O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Plano Diretor
  4. China
  5. MVRDV
  6. 2013
  7. Projeto Ganhador para o Distrito Empresarial de Hongqiao / MVRDV

Projeto Ganhador para o Distrito Empresarial de Hongqiao / MVRDV

Projeto Ganhador para o Distrito Empresarial de Hongqiao / MVRDV
Projeto Ganhador para o Distrito Empresarial de Hongqiao / MVRDV, © MVRDV
© MVRDV

Após a recentemente vencer o concurso, a proposta ganhadora para o Distrito Empresarial de Hogqiao, do escritório MVRDV começa a ser construída. O plano compreende dez torres de escritórios, um shopping center subterrâneo, equipamentos culturais, estacionamentos e uma praça escavada que propõe uma forma mais íntima de vida urbana em uma área dominada por amplos boulevards e vias expressas. Localizado próximo ao quarto aeroporto mais movimentado da China continental, o sítio de 4,5 hectares se divide em um canteiro menor ao norte com 8.409 m² e um maior ao sul. Veja mais imagens e a descrição dos arquitetos.

© MVRDV
© MVRDV

MVRDV, com Aedas, venceu a competição com arquitetura de alta eficiência energética e um plano urbano intimista que proporciona espaços agradáveis a pedestres. Os 110.000 m² de escritórios se dividem em um total de dez torres: nove edifícios no trecho sul, variando entre cinco e nove pavimentos, facilitando o aluguel por empresas de diferentes tamanhos. As torres possuem um desenho flexível podendo conter uma ou mais companhias. No trecho norte, os topos de quatro das torres se fundem em um edifício, formando uma paisagem em formato de flor com quatro pavimentos suspensos acima do solo.

© MVRDV
© MVRDV

Os 47.000 m² de espaço destinado a aluguel pelo varejo estarão localizados no andar térreo e em uma praça afundada, protegida do tráfego de veículos. Dois cubos envidraçados marcam as entradas ao centro de compras e são parte da rota de pedestres do entorno, que envereda pelo local. O shopping center é projetado pelo Aedas. Em ambos os trechos do terreno a ampla praça enterrada é provida de escadarias que podem ser usadas como assentos, permitindo a realização de eventos culturais.

© MVRDV
© MVRDV

A área da fachada é minimizada introduzindo torres de planta circular que, juntamente com a fachada contínua de pedra com transparência de 50,5% propicia um consumo eficiente de energia. A fachada representa uma grade sutilmente deslocada, com uma referência à floresta de bambus. O formato dos edifícios proporciona sombreamento, tendo aberturas menores nos andares superiores para um consumo energético mais inteligente. Aberturas próximas às janelas permitem ventilação natural.

© MVRDV
© MVRDV

O pavimento térreo do edifício em formato de flor é reservado para 1790 m² de programa cultural. Um estacionamento de 55.000 m² se encontra abaixo do centro comercial.

© MVRDV
© MVRDV

O Hongqiao CBD vai conquistar três estrelas, a mais alta categoria no ranking chinês da Certificação de Edifícios Verdes. Aspectos de edificação sustentável empregados incluem isolamento térmico de alta performance, formatos otimizados do edifício, espaços sombreados, ventilação natural, coleta de água da chuva, pavimentação permeável das vias, acesso ao transporte público e uma redução do efeito de ilha de calor da cidade. Nove torres possuirão terraços verdes, cultivando espécies vegetais locais e o edifício em formato de flor oferecerá um jardim a céu aberto com pista de corrida contínua.

A previsão de finalização da obra é 2015.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
MVRDV
Escritório
Cita: Furuto, Alison. "Projeto Ganhador para o Distrito Empresarial de Hongqiao / MVRDV" [Hongqiao Business District Winning Proposal / MVRDV] 15 Mai 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Arruda, Murilo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/113625/projeto-ganhador-para-o-distrito-empresarial-de-hongqiao-slash-mvrdv> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.