O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. ReciproBoo: abrigo emergencial de bambu

ReciproBoo: abrigo emergencial de bambu

ReciproBoo: abrigo emergencial de bambu
ReciproBoo: abrigo emergencial de bambu , © Reciproboo
© Reciproboo

Após grandes desastres naturais, as organizações de apoio sempre se vêem frente ao desafio de fornecer, rapidamente, abrigo a milhares de pessoas. A solução óbvia é a construção de tendas de acampamento, que nem sempre existem em número suficiente. No Haití, quando as fortes chuvas seguiram o terremoto, os abrigos improvisados foram destruídos e removidos. A resposta de Shaun Halbert a este problema é o ReciproBoo: um kit de construção que permite erguer abrigos quase que instantaneamente. 

Mais informações e imagens a seguir.

© Reciproboo © Reciproboo © Reciproboo © Reciproboo + 12

Este projeto não é apenas muito mais barato que uma tenda de acampamento, mas também é adaptável e fácil de montar. Uma família pode providenciar seu abrigo em apenas 20 minutos.

© Reciproboo
© Reciproboo

Halbert trabalhou como colaborador em vários países, dentre os quais o Haiti. "Foi no Haiti que realmente vi que este processo era necessário", disse. "A estrutura principal apresenta quatro apoios, sendo que cada um apóia o seguinte. Esta estrutura é compatível com qualquer tipo de lona de cobertura e possibilita, também, a instalação de uma chaminé, caso seja necessário colocar um aquecedor no centro da tenda".

© Reciproboo
© Reciproboo

Externamente, a estrutura não parece muito atraente, porém Halbert afirma que a simplicidade é sua força. Pode-se rapidamente duplicar o tamanho da tenda através de uma segunda estrutura de quatro apoios, conformando um espaço total de até 18m².

Diagrama
Diagrama

O abrigo é muito barato, cerca de US$ 25 para versão maior. Halbert construiu vários protótipos até chegar ao projeto final, e já realizou uma série de oficinas sobre o tema; agora se encontra em fase de negociação com órgãos de apoio para promover o uso do ReciproBoo em grande escala.

Diagrama
Diagrama

Via Fast Co Exist

Ver a galeria completa

Cita: Franco, José Tomás. "ReciproBoo: abrigo emergencial de bambu " [ReciproBoo: Refugio de Bambú puede ser levantado en 20 minutos después de una emergencia] 18 Ago 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/134597/reciproboo-abrigo-emergencial-de-bambu> ISSN 0719-8906