Sem revestimento: 11 apartamentos com estrutura aparente

Desde que existe arquitetura, existe a residência. A moradia é um dos programas primordiais da profissão, e pode ser explorado de muitas maneiras. Desde um programa subordinado a outros, por exemplo, um claustro religioso, até o esplendor da casa unifamiliar. Luis Fernández-Galiano se diz dividido entre o “desperdício” de área com baixa densidade dessa tipologia e seus encantos formais tão sedutores. De maneira esclarecida, lembra do contexto urbano vigente e atesta que habitações coletivas e de densidade alta – apartamentos – fazem mais sentido na cidade.

Sem revestimento: 11 apartamentos com estrutura aparente - Imagem 2 de 27Sem revestimento: 11 apartamentos com estrutura aparente - Imagem 3 de 27Sem revestimento: 11 apartamentos com estrutura aparente - Imagem 4 de 27Sem revestimento: 11 apartamentos com estrutura aparente - Imagem 5 de 27Sem revestimento: 11 apartamentos com estrutura aparente - Mais Imagens+ 22

Em termos construtivos, os edifícios residenciais em altura não diferem de suas unidades isoladas. Seguem os mesmos princípios vitruvianos válidos para a arquitetura como um todo – venustas, utilitas, firmitas. Ora, é verdade que a casa unifamiliar exibe a tríade de forma mais evidente, mas isso não quer dizer que não se possa fazer o mesmo em apartamentos. Os meios serão diferentes, é claro, mas não menos atraentes.

Se a estética e a função estão dadas nos apartamentos, a parte estrutural pode ser evidenciada, colocada à mostra, sem que isso desvalorize a residência por ser uma “fração” de um todo, ou pela estrutura padronizada. Existem apartamentos que equiparam e exibem os três elementos da tríade “sagrada”, sem que isso prejudique o contexto de densidade urbana.

Apartamento Arcos / Ana Sawaia Arquitetura + Estúdio Paulo Alves

Sem revestimento: 11 apartamentos com estrutura aparente - Imagem 6 de 27
Apartamento Arcos / Ana Sawaia Arquitetura + Estúdio Paulo Alves © Carolina Lacaz

"Sobre a estrutura, vale apontar a engenhosidade da solução contida no projeto do arquiteto Miguel Juliano, 50 anos atrás: graças à estabilidade da seção curva, era possível reaproveitar as formas metálicas para concretar a próxima abóbada apenas 24h após a anterior, deixando por 21 dias a base e o cimbramento. Rapidamente aparecia pronta a sequência de arcos, como um aqueduto romano, penetrando o interior dos apartamentos e organizando os espaços. Na reforma, procuramos eliminar os excessos de acabamentos das ocupações anteriores para voltar a tornar protagonista a estrutura deste belo exemplar da Arquitetura moderna Paulista.”

Sem revestimento: 11 apartamentos com estrutura aparente - Imagem 4 de 27
Apartamento Arcos / Ana Sawaia Arquitetura + Estúdio Paulo Alves © Carolina Lacaz

Apartamento Letná / Markéta Bromová

Sem revestimento: 11 apartamentos com estrutura aparente - Imagem 2 de 27
Apartamento Letná / Markéta Bromová © Veronika Raffajová

“Como criar um apartamento de conceito aberto a partir de um grande apartamento com vários cômodos, mantendo a sensação de que os ambientes estivessem separados e utilizando, conforme o pedido do cliente, o mínimo de portas possível? Procuramos limpar todo o espaço, para aproveitar os parâmetros estruturais e técnicos existentes no apartamento. A estrutura do teto de concreto armado com nervuras também foi exposta. Isso deu ao apartamento um caráter mais cru.”

