O retorno das curvas: materiais que podem dobrar e ondular

O retorno das curvas: materiais que podem dobrar e ondular - Imagem 1 de 31
Hongkun Art Gallery / penda. Image © Xia Zhi

Reserve um segundo para imaginar um edifício ou um espaço. Provavelmente, você está imaginando superfícies retangulares planas e linhas retas. Sejam paredes, vigas ou janelas, a maioria dos elementos arquitetônicos vem em formas ortogonais padrão e altamente práticas. No entanto, a pandemia lançou luz sobre designs que não são apenas funcionais, mas também melhoram nosso humor e bem-estar. Nesse sentido, o poder das superfícies curvas e fluidas é incomparável, o que explica por que elas estão voltando como uma tendência de design moderno. Adotar belas formas inspiradas na natureza, como curvas orgânicas, energizam os ambientes e fazem os usuários se sentirem bem. Na verdade, os neurocientistas mostraram que essa afeição está programada no cérebro; em um estudo de 2013, descobriram que os participantes eram mais propensos a considerar um espaço bonito se fosse curvilíneo em vez de retilíneo. Em suma, os humanos adoram curvas.

Mas além de sua beleza – e ao contrário do senso comum – superfícies curvas também podem adotar muitas funções. Podem adicionar movimento, criar zonas criativas, atuar como peças de mobiliário e até criar paredes autoportantes. E graças a novas tecnologias como impressão 3D e BIM, nunca foi tão fácil visualizar e construir geometrias curvas complexas. No entanto, o conhecimento técnico em materiais ainda é crucial para alcançar bons resultados.

O retorno das curvas: materiais que podem dobrar e ondular - Imagem 2 de 31
Wood Ribbon Apartment / Toledano+Architects. Image © Salem Mostefaoui

Com isso em mente, exploramos abaixo técnicas inovadoras usadas para dobrar materiais de construção tradicionais. Para inspirar os arquitetos, apresentamos uma compilação de belos projetos onde paredes curvas, tetos e divisórias ganham vida para criar espaços graciosos e dinâmicos.

Madeira

Como a arquitetura de madeira geralmente usa vigas e painéis retos e de tamanho padrão, pode ser complexo dobrar. Mas com técnicas tradicionais ou modernas, é possível atingir a curvatura desejada.

A Curvatura a Vapor, por exemplo, consiste em aquecer a madeira em uma estufa a vapor (steambox) até que ela se torne maleável e depois prendê-la em um molde para que, depois de resfriada, permaneça na forma curvada. Para peças estruturais grandes, utilizar Madeira Laminada Colada é o método mais popular. Ao colar segmentos de madeira seguindo um molde curvo, o material pode ser dobrado. Por outro lado, com a técnica de Kerfing, grandes peças não estruturais são curvadas com cortes espaçados. Além disso, pesquisadores desenvolveram um novo método que aproveita o inchaço e a contração naturais da madeira para dobrar os painéis.

O retorno das curvas: materiais que podem dobrar e ondular - Imagem 3 de 31
SHOP NO. 851 building process / Studio Ardete. Image © Purnseh Dev Nikhanj

Wood Ribbon Apartment / Toledano+Architects

A madeira curvada oferece muitas possibilidades criativas. Neste caso, uma fita de madeira feita com moldes curvos foi incorporada como uma escultura habitável que dissimula a entrada dos cômodos e cria nichos para armazenamento.

O retorno das curvas: materiais que podem dobrar e ondular - Imagem 4 de 31
Wood Ribbon Apartment / Toledano+Architects. Image © Salem Mostefaoui
O retorno das curvas: materiais que podem dobrar e ondular - Imagem 5 de 31
Wood Ribbon Apartment / Toledano+Architects. Image © Salem Mostefaoui

Sculptform Design Studio / Woods Bagot

Neste projeto, os métodos Steam Bending e Kerfing foram usados para mostrar a flexibilidade das ripas de madeira, gerando transições curvas perfeitas entre paredes e tetos.

O retorno das curvas: materiais que podem dobrar e ondular - Imagem 6 de 31
Sculptform Design Studio / Woods Bagot. Image © Peter Bennets
O retorno das curvas: materiais que podem dobrar e ondular - Imagem 7 de 31
Sculptform Design Studio / Woods Bagot. Image © Peter Bennets

SHOP NO. 851 / Studio Ardete

Criadas com fabricação digital e carpinteiros habilidosos, as fitas de compensado torcem e giram dentro do espaço, transformando-se em estantes de exibição, espaços de estar e áreas de reunião.

