O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Woodskin: a pele flexível feita de madeira

Woodskin: a pele flexível feita de madeira

Woodskin: a pele flexível feita de madeira
Cortesia de MammaFotogramma
Cortesia de MammaFotogramma

Você já tentou criar formas delicadas e complexas de madeira compensada, mas não pôde devido a rigidez e difícil manuseio do material? Pois bem, isso pode mudar em breve devido ao estúdio de design milanês MammaFotogramma. O estúdio criou uma espécie de "pele" de madeira flexível composta por partes triangulares de compensado.

Saiba mais sobre a pele de madeira na seqüência...

A pele de madeira foi concebida para uma competição de design chamada Autoprogettazione 2.0, de que o estúdio participou. Inspirados pelo potencial que o novo material apresentava, o estúdio aplicou-o em uma parede de escaladas de uma academia em Montreal, projeto em que estavam trabalhando. No entanto, apesar do material ter sido usado "conceitualmente", a técnica de produção deveria ainda ser aprimorada. Para isso, Giulio Masotti e Gianluca Lo Presti, membros do estúdio, se mudaram para Montreal, para um lugar perto da academia, para que pudessem experimentar diferentes materiais e componentes visando aperfeiçoar a técnica. O resultado é uma chapa de compensado formada por uma série de triângulos presos por uma malha vinílica.

Cortesia de MammaFotogramma
Cortesia de MammaFotogramma

"Estavamos pesquisando uma solução que nos permitisse criar formas complexas" diz Masotti. "O que criamos é uma pele que permite nos concentrarmos na estrutura e que se adapta a ela, dando ao construtor total controle, podendo mudar as formas a qualquer momento durante o processo de construção."

O projeto da Woodskin está sendo patenteado e o grupo está ansioso para continuar desenvolvendo o material. A equipe iniciou uma colaboração com a Biffi carpintaria, em Milão; eles esperam investigar outros usos possíveis para o material, por exemplo em revestimentos e paredes flexíveis.

Cortesia de MammaFotogramma
Cortesia de MammaFotogramma

"Graças às novas tecnologias, as estruturas estão ficando muito parecidas com nossos próprios corpos", afirma Masotti. "Aqui está o esqueleto, suas juntas e músculos se expandem e contraem sob nossa pele, definindo nossos movimentos e postura. A Woodskin é simplesmente um modo conveniente e inovador de tornar isso visível."

Via MammaFotogramma, Wired 

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Nicky Rackard
Autor
Cita: Rackard, Nicky. "Woodskin: a pele flexível feita de madeira" [Woodskin: The Flexible Timber Skin] 09 Mai 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/112703/woodskin-a-pele-flexivel-feita-de-madeira> ISSN 0719-8906