Sem revestimento: 11 apartamentos com estrutura aparente - Imagem 7 de 27
Apartamento Letná / Markéta Bromová © Veronika Raffajová

Edifício Casa Factory / Meraki Arquitectura + Diseño

Sem revestimento: 11 apartamentos com estrutura aparente - Imagem 8 de 27
Edifício Casa Factory / Meraki Arquitectura + Diseño © Leonardo Méndez

“Os apartamentos deveriam ser espaçosos, com materialidade e acabamentos totalmente diferentes dos empreendimentos comuns. Deixamos a estrutura da laje aparente, utilizando forro apenas nos locais estritamente necessários, o que conferia maior altura aos pavimentos. As instalações elétricas e de proteção contra incêndio também foram deixadas à vista.”

Sem revestimento: 11 apartamentos com estrutura aparente - Imagem 10 de 27
Edifício Casa Factory / Meraki Arquitectura + Diseño © Leonardo Méndez

Apartamento São Miguel / Nuevo Arquitetura

Sem revestimento: 11 apartamentos com estrutura aparente - Imagem 11 de 27
Apartamento São Miguel / Nuevo Arquitetura © Haruo Mikami

“Nossa proposta foi deixar fluir o pensamento de liberdade de Mayumi:
1. Permitindo a compreensão da construção do espaço físico, revelando a estrutura portante das paredes em concreto aparente. 2. Realçando a liberdade de experimentação espacial da planta livre, criando um pórtico em estrutura metálica pintado em vermelho que percorre de uma extremidade à outra do apartamento. O pórtico, inspirado no tradicional portal Torii da cultura japonesa, suporta os trilhos dos painéis móveis. 3. Minimizando o uso de materiais aplicados sem distinção de hierarquia espacial. Foi utilizado um único tipo de revestimento em pisos e paredes; idem para a composição de marcenaria e cor das paredes de alvenaria.”

Sem revestimento: 11 apartamentos com estrutura aparente - Imagem 3 de 27
Apartamento São Miguel / Nuevo Arquitetura © Haruo Mikami

Apartamento Acuerdo/ Positive Livings

Sem revestimento: 11 apartamentos com estrutura aparente - Imagem 13 de 27
Apartamento Acuerdo/ Positive Livings © Mercedes Perez

“O apartamento está localizado em um edifício construído em 1893 pelo arquiteto D Juan Bautista Lázaro. Trata-se de um volume com estrutura mista de paredes autoportantes, lajes com estrutura metálica e abóbadas introduzido pelo arquiteto em Madri após a sua passagem por Barcelona em 1888. […] O projeto nasceu com a ideia de destacar o apartamento de todas as camadas que, ao longo de sua vida, foram acrescentadas e deixá-lo vazio como um contêiner.”

Sem revestimento: 11 apartamentos com estrutura aparente - Imagem 14 de 27
Apartamento Acuerdo/ Positive Livings © Mercedes Perez

Apartamento Sumaúma / COTA760

Sem revestimento: 11 apartamentos com estrutura aparente - Imagem 15 de 27
Apartamento Sumaúma / COTA760 © Cris Farhat

“Uma das coisas que eles mais queriam era poder entrar no apartamento através de um ambiente amplo e iluminado. Desde o princípio, eles tinham a vontade de integrar a sala e a cozinha e criar um único espaço onde pudessem conviver no dia-a-dia e também receber os amigos de forma livre. Outra coisa que nos pediram foi que trouxéssemos um pouco do espírito do Rio para São Paulo, mesclando a estética mais brutalista daqui com o lado mais colorido e descontraído de lá.”

Sem revestimento: 11 apartamentos com estrutura aparente - Imagem 16 de 27
Apartamento Sumaúma / COTA760 © Cris Farhat

Apartamento Galeria / CoDA arquitetos

Sem revestimento: 11 apartamentos com estrutura aparente - Imagem 18 de 27
Apartamento Galeria / CoDA arquitetos © Júlia Tótoli

“A ampliação do espaço social foi reforçada pela remoção do forro de gesso original, ampliando o pé direito e revelando a estrutura de concreto existente. Para ressaltar a presença desse elemento, foi proposta uma iluminação por meio de bandejas refletoras desenhadas pelo escritório e instaladas aleatoriamente, propiciando agradável luz indireta para toda a sala.”