O retorno das curvas: materiais que podem dobrar e ondular - Imagem 8 de 31
SHOP NO. 851 / Studio Ardete. Image © Purnseh Dev Nikhanj
O retorno das curvas: materiais que podem dobrar e ondular - Imagem 9 de 31
SHOP NO. 851 / Studio Ardete. Image © Purnseh Dev Nikhanj

Concreto

O concreto não é particularmente conhecido por sua capacidade de dobrar. Independentemente disso, o método mais tradicional envolve o uso de fôrmas curvas, obtidas dobrando madeira ou compensado no raio desejado.

Mas com tecnologias mais avançadas, é possível criar geometrias mais complexas sem comprometer a qualidade e o desempenho. Inovações como BIM, Manufatura Auxiliada por Computador (Computer Aided Manufacture - CAM) e moldes reconfiguráveis roboticamente permitem a produção em massa de concreto pré-moldado curvado. A impressão de construção 3D também se mostra muito promissora, sendo capaz de criar praticamente qualquer forma curva por meio de um processo controlado por computador. Outras inovações recentes incluem Mesh Mold e Curvecrete. Enquanto o primeiro é uma malha metálica reforçada fabricada roboticamente que é preenchida com concreto, o segundo usa uma máquina de molde ajustável paramétrica para fabricar painéis de concreto curvos.

O retorno das curvas: materiais que podem dobrar e ondular - Imagem 10 de 31
3D construction printing by PERI. Image Courtesy of Roser GmbH
O retorno das curvas: materiais que podem dobrar e ondular - Imagem 11 de 31
Mesh Mould / Gramazio Kohler Research. Image Courtesy of Gramazio Kohler Research

Hongkun Art Gallery / penda

Usando moldes curvos, o projeto apresenta uma combinação de paredes arredondadas que criam um elemento escultórico fluido que guia os visitantes pelas áreas de exposição.

O retorno das curvas: materiais que podem dobrar e ondular - Imagem 12 de 31
Hongkun Art Gallery / penda. Image © Xia Zhi
O retorno das curvas: materiais que podem dobrar e ondular - Imagem 13 de 31
Hongkun Art Gallery / penda. Image © Xia Zhi

Wormhole Library / MAD Architects

Moldada a partir de concreto branco com fôrmas cortadas em CNC e impresso em 3D, esta estrutura orgânica multifuncional atua como uma unidade dinâmica com sua forma contínua.

O retorno das curvas: materiais que podem dobrar e ondular - Imagem 14 de 31
Wormhole Library / MAD Architects. Image Courtesy of MAD Architects
O retorno das curvas: materiais que podem dobrar e ondular - Imagem 15 de 31
Wormhole Library / MAD Architects. Image Courtesy of MAD Architects

Kouhsar Villa / Next Office-Alireza Taghaboni

Para construir as paredes curvas, os arquitetos lançaram concreto em uma estrutura de suporte feita de camadas de chapas de poliestireno e malha em torno de uma estrutura de madeira fresada por CNC.

O retorno das curvas: materiais que podem dobrar e ondular - Imagem 16 de 31
Kouhsar Villa / Next Office–Alireza Taghaboni. Image © Parham Taghioff
O retorno das curvas: materiais que podem dobrar e ondular - Imagem 17 de 31
Kouhsar Villa / Next Office–Alireza Taghaboni. Image © Parham Taghioff

Vidro

Surpreendentemente, o vidro curvo não é tão complicado e demorado quanto costumava ser, e pode realmente ser muito eficiente e resistente quando usado em aplicações de envidraçamento estrutural.

As principais tecnologias atuais são: dobra e têmpera, dobra a quente, dobra a frio e dobra laminada. No processo de dobra e têmpera, o material é inserido em um forno de dobra de vidro que aquece a mais de 630°C, curvando o painel em seu raio desejado. Na dobra a quente, o fabricante utiliza moldes aquecidos a 580-600°C, muitas vezes usando uma prensa de dobra mecânica. Realizada em temperaturas naturais, a dobra a frio consiste em colar ou aparafusar o vidro em uma moldura para dobrá-lo mecanicamente. Por outro lado, para o vidro laminado dobrado, o sanduíche de vidro é curvado com uma fixação mecânica antes do processo de autoclave.

O retorno das curvas: materiais que podem dobrar e ondular - Imagem 18 de 31
The Curve / E V A. Image © Luuk Kramer

Casa Kwantes / MVRDV

Envolvida em torno de uma oliveira central, esta propriedade utiliza janelas curvas que maximizam a luz do dia e criam um espaço de vida fluido e aberto.

