Como a Holanda se tornou o país das bicicletas

Os Países Baixos, chamados coloquialmente de Holanda, são sinônimo de suas bicicletas, elemento icônico do panorama urbano da cidade. A integração dos ciclistas com veículos automotores muitas vezes surpreende os visitantes.

A ligação dos holandeses com as bicicletas é visível nas estatísticas: em 2021, 84% da população da Holanda utilizava bicicletas diariamente. Em Amsterdam, esse número chega a cerca de 63% da população, demonstrando uma forte preferência pelo veículo. Em contrapartida, apenas 7% dos brasileiros optam pela bicicleta como meio de transporte principal.

Como a Holanda se tornou o país das bicicletas - Imagem 2 de 10Como a Holanda se tornou o país das bicicletas - Imagem 3 de 10Como a Holanda se tornou o país das bicicletas - Imagem 4 de 10Como a Holanda se tornou o país das bicicletas - Imagem 5 de 10Como a Holanda se tornou o país das bicicletas - Mais Imagens+ 5

Na cidade de São Paulo, os números permanecem modestos. Apesar de possuir um total de 1,6 milhão de bicicletas em 2021, apenas 9 mil eram utilizadas diariamente, o que representa uma média de apenas 0,5% do total de uso.

Como a Holanda se tornou o país das bicicletas - Imagem 2 de 10
Estacionamento para bicicletas em Delft, nos Países Baixos. Imagem: Nik Morris (van Leiden)

A devoção às bicicletas parece estar enraizada na cultura, como se sempre tivesse sido assim, e as ciclovias e a infraestrutura urbana parecem ter sido planejadas para conferir a elas um papel central no transporte holandês.

No entanto, essa integração nem sempre foi uma realidade. Surge então a questão: como a Holanda evoluiu para se tornar tão propícia e com uma infraestrutura tão bem elaborada para acomodar as bicicletas no cotidiano?

A topografia das cidades holandesas proporciona um ambiente propício ao uso de bicicletas. Com terreno plano, suas cidades possuem um sistema de drenagem avançado, tendo como pilar os renomados canais. No entanto, não é apenas por esses fatores que o país acolhe tão bem as bicicletas.

Como a Holanda se tornou o país das bicicletas - Imagem 3 de 10
Rua com preferência para ciclistas nos Países Baixos. Imagem: John Tarantino

Desde o seu advento no século XIX, a bicicleta foi prontamente recebida nos Países Baixos. Poderíamos até afirmar que as décadas de 1920 e 1930 representaram a era dourada das bicicletas na sua capital, superando qualquer outro meio de transporte.

Contudo, a situação mudou após a Segunda Guerra Mundial. No período pós-guerra, os carros estavam em alta. Além de serem vistos como veículos futuristas e um investimento promissor para a economia das cidades, eles se tornaram mais baratos.

Com a melhora da economia dos Países Baixos, as classes médias holandesas passaram a ter acesso ao automóvel. O aumento no número de carros saturou as ruas da capital, Amsterdam. Esse influxo também levou a um aumento nos acidentes de trânsito. Seguindo o pensamento da época, o país tentou resolver os problemas dando mais espaço aos automóveis, alargando as pistas e construindo viadutos de concreto.

Como a Holanda se tornou o país das bicicletas - Imagem 6 de 10
Como a Damrak, uma das principais avenidas de Amsterdam, mudou ao longo das décadas de 1970 e 2010. Imagem cortesia de Caos Planejado

Entre as décadas de 1950 e 60, o governo holandês iniciou a busca por especialistas que pudessem contribuir para a modernização de Amsterdam e oferecer ideias para um planejamento urbano mais adequado à presença dos carros.

Urbanistas e engenheiros frequentemente olhavam para os Estados Unidos como referência de um país que havia se adaptado bem ao uso de automóveis. Foi então que David Jokinen, um planejador urbano americano, foi contratado para conceber um plano urbanístico que se encaixasse na cidade.

Entre suas propostas estavam a construção de estradas e rodovias que atravessariam toda a cidade, o preenchimento dos famosos canais com concreto e a remodelação dos bairros tradicionais da classe trabalhadora.

Como a Holanda se tornou o país das bicicletas - Imagem 10 de 10
Fotomontagem do plano de David Jokinen para Amsterdam. A proposta não foi construída. Imagem cortesia de Caos Planejado

Para um grupo de jovens, o problema era bastante evidente. O Provo, um grupo anarquista dedicado a promover uma cidade mais saudável e sustentável, tornou-se a voz da resistência aos carros.As “bicicletas brancas” foram uma das iniciativas pioneiras do Provo em Amsterdam, como afirma Matteo Guarnaccia no livro “PROVOS: Amsterdam e o Nascimento da Contracultura”.

Inicialmente, a ideia de desafiar a indústria automobilística parecia ousada e até um tanto utópica. Em uma época em que os carros dominavam, sugerir uma mudança tão significativa na paisagem urbana parecia um retrocesso impensável.

