O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. bam! Vence YAP MAXXI 2013

bam! Vence YAP MAXXI 2013

bam! Vence YAP MAXXI 2013
Cortesia de MAXXI
Cortesia de MAXXI

Com a intenção de atrair e impressionar os espectadores com sua escala massiva, He foi escolhido como vencedor do Programa de Jovens Arquitetos 2013 (YAP) MAXXI, em Roma, uma competição anual que promove e apóia jovens e emergentes arquitetos em colaboração com MAXXI Architettura, MoMA / MoMA PS1 de Nova York, Constructo de Santiago e, pela primeira vez, Istanbul Modern, na Turquia.

O estúdio com base em Turim bam! bottega di architettura sostenibile, projetou He como uma instalação grandiosa e flutuante, que transforma a fachada de concreto e a grande praça MAXXI em um visual espetacular, oferecendo uma sombra para fugir do calor do verão.

Cortesia de MAXXI
Cortesia de MAXXI

Inaugurando em junho, o balão cheio de hélio irá subir acima da piazza lançando uma sombra amarela hipnotizante na grama e uma plataforma de madeira ao redor, formando um lugar sem estrutura para lazer, descanso e relaxamento. Durante o dia, água irá pingar do prisma translúcido aerostático, idealmente delimitando o espaço por baixo do volume e a criação de uma cortina de refrescamento para o público. Quando a noite cai, a água será substituída pela luz, o levantamento do aeróstato de plástico até a altura do museu e transformando-o em uma lanterna suspensa no céu.

Cortesia de MAXXI
Cortesia de MAXXI

Grandes dimensões e leveza, de inovação e flexibilidade, transparência e sustentabilidade são as principais características de He, no final do verão, será esvaziado, com o hélio sendo recuperado para uso em pesquisa científica e médica.

Cortesia de MAXXI
Cortesia de MAXXI

"Eu acredito que a força do projeto vencedor deste ano do YAP MAXXI reside em uma síntese bem-julgada de poesia e tecnologia", afirmou o diretor de MAXXI Architettura Margherita Guccione. "o projeto do estúdio bam! sintetiza perfeitamente as três qualidades essenciais do programa YAP", afirmou o curador sênior Pippo Ciorra. "A valorização do espaço público de uma forma inusitada e sustentável, como é o caso nos outros locais em todo o mundo, o combate da arquitetura museu e a exploração corajosa do tema crucial e poderoso da arquitetura livre de construção."

Cortesia de MAXXI
Cortesia de MAXXI

He será inaugurada em Roma no mesmo dia do CODA’s Party Wall em Nova Iorque em 20 de Junho de 2013.

Título do Projeto: He, SensitiveSize

Arquiteto: bam! bottega di architettura sostenibile

Membros da Equipe: Alberto Bottero; Valeria Bruni, Simona Della Rocca, Fabio Vignolo

Plástico por: FaberSum, Torino (Andrea Patrucco, Enrico Ferro)

Compare He a UNIRE/UNITE - design vencedor do ano passado do YAP MAXXI.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "bam! Vence YAP MAXXI 2013" [bam! Wins YAP MAXXI 2013] 06 Mar 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Alves, Jorge) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/101109/bam-vence-yap-maxxi-2013> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.