O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Conselho Municipal do Patrimônio diz ser contra condomínios fechados em São Paulo

Conselho Municipal do Patrimônio diz ser contra condomínios fechados em São Paulo

Conselho Municipal do Patrimônio diz ser contra condomínios fechados em São Paulo
Conselho Municipal do Patrimônio diz ser contra condomínios fechados em São Paulo, Edifício Esther, primeiro edifício modernista da cidade e que precisa de restauro. Via Folha de S.Paulo
Edifício Esther, primeiro edifício modernista da cidade e que precisa de restauro. Via Folha de S.Paulo

A arquiteta Nádia Somekh, nova diretora do Departamento do Patrimônio Histórico e nova presidente do Conpresp (Conselho Municipal do Patrimônio), declara que os chamados "condomínios-clubes" e os "condomínios-bairros" terão dificuldades para serem aprovados em São Paulo.

Nádia Somekh, que é professora do Mackenzie, classifica este tipo de empreendimento como uma operação que não oferece qualidade urbana, criando cidades que ela chama de "anticidade". A arquiteta diz que a gestão de Haddad apoiará apenas projetos que apresentarem benefícios à sociedade como a valorização dos espaços públicos e do patrimônio histórico.

Entende que é preciso reverter o quadro da situação atual, afirmando que o direito de construir deverá financiar em parte ações que voltadas para os espaços públicos, moradias populares e recuperação do patrimônio da cidade.

A intenção de diminuir ou represar a construção destes condomínios fechados acontecerá não só por parte do Congresp mas também pelo Condephaat (Conselho Estadual do Patrimônio), que agora é dirigido por Anna Lúcia Duarte Lanna, arquiteta da USP.

Lanna explica que há a necessidade de cada vez mais se tratar das questões do patrimônio, pois não é só a sociedade envelhece com sua memória, mas também a infraestrutura urbana se desgasta.

Via Folha de S.Paulo.

Sobre este autor
Fernanda Britto
Autor
Cita: Fernanda Britto. "Conselho Municipal do Patrimônio diz ser contra condomínios fechados em São Paulo" 05 Mar 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/100832/conselho-municipal-do-patrimonio-diz-ser-contra-condominios-fechados-em-sao-paulo> ISSN 0719-8906