Padrões e texturas de madeira em casas brasileiras

O Brasil produz cerca de 150 milhões de metros cúbicos de madeira por ano. Devido à ampla variedade de espécies de árvores no país, os designers que buscam materiais naturais e de origem local têm diversas opções à disposição. Por esse motivo, não é surpresa que a madeira seja um elemento comum em casas tradicionais e contemporâneas do Brasil, sendo usada tanto na construção como na criação de superfícies decorativas.

A beleza dos padrões de fibras da madeira, combinada com paletas de cores quentes, ricas e variadas, faz com que a madeira seja um material muito procurado para compor espaços interiores, ao mesmo tempo em que oferece a resistência e estabilidade necessárias para pisos e estruturas. Sua coloração natural e apelo estético permitem uma abordagem simples e minimalista, conferindo aos espaços uma sensação atemporal.

Padrões e texturas de madeira em casas brasileiras - Imagem 2 de 24Padrões e texturas de madeira em casas brasileiras - Imagem 3 de 24Padrões e texturas de madeira em casas brasileiras - Imagem 4 de 24Padrões e texturas de madeira em casas brasileiras - Imagem 5 de 24Padrões e texturas de madeira em casas brasileiras - Mais Imagens+ 19

O revestimento em madeira adiciona calor e personalidade a qualquer interior, e as técnicas de corte facilitam a criação de padrões, texturas e ilusões de ótica únicas, sem comprometer suas características naturais. A seguir, apresentamos alguns dos padrões resultantes do uso criativo de superfícies de madeira em residências brasileiras.

Padrões e texturas de madeira em casas brasileiras - Imagem 6 de 24
© Daniel Ducci
Padrões e texturas de madeira em casas brasileiras - Imagem 8 de 24
© Edgard César
Padrões e texturas de madeira em casas brasileiras - Imagem 10 de 24
Teto waffle no Apartamento Jardim Europa, estantes gradeadas na Casa Escalada e paredes simples com molduras e molduras no Apartamento Flamengo. Imagem © Juliano Colodeti - MCA Estúdio

Padrões de superfícies interiores baseadas em grades quadriculadas

O teto suspenso do Apartamento Jardim Europa em São Paulo, por exemplo, apresenta um teto waffle profundo em uma faixa central, conectando o espaço de planta aberta e contrastando com uma borda branca ao lado. Quando colocada no eixo oposto, no entanto, a mesma disposição de profundidade combinada com uma grade quadrada traz funcionalidade para a Casa Escalada em Goiânia, usada para armazenar e apresentar livros e objetos valiosos. Até mesmo projetos menores, sem a opção de profundidade, podem se beneficiar de um padrão de grade, como revela o Apartamento Flamengo, mantendo suas paredes simples interessantes com molduras pintadas de branco.

Padrões e texturas de madeira em casas brasileiras - Imagem 2 de 24
© Felipe Araújo
Padrões e texturas de madeira em casas brasileiras - Imagem 13 de 24
Superfícies de ripas verticais na casa Q04L63 derrubam o teto e ampliam o espaço. Imagem ©Felipe Araújo

Ampliando o espaço com linhas verticais

Embora o mundo da moda dite que linhas verticais fazem objetos parecerem mais longos, direcionando o olhar para cima e para baixo, estudos psicológicos mais recentes provam que, quando um espaço é preenchido com muitas linhas, a ilusão ótica funciona de forma oposta. No exemplo da Casa Q04L63 em Rifaina, onde a madeira foi selecionada para complementar a natureza circundante da casa, réguas verticais estriadas nas paredes direcionam o olhar para cima, diminuindo opticamente o teto. Como sugere a psicologia, no entanto, as linhas verticais fazem com que o espaço amplo e aberto pareça cada vez mais aberto.

Padrões e texturas de madeira em casas brasileiras - Imagem 14 de 24
© Walter Dias
Padrões e texturas de madeira em casas brasileiras - Imagem 3 de 24
Linear patterns on both axes at the Rest House. Image © Walter Dias

Padrões lineares verticais e horizontais

As paredes, tetos, elementos decorativos e até mesmo as obras de arte na Casa de Descanso em Muro Alto estão repletos de padrões lineares de madeira, tanto na vertical quanto na horizontal. O uso generoso da madeira como material de revestimento no interior de toda a propriedade serve realça os padrões geométricos que repousam na suntuosa construção do telhado de madeira da casa. Os tons ricos na estrutura do telhado - mantida aberta para contemplar o interior - se combinam, se sobrepõem e até mesmo se juntam aos padrões lineares em ambas as direções.

