SIGraDi 2012 Fortaleza: XVI Congresso da Sociedade Iberoamericana de Gráfica Digital

Em 2012, Fortaleza será sede da XVI edição do Congresso da SIGraDi, que ocorrerá do dia 13 ao 16 de novembro e terá como tema forma(in)formação. Pesquisadores, profissionais e estudantes de design, arquitetura, engenharia, computação e áreas afins discutirão como as novas tecnologias computacionais estão mudando a forma de projetar, produzir e gerenciar os artefatos, os edifícios, as cidades.

SIGraDi

A manipulação digital da informação permeia os processos contemporâneos de produção e projeto do objeto, da arquitetura e da cidade. Com as novas tecnologias de base digital, engendram-se mudanças profundas nos processos de concepção, modelagem e gerenciamento. Caracterizam esse novo quadro: o surgimento de processos de projeto por emergência das formas, através de algoritmos e gramáticas; a modelagem e gerenciamento de informação através do BIM (modelagem da informação na construção), GIS (sistema de informação geográfico) e demais protocolos de trabalho colaborativo; e ainda a conformação das ideias, em realidades virtuais, ou mesmo fundidas na própria matéria, através de tecnologias CAD-CAM (desenho auxiliado por computador e manufatura auxiliada por computador); além do incremento da prototipagem rápida e fabricação digital seja como processo de projeto, seja, como se anuncia, para fins de produção. As pesquisas mais recentes tratam dos processos em que dados são organizados, de como a informação pode ser comunicada em diversas formas e apreendida como conhecimento. Esse processo contínuo de formação é a matéria do XVI Congresso da SIGraDi: a investigação dos processos de forma(in)formação.

SIGraDi

Na semana anterior ao evento, a instituição oferecerá diversos Workshops relacionados ao tema. Os assuntos abordados serão: Gramática da Forma, Generative Components (Plugin da Bentley Softwares), Grasshopper e Fabricação Digital, e Imagem-Movimento (com foco em Adobe After Effects e Resolume). Os workshops acontecerão no Departamento de Arquitetura e Urbanismo e no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará, de 7 a 12 de novembro.

SIGraDi

Já o Congresso trará discussões sobre as poéticas da criação, modelagem de informação e simulação, processos de projeto e novos sistemas de produção, entre outros. A abertura, a se realizar na Concha Acústica da UFC no dia 13 de novembro, receberá a palestra do sistemista Jorge de Albuquerque Vieira. Os três dias subsequentes do congresso, que acontecerão na Universidade de Fortaleza – UNIFOR, contará com a apresentação de trabalhos de arquitetos, urbanistas, designers, cientistas da computação e outros estudiosos da área, provenientes de todo o mundo. As palestras magnas terão a presença de José Beirão, Gilberto Corso, Oliver Wrede, Lucio Soibelman e Gabriela Celani. O SIGraDI2012 receberá também convidados especiais, os designers Gui Bonsiepe e Silvia Fernández, que lançarão os seus livros na quinta-feira, dia 15 de novembro.

A programação completa do evento e mais informações sobre os workshops estão no blog do XVI SIGraDi: http://sigradi2012.com.br/blog

Sobre este autor
Cita: Fernanda Britto. "SIGraDi 2012 Fortaleza: XVI Congresso da Sociedade Iberoamericana de Gráfica Digital" 31 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-78388/sigradi-2012-fortaleza-xvi-congresso-da-sociedade-iberoamericana-de-grafica-digital> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.