O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Proposta do OMA se concretiza em Veneza, cidade que recusou Le Corbusier e Frank Lloyd Wright

Proposta do OMA se concretiza em Veneza, cidade que recusou Le Corbusier e Frank Lloyd Wright

Proposta do OMA se concretiza em Veneza, cidade que recusou Le Corbusier e Frank Lloyd Wright
Proposta do OMA se concretiza em Veneza, cidade que recusou Le Corbusier e Frank Lloyd Wright, Cortesia de OMA
Cortesia de OMA

A lista de arquitetos que tentaram construir em Veneza e perderam a batalha devido aos conservacionistas é longa. Entre estes se destacam Le Corbusier e Frank Lloyd Wright.

Recentemente foi autorizado – depois de 5 anos de trâmites – o projeto do OMA para a empresa Benetton que planeja transformar um antigo palácio do século XVIpróximo a Rialto e ao Gran Canal em uma nova loja.

Mais detalhes e declarações após o intervalo.

Cortesia de OMA
Cortesia de OMA

“A intervenções mais visíveis mudaram, mas o resto se manteve”.Ippolito Pastellini, arquiteto do projeto se refere às mudanças que tiveram que realizar perante a pressão de organizações conservadoras, que são firmemente opostas.

Cortesia de OMA
Cortesia de OMA

Entre eles está o grupo de patrimônio Italia Nostra, que no ano passado iniciou um processo legal por “grave dano à integridade física do edifício e identidade histórica”. Apesar de seus esforços, o projeto foi aprovado e tem o apoio do prefeito Giorgio Orsoni.

Cortesia de OMA
Cortesia de OMA

A intervenção do OMA ajudaria no renascimento da cidade. A idéia é que os 10 mil metros quadrados dêem lugar às instalações de Benetton, mas também há um espaço para artistas e produtores locaisem eventos como a Bienal de Arte e Arquitetura ou como o Festival de Cinema.

Cortesia de OMA
Cortesia de OMA

 “Não será uma loja de departamentos convencional, mas um novo espaço para a cidade” declara Pastellini.

Cortesia de OMA
Cortesia de OMA

A polêmica, no entanto, continua e pessoas e grupos do mundo todo criticam a decisão da cidade em permitir grandes cartazes publicitários – ou projetos como o do OMA – para financiar a restauração e proteção deste patrimônio da humanidade.

Vía BDonline.

Cortesia de OMA
Cortesia de OMA
Sobre este autor
Cita: Cabezas, Constanza. "Proposta do OMA se concretiza em Veneza, cidade que recusou Le Corbusier e Frank Lloyd Wright" [Propuesta de OMA se concreta en Venecia, ciudad que rechazó a Le Corbusier y Frank Lloyd Wright] 12 Abr 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/107919/proposta-do-oma-se-concretiza-em-veneza-cidade-que-recusou-le-corbusier-e-frank-lloyd-wright> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.