Sem revestimento: 11 apartamentos com estrutura aparente - Imagem 19 de 27
Apartamento Galeria / CoDA arquitetos © Júlia Tótoli

Apartamento Alfornelos / Miguel Marcelino

Sem revestimento: 11 apartamentos com estrutura aparente - Imagem 20 de 27
Apartamento Alfornelos / Miguel Marcelino © Archive Miguel Marcelino (photo: Lourenço T. Abreu)

“Num dos vários subúrbios às portas de Lisboa que germinaram abundantemente nas últimas décadas do século passado, um típico apartamento T2 estreito e comprido. […] Ao betão da estrutura bruta que ficou à vista juntou-se a presença da madeira, pedra e aço que beneficiaram da iluminação natural que agora entra mais livremente.”

Sem revestimento: 11 apartamentos com estrutura aparente - Imagem 21 de 27
Apartamento Alfornelos / Miguel Marcelino © Archive Miguel Marcelino (photo: Lourenço T. Abreu)

Apartamento PSDL19 / EstudioReciente

Sem revestimento: 11 apartamentos com estrutura aparente - Imagem 22 de 27
Apartamento PSDL19 / EstudioReciente © Germán Saíz

“Em contraste com o estilo regionalista da fachada do edifício, a inspiração para o projeto de interiores foi a Sonneveld House (Rotterdam,1930), devido ao uso de cores e materiais nos diferentes ambientes. A nova distribuição pretende dar prioridade a espaços com uma função claramente social, unindo a sala de jantar, sala de estar e cozinha em um único espaço de 45m2. Este cômodo caracteriza-se por ser o único cujas paredes têm uma base neutra em bege claro. Para o piso, é escolhida uma argamassa de cal com tom esverdeado. Este piso, juntamente com os pilares metálicos, a cortina divisória e parte do mobiliário, consegue gerar um espaço dinâmico onde a cor está fortemente presente, mas apenas ocasionalmente.”

Sem revestimento: 11 apartamentos com estrutura aparente - Imagem 5 de 27
Apartamento PSDL19 / EstudioReciente © Germán Saíz

Apartamento Santana / Degradê Arquitetura

Sem revestimento: 11 apartamentos com estrutura aparente - Imagem 24 de 27
Apartamento Santana / Degradê Arquitetura © Julia Ribeiro

“A elaboração do projeto durou três meses e as obras, concluídas em cerca de seis meses. O principal desafio foi atualizar o apê, trazendo contemporaneidade aos ambientes. […] Destaque para as vigas e pilares de concreto existentes que foram descascados na reforma e hoje estão aparentes.”

Sem revestimento: 11 apartamentos com estrutura aparente - Imagem 25 de 27
Apartamento Santana / Degradê Arquitetura © Julia Ribeiro

Apartamento Copan / SuperLimão

Sem revestimento: 11 apartamentos com estrutura aparente - Imagem 26 de 27
Apartamento Copan / SuperLimão © Maíra Acayaba

“Localizado no 11º andar do Edifício Copan, o apartamento assinado pelo SuperLimão Studio tinha como premissa integrar os ambientes. O desafio foi criar vãos no projeto, já que a estrutura existente não permitia transformar o apartamento em um loft. A solução foi abrir ao máximo os vãos entre as paredes estruturais. A circulação ganhou fluidez, aumentou a ventilação cruzada e a iluminação que entra pelos dois lados do edifício.”

Sem revestimento: 11 apartamentos com estrutura aparente - Imagem 27 de 27
Apartamento Copan / SuperLimão © Maíra Acayaba

Os trechos entre aspas foram extraídos dos memoriais dos respectivos projetos. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Helena Tourinho. "Sem revestimento: 11 apartamentos com estrutura aparente" 07 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999032/sem-revestimento-11-apartamentos-com-estrutura-aparente> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.