Torre Dhaka, primeiro projeto da OMA em Bangladesh começa a ser construída

A construção do primeiro projeto da OMA em Bangladesh, a Torre Dhaka, acaba de começar. Com 150 metros de altura e 180.000 m² de área para escritórios, será um dos edifícios mais altos do país. Projetado pelo OMA em colaboração com a incorporadora local Shanta Holdings, a torre representa um marco significativo na paisagem urbana de Bangladesh.

Como uma das economias de crescimento mais rápido do mundo, as cinco décadas de independência de Bangladesh colocam o país como a segunda maior economia da região sul da Ásia. Como prova desse crescimento, a capital do país, Dhaka, está passando por uma transformação de igual magnitude. A Torre Dhaka surge como um marco nessa paisagem urbana em evolução, situada em um distrito comercial nos arredores de Tejgaon. Embora o distrito fosse conhecido anteriormente por suas atividades industriais, Tejgaon tornou-se um centro movimentado, abrigando empresas locais e multinacionais.

Torre Dhaka, primeiro projeto da OMA em Bangladesh começa a ser construída - Imagem 2 de 4
Cortesia de OMA

Situada estrategicamente ao longo do famoso Lago Hatirjheel, a Torre Dhaka é caracterizada por sua forma única e simples. A massa é identificada por duas lajes triangulares que se fundem através do núcleo retangular. O projeto oferece vistas panorâmicas do lago e permite uma abundância de luz natural otimizada pelo uso de vidro translúcido. Ao contrário dos projetos tradicionais de torres, a base da Torre Dhaka assume uma forma piramidal, incorporando vários átrios espaçosos que se conectam com o espaço externo. Essa base é um centro vibrante que conecta o interior às áreas externas ajardinadas. Os lobbies de pé direito triplo são configurados com uma seleção de estabelecimentos de varejo e restaurantes.


Artigo Relacionado

MVRDV inicia construção de novo complexo de uso misto em Chengdu, China

O interior da torre é adornado com um padrão inspirado na paisagem aquática de Dhaka. O elemento artístico presta homenagem à herança da cidade e conecta a estrutura ao seu contexto cultural e entorno. A base da estrutura incorpora um amplo espaço expositivo que chega a 40 m de altura. Projetado para aprimorar a tapeçaria cultural, o local apresentará arte, cultura e inovação na paisagem urbana.

Torre Dhaka, primeiro projeto da OMA em Bangladesh começa a ser construída - Imagem 3 de 4
© Filippo Bolognese, Courtesy of OMA

No topo da torre, há uma experiência gastronômica que oferece vistas panorâmicas da cidade. Ao lado do restaurante, um deck de observação de dois níveis, acessível ao público, convida residentes e visitantes a desfrutar da metrópole de um ponto de vista elevado.

Nosso projeto para a Torre Dhaka é inspirado no espírito da próspera economia de Bangladesh. Sua forma expressa as aspirações de uma nação dinâmica, fazendo uma declaração ousada no horizonte da cidade. - Iyad Alsaka, sócio da OMA

Torre Dhaka, primeiro projeto da OMA em Bangladesh começa a ser construída - Imagem 4 de 4
© Filippo Bolognese, Courtesy of OMA

A OMA concluiu recentemente sua primeira torre em Tóquio, projetada por Shohei Shigematsu e OMA New York. A Torre da Estação Toranomon Hills é um centro de negócios global emergente e um centro urbano, que será inaugurado neste outono. O projeto do concurso para a nova sede do UniCredit em Munique, Alemanha, foi revelado recentemente. O projeto propõe uma praça elevada para ampliar os espaços públicos e a conectividade urbana, ativando uma área que, de outra forma, seria negligenciada. Por fim, o mais recente projeto de habitação social do escritório acaba de ser inaugurado no bairro de Haight Ashbury, em São Francisco. Projetado em colaboração com o Y.A. Studio, o edifício de 8 pavimentos está preparado para acomodar 160 unidades de habitações sociais e comodidades para famílias de baixa renda.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Torre Dhaka, primeiro projeto da OMA em Bangladesh começa a ser construída" [OMA’s First Project in Bangladesh, the Dhaka Tower, Breaks Ground] 06 Out 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1007675/torre-dhaka-primeiro-projeto-da-oma-em-bangladesh-comeca-a-ser-construida> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.