O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Foster + Partners inaugura o novo aeroporto sustentável na Jordânia

Foster + Partners inaugura o novo aeroporto sustentável na Jordânia

Foster + Partners inaugura o novo aeroporto sustentável na Jordânia
Foster + Partners inaugura o novo aeroporto sustentável na Jordânia, © Nigel Young
© Nigel Young

Com sede em Londres, o escritório Foster + Partners celebrou a inauguração do novo terminal energicamente eficiente do aeroporto Queen Alia, localizado ao sul de Amã, na Jordânia. O terminal modular, coberto por pequenas cúpulas de concreto, foi inspirado no desenho tradicional islâmico para criar um espaço único que utiliza tecnologias passivas para manter sua temperatura interna constante apesar das variações climáticas da região.

Mais informações e imagens a seguir.

© Nigel Young © Nigel Young © Nigel Young © Nigel Young + 10

Além de criar uma estrutura visualmente impactante e eficiente, Foster + Partners incorporou espaços verdes ao ar livre para ajudar a purificar o ambiente e compensar as emissões causadas pelo tráfego no aeroporto. A tradição islâmica fez parte do desenho do terminal do aeroporto. Ao observar que "Amã é uma das cidades habitadas mais antigas do mundo", os arquitetos se inspiraram na história desde local para criar cúpulas em mosaico que conformam a estrutura da cobertura, reproduzindo a ideia de um "tecido negro que flui".

© Nigel Young
© Nigel Young

Embora esteticamente atraente, a forma modular também possui um propósito prático: permite a expansão futura do aeroporto, que tem previsão de aumentar sua capacidade de 3,5 milhões para 12 milhões de passageiros em 2030.

© Nigel Young
© Nigel Young

As cúpulas com pouca profundidade, criadas em concreto, estendem-se sobre as fachadas de vidro do edifício para criar espaço adicional com sombra, enquanto o concreto de alta inércia térmica ajuda a manter a temperatura constante de todo o terminal. 

© Nigel Young
© Nigel Young

A parte inferior das cúpulas possui desenhos islâmicos que representam os veios de uma folha, formando pequenas claraboias que se localizam entre as cúpulas, proporcionando luz natural à esplanada do terminal. O concreto estrutural aparente em seu interior, recebeu cascalho local em sua composição, criando um tom próximo à cor de areia, o que ajuda criar uma continuidade visual entre o saguão do aeroporto e a paisagem presente na região. 

© Nigel Young
© Nigel Young

As praças criadas no exterior contribuem para propósitos ambientais, sociais e estéticos. Com duas alas, as portas de saída se estendem para cada lado do edifício central. O pátio situado na entrada do terminal prolonga-se e possui diversas árvores, proporcionando espaços verdes de estar, ambientes agradáveis para que as pessoas possam recepcionar ou despedir-se dos passageiros.

© Nigel Young
© Nigel Young

Vía Inhabitat

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "Foster + Partners inaugura o novo aeroporto sustentável na Jordânia" [Foster + Partners inaugura nuevo aeropuerto sustentable en Jordania] 29 Mar 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Britto, Fernanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/106178/foster-plus-partners-inaugura-o-novo-aeroporto-sustentavel-na-jordania> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.