The Indicator: Mais uma vez "On the Road"

Os provocadores do projeto On the Road, nome dado em homenagem ao livro de homônimo Jack Kerouac, estão de volta às atividades com seu programa "West of LaBrea" em que estes arquitetos revoltos retornam às ruas para bombardear a ordem das coisas no mundo da arquitetura - particularmente crítica em Los Angeles - e, ao fazer isso, lembram-nos que a arquitetura pode também significar diversão e uma dose saudável de transgressão; embora nenhuma lei tenha sido infringida durante o #OtR3, pelo menos aparentemente...

© Jaime Kowal

...e quão perigoso para a sociedade pode ser um grupo de jovens arquitetos quando sua campanha nas ruas consiste em entregar cartões postais sobre os quais trabalharam tediosamente por dias e dias antes do evento - um grande tour por algumas casas importantes da cidade, dentre as quais uma casa vernacular em estilo Mar Vista dos anos 1940, a Norton House de Frank Gehry, a Schindler’s Kings Road House, e a Casa Vertical de Lorcan O’Herlihy. Os postais mencionados (na realidade postais feitos manualmente) foram coletados pelos participantes em caixas de correiros (também feitas manualmente) ao longo do tour com o propósito de - bem, qualquer propósito que se pode esperar disso - questionar a representação arquitetônica e a disjunção entre o vivido e o representado e também a lógica da propriedade, das divisões econômicas, como experimentamos a arquitetura, como percebemos a arquitetura e, além disso, quão dispostas as pessoas estão para seguir um programa de casa em casa, estação em estação, em cada caixa de correio para pegar os cartões postais gratuitos, que agora já são quase uma lenda, e me pergunto quem são as pessoas que os pegaram e se estão vendendo-os online e, talvez, muitos tenham sido, na realidade, coletados e redistribuídos pela cidade ou levados a locais mais longínquos, talvez alguém na Mongólia tenha um destes; ou, outra hipótese, é que os postais só existiram na documentação do projeto, talvez nunca houve nenhum cartão postal e as pessoas simplesmente apareciam nas casas e encontravam caixas de correio vazias, como se os cartões já tivessem acabado; imagine, então, se na realidade tudo não passou de uma armação para tirar as pessoas de casa em um domingo, e este é apenas um truque que a arquitetura deveria usar mais vezes... a cidade se torna um museu e permanece assim por um tempo, e que tragédia seria se um destes cartões postais acabasse em uma moldura numa galeria de arte para ser vista pateticamente fora de contexto (ao invés disso é preferível queimá-los, e façam um vídeo para comprovar).

© Jaime Kowal

Guy Horton é um escritor de Los Angeles. Além de autor do "The Indicator", é um frequente colaborador do The Architect's Newspaper, Metropolis Magazine, The Atlantic Cities, e The Huffington Post. Também escreveu para o Architectural Record, GOOD Magazine, e Architect Magazine. Ouça Guy online em DnA: Design & Architecture, ou siga-o no Twitter @GuyHorton.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Horton, Guy. "The Indicator: Mais uma vez "On the Road"" [The Indicator: On the Road Again] 14 Jan 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-167952/the-indicator-mais-uma-vez-on-the-road> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.