O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Pensamento Panorâmico / Buckminster Fuller

Pensamento Panorâmico / Buckminster Fuller

Pensamento Panorâmico / Buckminster Fuller
Pensamento Panorâmico / Buckminster Fuller

Disciplina Pensante

Eu irei revisar dois ou três modos em que me disciplinei em tentar pensar de uma maneira mais adequada sobre o que nós sabemos do nosso Universo e o que pode estar acontecendo, e em tentar ter as coisas um pouco mais proporcionadas. Nessa instância, eu gostaria de mostrar uma imagem da nossa galáxia Via Láctea.

Via Láctea

Estamos vendo um conjunto de estrelas –vocês podem ver a Via Láctea circulando entre as estrelas. O número de estrelas que vocês estão vendo é em torno de 18 mil, e elas compreendem aproximadamente 1/6.000.000 de todas as estrelas da nossa Via Láctea. Sabemos agora, e fomos capazes de treinar nossos melhores telescópios em outras galáxias e assim por diante; agora nós temos fotografado e somos cientes de um bilhão de outras galáxias de cem bilhões de estrelas cada.

Pequena Terra

Estamos olhando para um fenômeno explosivo. Falei sobre aquelas cem milhões de galáxias de cem milhões de estrelas cada. 99,9% delas são invisíveis aos nossos olhos nus, mas seus tamanhos são de uma grande, grande magnitude. Para ter uma ideia, a nossa própria estrela Sol –nossa Terra tem 8 mil milhas de diâmetro e o diâmetro do Sol é apenas cem vezes isso, logo nossa pequena Terra parece bem pequena contra aquela enorme bola gigante.

Nosso pequeno Sol

Porém nossa estrela Sol é uma pequena estrela. Muitos de vocês são familiares ao Cinturão de Órion. No Cinturão de Órion, uma das duas estrelas brillhantes é de cor avermelhada, é Betelgeuse. O diâmetro de Betelgeuse é maior do que o diâmetro da órbita da Terra ao redor do Sol. Logo, é uma estrela de bom tamanho.

Humanos são invisíveis

Portanto, nós somos um pequeno planeta de uma estrela ainda mais inferior, que é uma de cem bilhões de estrelas na nossa galáxia, e nós temos conhecimento sobre bilhões de galáxias. Assim você tem uma ideia do nosso pequeno planeta, e que você e eu somos completamente invisíveis nele. Nós tiramos fotografias do nosso planeta visto desde a Lua, quando você pode ver através do envoltório de nuvens, você pode ver o azul das águas e o marrom da terra, mas você não pode dar conta de um ser humano. Você não pode sequer dar conta de uma montanha, deixe em paz o ser humano.

Montanhas são invisíveis

Não existe visibilidade alguma de uma montanha, por causa da anomalia das águas profundas –cinco milhas abaixo do nível do mar, cinco milhas sobre os topos das montanhas– dez milhas de anomalia em 8 mil milhas é tão escasso que uma bola de aço polido é provavelmente mais rugosa que aquilo.

Nós somos realmente pequenos

Portanto, somos absolutamente pequenos sobre um muito pequeno planeta realmente insignificante de uma estrela ainda mais insignificante, que é um membro de cem bilhões entre milhões de bilhões de estrelas conhecidas. Multiplica um bilhão de vezes por cem bilhões e você terá uma ideia.

Fenômeno explosivo

Olhando as coisas de uma grande distância... Se trata de um fenômeno explosivo nos céus que parece uma luz minúscula e que se mantém como uma luz minúscula. É uma grande distância, e as distâncias envolvidas são muito grandes. Esse fenômeno particular está se expandindo na velocidade de 3 milhões de milhas por hora. Por instância, a distância entre a Terra e o Sol é de 92 milhões. Logo, em 30 horas, apenas um pouco mais que um dia, isso expandirá a distância completa entre a Terra e o Sol. E ele se mantém por milhares de anos, e podemos olhar para ele como um minúsculo ponto no céu. Você tem uma pequena noção do tamanho e da ilusão para nós dentro da magnitude da informação que estamos realmente lidando hoje.

