Instalações Experenciais e de Iluminação: “Luminarium” / Architects of Air

“Luminarium” é uma escultura de pessoas que entram para ser transferidas a um sentimento de admiração coma beleza da luz e cor. Do Museu Guggenheim, da Espanha, para Sydney Opera House, na Austrália, a monumental e interativa escultura é feita para caminhar sobre ela, realizada por Architects of Air, tem impressionado o público por todo o mundo. Desde 1992, mais de dois milhões de visitantes em 38 países dos cinco continentes, estão imersos no mundo espetacular e luminoso do Architects of Air.

© Suzie Tremmel

Até hoje, Architects of Air já criaram 19 estruturas. Para Alan Parkinson, fundada e projetada, cada estrutura é um “experimento”, empurrando os limites do que tanto ele, como os materiais, são capazes de fazer. Em 2012, AA estará com 6 luminárias em exibição: Exxopolis, Miracoc, Mirazozo, Amococo, Levity II e Levity III.

© Jason Nakrani

A Experiência

Os visitantes tiram os seus sapatos antes de entrar em uma bolsa ar. Uma vez dentro, pode-se passear livremente ou simplesmente relaxar e desfrutar do ambiente da estrutura. A primeira reação é geralmente um prazer inesperado da beleza da luz. O clarão da luz transmitida pela cor do PVC no “Luminarium” surpreende com sua luz e tem um impacto direto sobre os sentidos.

© Paul Norris

Através de túneis labirínticos e cúpulas cavernosas, os visitantes se movem num meio de tons saturados e sutis. Reflexos vivos dos líquidos coloridos são derramados através dos muros curvos que criam um mundo a parte do normal e cotidiano.

© Ian Allen

Os visitantes são excitados a descobrir como as diferentes cores se mesclam e ressoam; como transformam seus rostos e roupas. Alguns exploram o labirinto e imergem nas cores radiantes.

Não há duas visitas às estruturas que sejam iguais, já que a atmosfera no interior se altera de acordo com as mudanças climática e a mudança nas condições da luz externa. A experiência também é afetada pela forma que o público habita o “luminarium”.

© Jason Nakrani

É um paradoxo que um ambiente estimulante, ao mesmo tempo possa ser tão relaxante. Muitas pessoas consideram a luminária como um lugar para o descanso e meditação.

© Ian Allen

A instalação desperta os sentidos, criando um sentimento de admiração e de encanto para todas as idades. Depois de explorar o labirinto dos visitantes, aos poucos se elege um lugar agradável para sentar-se e desfrutar com calma o ambiente da estrutura.

© Ian Allen

A seguir, especificaremos sobre luminárias diferentes: Miracoco e Mirazozo.
|Miracoco

Miracoco

Instalação construída no ano de 2011. Seu elemento distintivo é a representação das cúpulas, as quais seguem uma geometria muito precisa, pelo aumento do uso das restrições reforçadas para definir sua estrutura.

© John Owens Malta

O trabalho das junções da iluminação realça o sentido da estrutura. O domo central da Miracoco é ainda mais volumoso que qualquer cúpula construída anteriormente. Trata-se de uma estrutura monumental, inspirada no Templo de Lótus, na Índia, que conta com retículas em espiral para criar uma visualização dos pontos brilhantes da luz sobre um campo de tons iridescentes.
|Mirazozo

Mirazozo

Construído em 2010, Mirazozo faz um uso extensivo de um “sistema de iluminação” que possui luzes sobre linhas de costura para criar uma rede de cintilação da luz. O padrão destas tiras de luzes de neon induz o olhar do espectador a mudar suas diferentes percepções de uma mesma visão – um efeito que se encontra no desenho da superfície geométrica contemplativa da arte ou arquitetura islâmica.

© John Owens Malta

Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Instalações Experenciais e de Iluminação: “Luminarium” / Architects of Air" 01 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-41058/instalacoes-experenciais-e-de-iluminacao-luminarium-architects-of-air> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.