Escadarias urbanas: poesias verticais nas cidades

As escadarias desempenham um papel importante nos trânsitos e deslocamentos dentro das cidades, podendo moldar a forma como as comunidades interagem e se movem em seus ambientes urbanos. Muitas vezes despercebidas em meio à paisagem, elas são testemunhas importantes da história, conectores fundamentais, e mais do que simples elementos arquitetônicos, elas são espaços onde o ritmo da vida urbana se desenrola. Entre os prédios, morros, ladeiras e ruas movimentadas, as escadarias se revelam como palcos de deslocamentos, de encontros e desencontros, onde o tecido da cidade se entrelaça às histórias contadas a cada degrau.

Escadarias urbanas: poesias verticais nas cidades - Imagem 2 de 20Escadarias urbanas: poesias verticais nas cidades - Imagem 3 de 20Escadarias urbanas: poesias verticais nas cidades - Imagem 4 de 20Escadarias urbanas: poesias verticais nas cidades - Imagem 5 de 20Escadarias urbanas: poesias verticais nas cidades - Mais Imagens+ 15

Antes da ascensão de outros modais de transporte mecânicos, como os elevadores, planos inclinados e teleféricos, as escadarias eram meios essenciais para conectar diferentes níveis topográficos e estruturais da cidade. Elas não apenas facilitavam a mobilidade, mas também influenciavam na própria organização urbana, determinando a acessibilidade a áreas específicas. Desde as majestosas escadarias de antigas civilizações até as versões mais modestas nos centros urbanos contemporâneos, essas estruturas fazem parte do desenvolvimento das cidades e continuam a ser marcos que refletem não apenas a funcionalidade, mas também a história e a identidade cultural de uma localidade.

Mas além de sua função e utilidade principal, as escadarias também desempenham papéis mais amplos e multifacetados na vida cotidiana das cidades. Elas são espaços de interação social, onde pessoas se encontram e se despedem, onde conversas se desenrolam, onde a paisagem pode ser contemplada e onde o ritmo da cidade se torna palpável. As escadarias podem se tornar palco para as mais variadas atividades culturais: feiras de artesanato, músicos locais, artistas de rua e grupos de dança podem transformar esses espaços em arenas improvisadas, onde a arte ganha vida e se mescla ao cotidiano. 

Escadarias urbanas: poesias verticais nas cidades - Imagem 8 de 20
Ladeira da Barroquinha / Metro Arquitetos Associados © Ilana Bessler

No âmbito estético, elas podem funcionar enquanto elementos que conferem singularidade às paisagens urbanas. A forma como os degraus se entrelaçam e se elevam, as linhas e cores que compõem suas grades e corrimãos, e a maneira como capturam a luz do sol durante o dia ou são iluminados à noite, tudo isso pode contribuir para a estética da cidade. Escadarias bem projetadas não apenas complementam a paisagem, mas também se tornam obras em si mesmas, destacando a importância de considerações estéticas na concepção e preservação dos elementos urbanos.

Escadarias urbanas: poesias verticais nas cidades - Imagem 13 de 20
Escadaria e Mirante Vela / External Reference Architects © Adrià Goula

Assim, as escadarias transcendem sua função inicial de conectar diferentes níveis da cidade. Elas são testemunhas da vida urbana, registros de encontros e espaços onde a cultura local se inscreve nos degraus do tempo. Seus contornos, formas e cores são narrativas visíveis da história e cultura das cidades, que ecoam com os passos de gerações passadas e presentes.

A seguir, escolhemos 5 projetos de escadarias urbanas: 

Ladeira da Barroquinha / Metro Arquitetos Associados

Escadarias urbanas: poesias verticais nas cidades - Imagem 7 de 20
Ladeira da Barroquinha / Metro Arquitetos Associados © Ilana Bessler

"Já na Ladeira da Barroquinha, um local de passagem, haviam dois tipos de público e consequentemente dois tipos de fluxo de pessoas a serem considerados. O tipo que sai do terminal de ônibus em direção ao Centro Histórico e quer seguir direto, sem perder tempo. E o tipo que quer frequentar o comércio de couro artesanal - este, com outro tempo. De alguma maneira, um não deveria conflitar com o outro, porém o desejo era que ambos convivessem lado a lado. O desenho dessa grande escadaria é portanto, o resultado da organização dos usos; uma confortável escada contínua que permite uma caminhada rápida que se desdobra em uma sequencia de platôs que insinuam um caminhar mais lento."