O retorno das curvas: materiais que podem dobrar e ondular - Imagem 19 de 31
Casa Kwantes / MVRDV. Image © Ossip van Duivenbode
O retorno das curvas: materiais que podem dobrar e ondular - Imagem 20 de 31
Casa Kwantes / MVRDV. Image © Ossip van Duivenbode

LEnS House / Obra Arquitectos

Nesta casa contemplativa, uma parede de vidro curvo foi integrada para evitar a segmentação em suas bordas e visualizar o espaço através de uma lente.

O retorno das curvas: materiais que podem dobrar e ondular - Imagem 21 de 31
LEnS House / Obra Arquitetos. Image © Nelson Kon
O retorno das curvas: materiais que podem dobrar e ondular - Imagem 22 de 31
LEnS House / Obra Arquitetos. Image © Nelson Kon

Kering Offices / FR-EE / Fernando Romero Enterprise

Gerando um espaço colaborativo e dinâmico, as divisórias internas do escritório foram construídas com vidros transparentes e curvos em seus cantos.

O retorno das curvas: materiais que podem dobrar e ondular - Imagem 23 de 31
Kering Offices / FR-EE / Fernando Romero Enterprise. Image © Camila Cossio
O retorno das curvas: materiais que podem dobrar e ondular - Imagem 24 de 31
Kering Offices / FR-EE / Fernando Romero Enterprise. Image © Camila Cossio

Superadobe

Enquanto madeira, concreto e vidro ainda são usados principalmente em edifícios retangulares, outros materiais – especialmente materiais naturais usados em projetos de permacultura – podem realmente funcionar melhor em superfícies curvas devido à distribuição de carga.

Por exemplo, a técnica Superadobe de Nader Khalili é muito eficaz para desenhos curvos. Inspirada na arquitetura tradicional da terra e adaptada ao uso moderno, utiliza sacos de areia preenchidos com terra umedecida e dispostos em camadas ou longas bobinas. Enquanto o arame farpado é colocado entre cada camada para atuar como argamassa e reforço, o gesso é frequentemente adicionado para proteger da erosão. Como as longas bobinas de sacos de areia proporcionam compressão e o arame farpado aumenta a resistência à tração, o material é ideal para edifícios em forma de cúpula, onde o peso é distribuído igualmente ao redor de cada seção circular. Em uma só peça, isso proporciona grande estabilidade e resistência sem precisar de outros elementos estruturais.

O retorno das curvas: materiais que podem dobrar e ondular - Imagem 25 de 31
Langbos Children’s Centre building process / Jason Erlank Architects. Image © Chris Grava

Presence in Hormuz / ZAV Architects

Neste centro cultural, o SuperAdobe foi combinado com uma estrutura de aço revestida com cimento, criando superfícies curvas, sustentáveis e recicláveis.

O retorno das curvas: materiais que podem dobrar e ondular - Imagem 26 de 31
Presence in Hormoz / ZAV Architects. Image © Soroush Majidi
O retorno das curvas: materiais que podem dobrar e ondular - Imagem 27 de 31
Presence in Hormoz / ZAV Architects. Image © Soroush Majidi

Presence of Hormuz 2 / ZAV Architects

Este projeto também usou a mesma técnica inovadora, desta vez para construir cúpulas em pequena escala usando terra batida e areia.

O retorno das curvas: materiais que podem dobrar e ondular - Imagem 28 de 31
Presence in Hormuz 2 / ZAV Architects. Image © Tahmineh Monzavi
O retorno das curvas: materiais que podem dobrar e ondular - Imagem 29 de 31
Presence in Hormuz 2 / ZAV Architects. Image © Tahmineh Monzavi

Langbos Children’s Centre / Jason Erlank Architects

Da mesma forma, o SuperAdobe foi usado neste projeto ecologicamente correto, resultando em fortes estruturas de cúpula baseadas em geometria simples e princípios de engenharia.

O retorno das curvas: materiais que podem dobrar e ondular - Imagem 30 de 31
Langbos Children’s Centre / Jason Erlank Architects. Image © Chris Grava
O retorno das curvas: materiais que podem dobrar e ondular - Imagem 31 de 31
Langbos Children’s Centre / Jason Erlank Architects. Image © Chris Grava

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Montjoy, Valeria. "O retorno das curvas: materiais que podem dobrar e ondular" [The Comeback of Curved Design: Materials That Can Bend and Curl] 03 Abr 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/978183/o-retorno-das-curvas-materiais-que-podem-dobrar-e-ondular> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.