Como a Holanda se tornou o país das bicicletas - Imagem 8 de 10
Protesto na Museumplein de Amsterdam em 1975. Imagem cortesia de Caos Planejado

A proposta deles era simples: restringir o acesso de automóveis ao centro de Amsterdam, permitindo apenas o tráfego de bicicletas e pedestres. Estabelecer um limite máximo para carros e tornar os transportes públicos totalmente elétricos também estava nos planos.

Além disso, eles almejavam que as bicicletas brancas fossem um meio de transporte gratuito, disponíveis para qualquer pessoa interessada. Para eles, as bicicletas representavam o oposto dos carros, vistos como um meio de transporte perigoso, poluente e até meio brega.

Além das iniciativas dos Provos, como ficaram conhecidos os integrantes do movimento, os acidentes de trânsito continuavam a ocorrer a uma velocidade alarmante, resultando na perda de vidas infantis a caminho da escola. Isso reverberava de forma negativa por toda a população.

Como a Holanda se tornou o país das bicicletas - Imagem 7 de 10
Protesto do grupo STOP DE KINDERMOORD. Imagem cortesia de Caos Planejado

Em 1970, após mais de 400 mortes infantis causadas por acidentes automobilísticos, a população saiu às ruas em protesto contra essa triste realidade, em um movimento que ficou conhecido como “STOP DE KINDERMOORD”, ou seja, “PAREM COM O ASSASSINATO DE CRIANÇAS”. Esse evento trouxe ainda mais destaque à voz dos Provos, que persistiam na luta contra o domínio dos carros em prol das bicicletas.

Além disso, em 1973, durante a Guerra do Yom Kippur, em Israel, o preço do petróleo praticamente quadruplicou, devido à taxação da exportação do combustível. Todos esses elementos se uniram para que o governo revisse sua perspectiva em relação à mobilidade urbana.

Como a Holanda se tornou o país das bicicletas - Imagem 4 de 10
A convivência entre pedestres, ciclistas e transporte público é uma marca das ruas holandesas. Imagem: Jorge Franganillo

No ano de 1978, o governo implementou o Plano de Circulação de Tráfego, uma iniciativa que transformou Amsterdam em uma cidade mais acolhedora para os ciclistas. O espaço para veículos de grande porte foi reduzido e realocado para a criação de ciclovias e zonas de convívio para pedestres. Isso melhorou a infraestrutura para o tráfego de bicicletas em toda a cidade. 

No entanto, foi na década de 80 que os Países Baixos implementaram medidas significativas no trânsito. Isso incluiu a introdução de novas sinalizações, a expansão da rede de ciclovias, a imposição de limites rigorosos de velocidade, a instalação de lombadas, o aumento do preço dos estacionamentos nos centros e a redução do tamanho das vias, tudo com o objetivo de desencorajar a condução em alta velocidade. Ao mesmo tempo, cidades como Haia e Tilburg foram pioneiras ao adotar ciclovias pintadas de vermelho para garantir alta visibilidade, uma abordagem notável para a época.

Como a Holanda se tornou o país das bicicletas - Imagem 9 de 10
Mortes de trânsito nos Países Baixos entre 1950 e 2010

O sucesso dessa iniciativa foi seguido por Delft, que estabeleceu uma extensa rede de ciclovias. Além disso, políticas de estacionamento de bicicletas foram implementadas, não apenas como medida preventiva contra roubo e vandalismo, mas também para oferecer instalações acessíveis e bem localizadas, muitas vezes a preços acessíveis ou mesmo gratuitamente. Essas medidas culminaram na criação do Bicycle Master Plan em 1990, promovendo o uso da bicicleta e uma cidade mais sustentável.

As diretrizes estabelecidas focaram na melhoria da acessibilidade e segurança viária, especialmente para crianças, bem como na otimização dos espaços urbanos. A restrição do acesso de automóveis em determinadas ruas impulsionou alternativas como bicicletas, transporte público eficiente e compartilhamento de caronas.

Essa abordagem reflete a política de mobilidade holandesa, que, apesar de buscar uma maior acessibilidade em todos os modos de transporte, destaca a bicicleta como um componente essencial na busca por uma melhor qualidade de vida na cidade.

Como a Holanda se tornou o país das bicicletas - Imagem 5 de 10
Estruturas como a Hovenring, na cidade de Delft, permitem que os ciclistas pedalem em segurança sobre vias de alta velocidade. Imagem: ipv Delft

Atualmente, o termo “Woonerf” ou “Ruas Vivas” é a síntese do compromisso que os Países Baixos assumiram em favor dos ciclistas e pedestres. Essa abordagem vai além da legislação; trata-se de uma transformação cultural que permeia cada canto do país.

É um convite a uma convivência mais harmoniosa entre os diferentes modos de transporte, priorizando o ser humano. Não apenas fortalecendo a segurança nas ruas, mas também promovendo um ambiente urbano mais saudável e inclusivo. A educação desempenha um papel fundamental nesse processo, capacitando a população a compreender e valorizar essa coexistência equilibrada.

Via Caos Planejado.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Júlia Bersan. "Como a Holanda se tornou o país das bicicletas" 10 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1009035/como-a-holanda-se-tornou-o-pais-das-bicicletas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.