Botterfold / Taller Precise Parametrics Permutations

© Cortesia de Carlos Castro

Introdução
Botterfold é uma estrutura portante de componente único que investiga o desenho da materialização arquitetônica utilizando técnicas digitais de modelação tridimensional e fabricação. Sua estrutura é composta por 1200 elementos de alumínio diferenciados gradualmente, os quais são montados e rebitados. A estrutura é desenvolvida por meio de um plug-in de programação visual chamado Grasshopper para o Rhinoceros 3d através de uma definição paramétrica sensível a variáveis externas.

© Cortesia de Carlos Castro

Geometria
Uma série de exercícios formais análogo-digitais converge em um desenho de uma unidade básica dobrada. Esta estrutura determina a geometria do volume e diminui os pontos de junção. A configuração de quatro destas unidades, conectadas por meio de seus vértices, constroem componente portante. Este elemento, que em sua repetição e diferença, cria uma estrutura cuja opacidade e inércia estrutural, variando gradualmente segundo requerimentos locais.

© Cortesia de Carlos Castro

Contexto de Locaçização
O local se situal dentro do campus Casa Central da UTFSM. A situação corresponde ao patamar entre as duas escadas do acesso principal oeste da Universidade, ao alto do morro Los Placeres. Este percurso altamente utilizado conecta uma diferença de altura (aproximadamente 20m) entre uma via urbana e a Universidade. Nos meses de primavera e verão, o percurso é tortuoso, o que cria a ideia conceitual de construir uma superfície que proporciona sombra, incita a pausa, o descanso e a contemplação do Oceano Pacífico.

© Cortesia de Carlos Castro

Fabricação: Análogo-Digital
A totalidade da estrutura se decompõe em 1200 peças laminares dobráveis. Antes do processo de fabricação, é necessário programar três definições no Grasshopper e uma no Visual Basic Script para Rhinoceros, utilizadas para implementar as 1200 peças e incorporar os detalhes construtivos necessários para os processos de montagem, rebitagem e identificação por meio de um único código de classificação gravado em cada peça.

© Cortesia de Carlos Castro

Agradecimentos:

  • Universidad Técnica Federico Santa María
  • Fullbright Commission
  • Maquimeta, fornecedor e patricinador do alumínio utilizado
  • Tristán Al-haddad, Georgia Institute of Technology, USA
© Cortesia de Carlos Castro

“A tecnologia sempre foi um agente ativo presente dentro da prática arquitetônica e do discurso teórico, agindo tanto consciente como inconscientemente. Os avanços em matemática, fabricação, geometria descritiva e outras inúmeras disciplinas levaram muitos, se não a maioria, aos principais movimentos paradigmáticos na história da arquitetura. As tecnologias digitais estão agora capacitando os jovens arquitetos com uma explosão de possibilidades geométricas e espaciais – possibilidades que eram previamente impossíveis de serem descritas (desenhadas) e realizadas (construídas).” Tristán Al-haddad, 2009

© Cortesia de Carlos Castro

Ficha técnica:

  • Arquitetos: Taller Precise Parametrics Permutations
  • Ano: 2011
  • Tipo de projeto: Instalação
  • Operação projetual:Instalação
  • Status:Construído
  • Materialidade: Metal
  • Localização: Valparaíso, Chile

Sobre este escritório
Cita: Fernanda Britto. "Botterfold / Taller Precise Parametrics Permutations" 29 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-78228/botterfold-taller-precise-parametrics-permutations> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.