O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Luminárias de papelão ondulado / Guillermo Cameron Mac Lean - Estepa

Luminárias de papelão ondulado / Guillermo Cameron Mac Lean - Estepa

Luminárias de papelão ondulado / Guillermo Cameron Mac Lean - Estepa
Luminárias de papelão ondulado / Guillermo Cameron Mac Lean - Estepa, Cortesia de Proyecto Estepa
Cortesia de Proyecto Estepa

As luminárias são um dos resultados da pesquisa realizada pelo projeto Estepa, composto por Guillermo Cameron Mac Lean e William Clark, em colaboração com a Fundação Margarita Barrientos. O projeto é um empreendimento de fins sociais e ambientais para ampliar as oportunidades de desenvolvimento social dos setores mais desfavorecidos, através da formação e do trabalho.

Especificamente, a intenção é trabalhar usando as ferramentas necessárias para transformar a matéria-prima de descarte em produtos de design para posterior comercialização, envolvendo todas as áreas e etapas da cadeia produtiva, desde a coleta até a distribuição, incluindo a concepção e produção.

Cortesia de Proyecto Estepa
Cortesia de Proyecto Estepa

A nível ambiental, o projeto tem como principal interesse gerar um impacto positivo, enfatizando tanto a reutilização de materiais descartados (resíduos) quanto os processos de produção e a qualidade dos resultados, com foco na resistência e durabilidade do produtos. Além disso, propomos que todas as campanhas do projeto e seus produtos sejam orientadas a conscientizar e sensibilizar nessa direção.

Cortesia de Proyecto Estepa
Cortesia de Proyecto Estepa

Para as luminárias, decidiu-se começar trabalhado com papelão ondulado, pois é um material fácil de obter, com alta resistência estrutural e que não exige maquinário de grande porte ou que gere riscos de acidentes durante a capacitação.

Cortesia de Proyecto Estepa
Cortesia de Proyecto Estepa

A nível funcional e estético, o processo de design esteve focado em modelar o papelão segundo requisitos formais, tentando obter luminosidade homogênea e que o resultado do produto finalizado não entregue o material usado rapidamente.

Cortesia de Proyecto Estepa
Cortesia de Proyecto Estepa

O resultado foi uma linha de luminárias de superfície lisa, contínua e homogênea com a tira de papelão ondulado perpendicular ao centro da esfera, ponto a partir do qual a luz é emitida e motivo da uniformidade da mesma. A luz desenha sua trama nas paredes fornecendo calor aos espaços.

Cita: Gutiérrez, Catalina. "Luminárias de papelão ondulado / Guillermo Cameron Mac Lean - Estepa" [Lámparas de cartón corrugado / Guillermo Cameron Mac Lean - Estepa] 20 Ago 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Costa, Isabela) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/135544/luminarias-de-papelao-ondulado-slash-guillermo-cameron-mac-lean-estepa> ISSN 0719-8906