O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Desenho Urbano
  4. Coreia do Sul
  5. Wooridongin Architects
  6. 2012
  7. Proposta vencedora para a Praça Central de Magok / Wooridongin Architects

Proposta vencedora para a Praça Central de Magok / Wooridongin Architects

Proposta vencedora para a Praça Central de Magok / Wooridongin Architects
Cortesia de Wooridongin Architects
Cortesia de Wooridongin Architects

Localizada na interseção do eixo de pedestre da Festival Street, no coração de Magok, em Seul, a proposta vencedora da competição para a Praça Central de Magok, do escritório Wooridongin Architects, se entrelaça com o ambiente urbano circundante. A praça é um importante ponto nodal onde se cruzam as linhas 5 e 9 do metrô e o trem Incheon Airport. Sua localização próxima à vegetação e ecossistemas do Rio Han fazem dela um espaço aberto contínuo. Mais imagens e a descrição dos arquitetos a seguir.

Cortesia de Wooridongin Architects
Cortesia de Wooridongin Architects

Foi proposta uma ponte de pedestres numa tentativa de estender a as conexões entre as áreas norte e sul. Ao instalar a ponte, buscava-se não apenas ligar dois pontos (o Parque Jungang e a área verde), mas caracterizar um marco na paisagem urbana próximo à Festival Street. O caminho de pedestres da área oeste - de comércio e negócios - se conecta com a Festival Street, configurando uma ligação da área verde para a praça rebaixada.

Proposta vencedora para a Praça Central de Magok / Wooridongin Architects, Cortesia de Wooridongin Architects
Cortesia de Wooridongin Architects

A pele exterior da Ponte de Pedestres é composta por painéis fotovoltaicos, vidro, painéis com vegetação e LEDs. A energia coletada pelos painéis solares é usada pela iluminação de LEDs, que por sua vez é controlada pelo movimento dos transeuntes na ponte. Sensores de movimento e captadores instalados no trajeto até o metrô e na praça transformam a energia cinética dos pedestres em eletricidade, que pode ser armazenada e utilizada quando convir. 

Cortesia de Wooridongin Architects
Cortesia de Wooridongin Architects

Estes sistemas interativos promovem a comunicação entre as pessoas  e dão mais vitalidade para a praça. A porção rebaixada da mesma apresenta uma grande variedade de instalações que abrigam diversas atividade. Os terraços e a circulação vertical que leva ao térreo acrescentam mais camadas ao espaço, proporcionando maior complexidade visual. Instalações comerciais, que requerem maior acessibilidade, se localizam no terraço (térreo); a conexão do metrô e do terminal de trens se situa no segundo subsolo. O conjunto configura, portanto, um shopping center subterrâneo com uma praça de exposições.

Uma abertura leva luz natural ao subsolo, proporcionando também ventilação passiva. Alguns elementos, como as instalações para a coleta de águas pluviais, de energia solar e geotérmica, tornam o projeto menos agressivo ao meio ambiente. Assim, espera-se ver a praça rebaixada de Magok servindo a diversas atividades urbanas, como um organismo vivo entrelaçado com seu ambiente urbano.

  • Arquitetos

  • Localização

    Magok-dong Kangseo-gu,Seul, Coréia do Sul
  • Arquiteto responsável

    YoonKyung Rho & Sangbeom Han
  • Equipe

    Jeayong Choi, Seok-kyung Hong, Hyojung Yoon, Hannah Jeong, Aeree Rho
  • Estrutura

    RC + SRC
  • Cliente

    SH Corporation
  • Programa principal

    Praça subterrânea, equipamentos comerciais, exposição
  • Revestimentps (Exterior/Interior)

    Concreto aparente, Granito, Painéis de alumínio
  • Área Total

    20.865,1㎡
  • Área do Terreno

    12.797㎡
  • Vagas de estacionamento

    228
  • Status

    Proposta vencedora da competição
  • Ano do projeto

    2012

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Furuto, Alison. "Proposta vencedora para a Praça Central de Magok / Wooridongin Architects" [Magok Central Plaza Winning Proposal / Wooridongin Architects] 17 Set 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/140828/proposta-vencedora-para-a-praca-central-de-magok-slash-wooridongin-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.