O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios De Escritórios
  4. Alemanha
  5. Roswag Architekten
  6. 2010
  7. Sede de Artis/ Roswag Architekten

Sede de Artis/ Roswag Architekten

Sede de Artis/ Roswag Architekten
© Daniela Friebel
© Daniela Friebel
  • Arquitetos

  • Localização

    Schwiebusser Str., 10965 Berlin, Alemanha
  • Arquiteto Responsável

    Eike Roswag
  • Chefe de Equipe

    Jan Schreiber
  • Planejamento

    Maria Scheicher, Oriol Domínguez Martínez
  • Área

    1.978 m²
  • Ano do projeto

    2010
  • Fotografias

© Daniela Friebel © Daniela Friebel © Daniela Friebel © Daniela Friebel + 20

  • Estrutura

    Ziegert
  • Planejamento

    Uwe Seiler
© Daniela Friebel
© Daniela Friebel

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado em uma área de uso misto, próxima ao antigo aeroporto de Tempelhof em Berlim, concluída em 2012, o complexo de escritórios estabelece novos padrões em design sustentável e eficiência energética para o setor industrial.

© Daniela Friebel
© Daniela Friebel

O edifício foi projetado especialmente para as exigências do Artis, uma empresa relativamente pequena, interessada em planejamento e realização de exposições internas de alta qualidade, feiras comerciais e eventos. Eles dominam as tecnologias modernas de produção e as usam para ter idéias complexas para as realizações tridimensionais com exatidão. A solução holística para o desenho de sua nova sede foi desenvolvido em um processo colaborativo e aberto com o cliente e todos os especialistas envolvidos. 

© Daniela Friebel
© Daniela Friebel

O programa requerido foi uma sala de trabalho e espaços de escritórios associados para serem combinados em uma solução integrada e compacta. O projeto em forma de L envolve uma área de entrada e carga/descarga necessárias para a empresa. O salão é revestido de madeira, enquanto a área de planejamento e administração foi finalizada em gesso branco e placas com fibras de madeiras. 

© Daniela Friebel
© Daniela Friebel

O térreo segue o processo de produção, começa pela área de trabalho, passa pelas áreas de trabalhos manuais, salas de pinturas, armazenamento e distribuição. A entrada de visitantes é feita por uma escada que sobe diretamente para a recepção onde são oferecidas vistas dinâmicas sobre o salão de produção em uma galeria envidraçada. Os acabamentos internos são simples e as superfícies principais são feitas em materiais expressivos  de alta qualidade, considerando também o vidro e o gesso brando como uma atmosfera calorosa e iluminada.

© Daniela Friebel
© Daniela Friebel

O edifício é altamente isolado e esta estrutura hermética foi realizada utilizando madeira de origem sustentável e materiais com baixo índice de carbono incorporado. O desempenho energético do edifício excede os requisitos ENEV 2009 em 86%. Todos os elementos acima do solo são pré-fabricados, permitindo que o reservatório fosse montado em apenas cinco semanas. As paredes externas e os elementos estruturais da cobertura foram feitos em madeira permeável com um isolamento de celulose. A cobertura é composta de elementos maciços de madeira laminada e pré-fabricada. Na entrada, peças de 20m de comprimento, permitem a otimização dos materiais. A fim de melhorar termicamente o espaço dos escritórios, um telhado verde foi implantado nas áreas de administração. A estabilização adicional do clima é feita através das paredes e forros de gesso.

© Daniela Friebel
© Daniela Friebel

O conceito de sustentabilidade teve como objetivo substituir a tecnologia através do uso de estratégias passivas. As necessidades de aquecimento do edifício são totalmente cobertas por uma caldeira de combustível sólido alimentada com resíduos de madeira das oficinas. O excedente de energia para o aquecimento são fornecidas às salas de concertos vizinhas. Além disso, painéis fotovoltaicos na cobertura produzem 1,5x mais energia do que o necessário para a iluminação, ventilação e alimentações auxiliares.

Planta 1o Pavimento
Planta 1o Pavimento

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede de Artis/ Roswag Architekten" [Artis Headquarters / Roswag Architekten] 05 Jun 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/118200/sede-de-artis-slash-roswag-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.