O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. IV Prêmio IAB-CE de Arquitetura 2011 / Fortaleza - Ceará

IV Prêmio IAB-CE de Arquitetura 2011 / Fortaleza - Ceará

IV Prêmio IAB-CE de Arquitetura 2011 / Fortaleza - Ceará
IV Prêmio IAB-CE de Arquitetura 2011 / Fortaleza - Ceará

Para o IV Prêmio IAB-CE de Arquitetura 2011, concurso que busca dar destaque a projetos que contribuam com o desenvolvimento da Arquitetura, especialmente do Ceará, onze trabalhos foram condecorados. O evento aconteceu no Ideal Clube, na mesma ocasião do Prêmio Gentileza Urbana.

O corpo de jurados, formado pelos arquitetos Francisco Nasser Hissa; Nícia Bormann; Jayme Leitão; Marcelo Fortuna e Delberg Ponce de Leon; avaliou como critérios a significância, pertinência e as soluções arquitetônicas apresentadas nos projetos candidatos ao concurso. A novidade do Prêmio este ano foi a inclusão da categoria Projeto de Obra Não Concluída.

Confira abaixo os vencedores de cada categoria:

Edificação Pública / Institucional
PROJETO: Estação Parangaba – Patrimônio em Transição
REALIZADORES: Arqs. Napoleão Ferreira e João Marcos Damasceno Nogueira
RESUMO: Apontou-se como ponto de destaque desta obra, o caráter de resistência e valorização da arquitetura e preservação de edifício significativo para a comunidade, objetivando desta forma preservar parte da memória urbanística. O projeto apresenta solução estrutural arrojada e inovadora, contribuindo com significância do ponto de vista tecnológico apontado pelo partido adotado. A reutilização do espaço, agora disponibilizado para o usuário através da sua nova função vem potencializar a intenção do projeto.

Edificação com fins Comercial / Industrial / Serviços
PROJETO: Office Treze de Maio
REALIZADORESs: Novaes Arquitetura
RESUMO: O Partido Arquitetônico adotou volumes curvos que foram ocupados por sanitários e vazios que, agregados a circulação vertical, bloqueando sol poente e conferem a identidade visual do projeto proporcionando, conforto ambiental e sua forma arrojada do edíficio.

Intervenção Urbana / Paisagismo
PROJETO: Praça de Natal
REALIZADORES: Arqs. Fernanda Rocha, Igor Fracalossi e Viviane Furtado
RESUMO: Corretamente inserido no seu entorno, o projeto atende aos aspectos simbólicos propostos pelo concurso, através de elementos escultóricos e da organização dos espaços. A qualidade desses espaços possibilita seu uso por públicos diversos e em diferentes horários. Destaca-se o uso adequado da topografia e da vegetação.

Edificação Residencial Unifamiliar
PROJETO: Casa LK
REALIZADOR: Arq. Marcela Brasileiro
RESUMO: A clareza formal do partido possibilita fácil leitura do objeto arquitetônico. A implantação e setorização propostas fortalecem o espaço de lazer e convivência, proporcionando desta forma a integração interpessoal. Destacamos a integração dos seus ambientes internos entre si e espaços externos, potencializada por a casa voltar-se para o interior do lote.

Edificação Residencial Multifamiliar
PROJETO Condomínio Jardins
REALIZADORES: Mário Roque Arquitetos
RESUMO: A obra tem destaque pela complexidade do programa e pela implantação adota, que denota cuidado com as condições climáticas predominantes bem como favorece o convívio dos usuários. A solução busca conciliar a boa qualidade do ambiente construído e as exigências mercadológicas.

Arquitetura de Interiores
PROJETO: Áreas Comuns – Condomínio Bossa Nova
REALIZADOR: Arq. Marcela Brasileiro
RESUMO: A obra tem destaque pela sutileza na utilização do “tema” na arquitetura de interiores. A proposta confere ao espaço caráter monumental empolgante, resultante da boa aplicação dos elementos que o compõem tais como texturas, relevos e até mesmo artifícios sensoriais. O trabalho apresenta ainda preocupação com o conforto do ambiente construído ressaltado pela iluminação cênica e painéis de controle acústico.

Projeto de Obra Não Concluída
PROJETO: Templo Jardim Metropolitano
REALIZADORES: Milena Barata, Daniel Marques, Rommel Ramalho
RESUMO: As particularidades do programa imposto demandam cuidados que foram observados no projeto de arquitetura, ressaltados na sua implantação e no tratamento plástico de todo conjunto. A correta setorização e a discrição plástica se mostram pertinentes ao tema, valorizando desta forma o espaço construído.


Projeto Final de Graduação para Estudantes de Arquitetura e Urbanismo

PROJETO: Academia Viva
REALIZADOR: Tiago Bezerra de Souza / ORIENTADOR: Daniel Cardoso
RESUMO: O trabalho tem relevância pelo desafio em propor conjunto arquitetônico que contribui com a recuperação ambiental em área de notória relevância. A proposta apresenta maturidade, que perpassa e atende às diversas etapas de um bom projeto. Salientamos a solução estrutural bem como geometria dos módulos de articulação.
MENÇÕES HONROSAS:

Projeto de Obra Não Concluída
PROJETO: Escritório de Arquitetura, Engenharia e Design
REALIZADOR: Arq. Gledson Rocha
RESUMO: [aguardando]
Projeto de Obra Não Concluída
PROJETO:  Residência em Guaramiranga
REALIZADORES: Bruno Braga – Rede Arquitetos
RESUMO: As dificuldades impostas pelo sítio e topografia, revertem-se em ponto central do partido arquitetônico. O uso de elementos naturais na sua composição é destaque e ressalta o diálogo com o entorno, bem como revela maturidade nas soluções construtivas. Ressaltamos ainda as relações do espaço interno e o meio natural preservado.

Projeto Final de Graduação para Estudantes de Arquitetura e Urbanismo
PROJETO: Espaço Cine América
REALIZADOR: Gledson Rocha / ORIENTADOR: Rocha Junior
RESUMO: O projeto traz como elemento mais importante a preservação do patrimônio e memória da comunidade. O trabalho apresenta solução equilibrada, denota cuidado e qualidade desde o partido arquitetônico passando ainda pelo tratamento paisagístico e requalificação do espaço público. As ruínas adquirem significância com o projeto e consolidam-se como marco dentro do conjunto.

Fonte: IAB-CE

Sobre este autor
Joanna Helm
Autor
Cita: Joanna Helm. "IV Prêmio IAB-CE de Arquitetura 2011 / Fortaleza - Ceará" 06 Dez 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/13474/iv-premio-iab-ce-de-arquitetura-2011-fortaleza-ceara> ISSN 0719-8906