O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. AD Brasil Entrevista: Paulo Mendes da Rocha

AD Brasil Entrevista: Paulo Mendes da Rocha

AD Brasil Entrevista: Paulo Mendes da Rocha

A equipe Archdaily Brasil tem o prazer de apresentar esta entrevista com Paulo Mendes da Rocha, uma das figuras mais importantes da arquitetura moderna e contemporânea brasileira.

Casa Gerassi Praça do Patriarca Cais das Artes Cais das Artes + 5

Formou-se em 1954, em uma das primeiras turmas da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, momento em que passa a se interessar, juntamente com alguns colegas, pela arquitetura moderna.

Paulo Mendes da Rocha faz parte de uma geração de arquitetos com influência modernista, liderados por João Batista Vilanova Artigas, que viriam posteriormente influenciar profundamente toda uma nova geração de arquitetos paulistas – e brasileiros em geral.

Em 1961 passa a lecionar na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, ao lado de Artigas, momento em que se envolve em uma profunda discussão acerca do papel social do arquiteto. A efervescência deste debate, que envolveu boa parte dos professores da FAU-USP na época, não agradou o governo militar, que viria a cassar seus direitos políticos, fazendo-o se afastar do cargo de professor da Escola de Arquitetura – atividade que só retomou em 1980, vindo a se aposentar compulsoriamente em 1998.

Em 2001, Paulo Mendes da Rocha recebeu o Prêmio Mies van der Rohe pelo projeto de reforma da Pinacoteca do Estado de São Paulo, e em 2006 foi laureado com o Prêmio Pritzker, pelo conjunto de sua obra.

Sua influência no ensino de arquitetura no Brasil, sobretudo em São Paulo, ajudou a construir a geração inquieta de arquitetos que vemos hoje se questionando e propondo soluções para os problemas de nossas cidades. Assim, não restam dúvidas de que sua importância no ensino da arquitetura é tão concreta quanto sua obra construída.

A seguir uma breve lista de alguns de seus mais influentes e notáveis projetos; obras que ajudaram a compor uma espécie de identidade para a arquitetura brasileira e paulista nas últimas cinco décadas.

- Ginásio do Clube Atlético Paulistano

- Pavilhão Brasileiro da Expo ’70 de Osaka

- Museu Brasileiro da Escultura – MuBE

- Casa Gerassi

- Reforma da Pinacoteca do Estado de São Paulo

- Reforma da FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - em colaboração com os escritórios MMBB e SPBR

- Praça do Patriarca

- Museu da Língua Portuguesa

- Cais das Artes, em Vitória – ES, em conjunto com o escritório METRO

- Complexo Praça dos Museus da USP, em colaboração com o escritório Piratininga Arquitetos Associados. Obra ainda em construção.


Ver a galeria completa

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "AD Brasil Entrevista: Paulo Mendes da Rocha" 18 Jun 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/121282/ad-brasil-entrevista-paulo-mendes-da-rocha> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nosso Canal de YouTube