Vendo 11,5 bilhões de vezes 6,5 trilhões de milhas

Sou bastante confiante, ao longo do que você e eu temos sido capazes de... quando eu digo você e eu, eu quero dizer todos os nossos colegas, os seres humanos que nasceram nus e sem esperança, e finalmente descobriram princípios de refração da luz e desenvolveram o telescópio. Estamos obtendo informação... pequenos como somos, nós temos informação sobre uma órbita aproximadamente esférica a partir da observação de um raio de 11,5 bilhões de anos-luz. Um ano-luz tem 6,5 trilhões de milhas; quando você tem 11,5 bilhões vezes 6,5 trilhões, você tem uma pequena ideia da distância a partir da que você e eu estamos obtendo informação –informação confiável. Temos a taxa na qual essa coisa está expandindo.

Espectroscópio

E através do espectroscópio nós aprendemos sobre a refração da luz. Através do espectroscópio nós somos capazes de entender a luz a partir de todas aquelas observações. E cada elemento químico tem sua única frequência quando incandescente, e nós temos sido capazes de... Pequenos seres humanos no nosso planeta foram capazes de fazer um inventário da relativa abundância de elementos químicos no transcurso de uma observação a 11,5 bilhões de anos luz.

Significância dos seres humanos

Que nós tenhamos esse tipo de capacidade, apesar da nossa absolutamente insignificante magnitude física, que nós possamos lidar com nossas mentes em tais magnitudes e fazê-lo com bastante confiança nos dá uma pista de que os seres humanos devem ter alguma significância muito grande no esquema.

Aumento da informação

Apenas fazendo um pequeno salto de informação. Assim que humanidade a bordo do nosso planeta entrou à chamada Primeira Guerra Mundial, os cientistas ao redor do mundo tinham meios oficiais de comunicação entre eles. Químicos tinham o que eles chamavam resumos químicos. Resumos químicos são publicações metódicas sobre qualquer coisa, e tudo o que qualquer químico encontre que é informação de interesse a publicar se torna um resumo químico. Logo que o mundo entrou à Primeira Guerra Mundial, no que chamamos século XX (que é uma maneira muito arbitrária de contagem), tínhamos alguns 100 –estou fazendo isso de cabeça a partir da minha memória– aproximadamente 175 mil substâncias conhecidas, possivelmente quase um quarto de milhão de substâncias, no momento em que os Estados Unidos entraram à guerra, conhecidas pela química. Porém nós saímos da Primeira Guerra Mundial com quase um milhão de substâncias conhecidas. No momento em que entramos à Segunda Guerra Mundial, estávamos bem informados sobre 10 milhões, e saímos disso agora, onde a figura está realmente ficando astronômica. Nós não podemos realmente manter a noção da taxa em que estamos descobrindo mais, falando apenas de substâncias diferenciais, quimicamente distintas entre elas.

Aceleração da informação e experiência

Aquelas são típicas informações lançadas hoje numa taxa explosiva. Estou falando agora em relação à minha própria vida. Uma vida dentro do extraordinário número de vidas que deve haver estado a bordo do nosso planeta. Que a informação esteja multiplicando-se àquela taxa durante apenas um ciclo de vida indica que alguma coisa completamente sem precedentes está acontecendo aqui e agora.

Transição a uma nova relação com o Universo

E isto é um indicador de uma aceleração das experiências dos seres humanos, a integração das experiências aceleradas para produzir consciência que é indicativa de que a humanidade está caminhando a algum tipo muito muito importante de transição a algum tipo de nova relação com o Universo, eu diria o tipo de aceleração que ocorre após uma criança haver sido formada no útero, levando os nove meses, e então de repente começa a ser lançada desde o útero a um mundo completamente novo. Imagino que estamos aparentemente saindo de algum útero comum de ignorância planejadamente permitida.

Fonte:
Buckminster Fuller Institute.

Primeira edição em português. © Tradução: Igor Fracalossi.

Cita: Igor Fracalossi. "Pensamento Panorâmico / Buckminster Fuller" 23 Jul 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/129937/pensamento-panoramico-slash-buckminster-fuller> ISSN 0719-8906