Escadarias urbanas: poesias verticais nas cidades - Imagem 3 de 20
Ladeira da Barroquinha / Metro Arquitetos Associados © Ilana Bessler

Caminho das Escadinhas / Paulo Moreira Architectures

Escadarias urbanas: poesias verticais nas cidades - Imagem 12 de 20
Caminho das Escadinhas / Paulo Moreira Architectures © Ivo Tavares Studio

"O processo, com um ano de duração, reuniu uma equipa interdisciplinar de arquitetos, construtores locais, artistas e uma rede alargada de parceiros. Na primeira fase da obra, procedeu-se à requalificação das escadas que culminam a Rua das Escadinhas, um dispositivo urbano peculiar, acesso entre as cotas alta e baixa da encosta poente do Monte Xisto. O projeto consistiu na reparação de degraus e corrimão, bem como na criação de um novo limite entre a escada pública e o terreno privado vizinho, criando-se uma estrutura de bancos convidando ao usufruto da própria escadaria como lugar de repouso"

Escadarias urbanas: poesias verticais nas cidades - Imagem 11 de 20
Caminho das Escadinhas / Paulo Moreira Architectures © Ivo Tavares Studio

The Stairs / MVRDV

Escadarias urbanas: poesias verticais nas cidades - Imagem 17 de 20
Escadaria na Stationsplein, Roterdã, por MVRDV. Imagem © Laurian Ghinitoiu

"O edifício no centro desta instalação é o Groot Handelsgebouw – um dos primeiros grandes edifícios a serem construídos após o bombardeio da cidade na Segunda Guerra Mundial. De acordo com o escritório, o sistema de andaimes empregado na construção da escadaria representa "um gesto" pelo 75° aniversário da reconstrução da cidade após o desastre."

Escadarias urbanas: poesias verticais nas cidades - Imagem 4 de 20
Escadaria na Stationsplein, Roterdã, por MVRDV. Imagem © Laurian Ghinitoiu

Escadaria e Mirante Vela / External Reference Architects

Escadarias urbanas: poesias verticais nas cidades - Imagem 15 de 20
Escadaria e Mirante Vela / External Reference Architects © Adrià Goula

"O projeto foi concebido como um elemento tectônico que deriva sua morfologia das formações dos cristais de sal que crescem nos pequenos reservatórios de água do Mediterrâneo, capturados pelas irregularidades e acidentes das rochas marinhas. Com base nesse fenômeno, a escadaria "cristaliza" no recanto criado pelo encontro do passeio marítimo da costa de Barcelona com o dique de proteção que o abriga da investida das ondas do mar."

Escadarias urbanas: poesias verticais nas cidades - Imagem 16 de 20
Escadaria e Mirante Vela / External Reference Architects © Adrià Goula

Mirante do Cabral / Cidade Quintal

Escadarias urbanas: poesias verticais nas cidades - Imagem 20 de 20
Mirante do Cabral / Cidade Quintal © Ana Luzes

"No dia-a-dia dos moradores, é um ponto de parada para descanso após uma longa subida. Para as crianças que moram no entorno, é um local de brincadeiras, visto que a praça do bairro fica na baixada. O platô se tornou o espaço mais amplo do mirante, ideal para apresentações e gravações. Foi aproveitada uma escada que havia no local de onde é possível ter ângulos privilegiados para filmagens e ensaios fotográficos, além de servir como arquibancada de onde se vê as pinturas e a vista."

Escadarias urbanas: poesias verticais nas cidades - Imagem 19 de 20
Mirante do Cabral / Cidade Quintal © Ana Luzes

*Os trechos foram retirados dos respectivos memoriais dos projetos.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Adele Belitardo. "Escadarias urbanas: poesias verticais nas cidades" 17 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010310/escadarias-urbanas-poesias-verticais-nas-cidades> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.