Strawscaper: Arranha-céu na Suécia propõe "colher" energia eólica através de uma fachada cinética

O projeto Strawscraper, dos arquitetos do Belatchew Architecture Lab, é um arranha-céu revestido por "fios" que busca aproveitar a energia do vento para produzir energia. Com a ideia de levar os parques eólicos à cidade - sem necessidade de grandes turbinas - o edifício propõe a utilização de uma fachada cinética que transforma o movimento do vento em eletricidade.

Mais informações e imagens a seguir.

© Belatchew Labs

O sistema utiliza a tecnologia piezoelétrica, que transforma o movimento em eletricidade e permite seu armazenamento para uso posterior. Segundo a proposta, o movimento leve dos "fios" do edifício é seguro para aves e seres humanos, e não é ruidoso como as turbinas tradicionais. A ideia é que suas fachadas em movimento sejam também uma contribuição à cidade, normalmente estática.

Diagrama Conceito

O arranha-céu é a renovação de uma torre existente em Estocolmo, concluída em 1997. O arquiteto encarregado foi afastado do projeto em meados da construção, e assim o Belatchew Labs interveio para dar vida ao edifício, com um novo aspecto e uma nova tecnologia que pode ser uma real contribuição sustentável à cidade.

Vía Inhabitat


Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "Strawscaper: Arranha-céu na Suécia propõe "colher" energia eólica através de uma fachada cinética" [Strawscaper: Rascacielos en Suecia propone "cosechar" la energía del viento a través de una fachada cinética] 16 Jun 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-120137/strawscaper-arranha-ceu-na-suecia-propoe-colher-energia-eolica-atraves-de-uma-fachada-cinetica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.