser completamente reciclados após seu uso, estimado em mais de 50 anos."

Cobertura e fechamentos GR Green. Cortesia de GR GreenBuilding Products via Cradle to Cradle

bioMASON: Biobrick "Emprega bactérias para produzir um cimento natural. Os materiais necessários são globalmente abundantes e podem ser extraídos de áreas de resíduos. O processo de cimentação ocorre em temperatura ambiente. Um tijolo rígido requer menos de 5 dias para ser feito e é comparável, em custo e desempenho, à alvenaria tradicional."

Biobrick.Cortesia de bioMASON via Cradle to Cradle

Ecococon: Painéis de palha "Painéis estruturais pré-fabricados de palha usados na construção de casas de custo acessível e com bom isolamento. O sistema modular construtivo Ecococon é composto por 99,4% de materiais locais e renováveis (palha e madeira). Os painéis foram utilizados com êxito em diversas casas."

Painéis de Palha. Cortesia de Ecococon via Cradle to Cradle

HaploBuilt: HaploBlocks "Componentes de fechamento modulares e pré-fabricados, montados e conectados no local. Todos os materiais são biodegradáveis ou recicláveis. A fabricação e a montagem são simples, requerem poucas ferramentas, pouca energia e não requerem o uso de água. Os Haploblocks podem sem desmontados e reutilizados novamente em uma nova construção."

HaploBlocks. Cortesia de HaploBuilt via Cradle to Cradle

ECOR: Painéis Universais de Construção "Utiliza um material cru encontrado no mundo inteiro: fibra de celulose. A fabricação do ECOR inclui um ciclo fechado de água com 99,5% de reutilização."

Painéis Universais de Construção.Cortesia de ECOR via Cradle to Cradle

Dutch Design Initiative: Painel reforçado de cimento, madeira e lã. "Um material construtivo versátil feito de madeira, lã e cimento. Os painéis são resistentes ao fogo, à água, não apodrecem, resistem a ataques de insetos, são isolantes térmicos e acústicos, não geram emissões no meio ambiente e podem receber diversos tipos de revestimentos."

Painel reforçado de cimento, madeira e lã. Cortesia de Dutch Design Initiative via Cradle to Cradle

Referências: Cradle to Cradle Products Innovation Institute, Make It Right, Schmidt Family Foundation

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Text Message Html

Cita: Gabriel Cruz, Jose Luis. "Finalistas criam nova geração de materiais construtivos sustentáveis" [Finalists Create Next Generation of Sustainable Building Products] 30 Set 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-141602/finalistas-criam-nova-geracao-de-materiais-construtivos-sustentaveis> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.