Padrões e texturas de madeira em casas brasileiras - Imagem 17 de 24
© Ricardo Bassetti
Padrões e texturas de madeira em casas brasileiras - Imagem 18 de 24
© Ricardo Bassetti
Padrões e texturas de madeira em casas brasileiras - Imagem 19 de 24
Painéis deslizantes de madeira respiráveis no Apartamento Louveira e padrões chevron na Casa Bamboo. Imagem © Maira Acayaba

Criando padrões em camadas e chevron com linhas diagonais

Ao girar um padrão linear em 45 graus em vez de 90, é possível criar um padrão diagonal para um visual mais arrojado. Assim como ao combinar padrões verticais com horizontais, dois conjuntos de linhas diagonais podem ser posicionados a 90 graus de diferença e sobrepostos para criar um entrelaçamento. Isso é realizado no Apartamento Louveira com duas divisórias deslizantes que ocultam a desordem de uma cozinha aberta com painéis de madeira permeáveis. Enquanto isso, com uma fachada em forma de 'espinha de peixe' que destaca o uso de bambu de crescimento rápido do projeto, a Casa Bambu coloca padrões de linhas diagonais lado a lado, formando padrões em ziguezague que movem os olhos vertical e horizontalmente.

Padrões e texturas de madeira em casas brasileiras - Imagem 21 de 24
© Marcelo Donadussi
Padrões e texturas de madeira em casas brasileiras - Imagem 23 de 24
Divisória brise pivotante do Apartamento LK e brise do Espaço SERtão Portinari. Imagem © Denilson Machado – MCA Estúdio

Brises tridimensionais com formas de madeira

Se o tamanho de um projeto permitir pensar em três dimensões em vez de duas, a combinação dessa profundidade com liberdade geométrica pode realmente trazer uma superfície para fora de si mesma. Separando parcialmente uma sala de jantar e um corredor no Apartamento LK em Porto Alegre, por exemplo, uma divisória de brise de madeira giratória permite a passagem de luz natural através das aberturas retas, ao mesmo tempo que limita a visão para manter o espaço de jantar privado e íntimo. Usando a técnica do brise puramente como superfície decorativa, por outro lado, o Espaço SERtão Portinari é cercada por um padrão envolvente que se transforma à medida que alguém passa por ele, alterando o ângulo de visão.

Padrões e texturas de madeira em casas brasileiras - Imagem 5 de 24
© Maira Acayaba

Usando a profundidade da madeira para alterar sua dimensão material

Outra vantagem de usar madeira real como elemento de superfície decorativa é que a sua beleza vai além da superfície. A durabilidade do material não se deve apenas à sua resistência, mas também porque qualquer marca ou arranhão pode ser simplesmente lixado. Mas isso também significa que projetos como o Apartamento Varanda podem aproveitar a profundidade da madeira para formar padrões. O apartamento possui painéis feitos de madeira Sucupira, nativa do Brasil, que são gravados com um padrão paramétrico de espessura variável, que usam algoritmos para analisar a trajetória da luz solar.

Casas com superfícies com padrões em madeira

Apartamento Jardim Europa / Perkins+Will

Padrões e texturas de madeira em casas brasileiras - Imagem 7 de 24
© Daniel Ducci

Casa Escalada / Leo Romano

Padrões e texturas de madeira em casas brasileiras - Imagem 9 de 24
© Edgard César

Apartamento Flamengo / Nop Arquitetura

Padrões e texturas de madeira em casas brasileiras - Imagem 11 de 24
© Juliano Colodeti - MCA Estúdio

Casa Q04L63 / mf+arquitetos

Padrões e texturas de madeira em casas brasileiras - Imagem 12 de 24
© Felipe Araújo

Casa de Descanso - Muro Alto / Pontual Arquitetos + Porto Neves Arquitetura

Padrões e texturas de madeira em casas brasileiras - Imagem 15 de 24
© Walter Dias

Apartamento Louveira / Estudio FM + Rosenbaum®

Padrões e texturas de madeira em casas brasileiras - Imagem 16 de 24
© Ricardo Bassetti

Casa Bambu / Vilela Florez

Padrões e texturas de madeira em casas brasileiras - Imagem 20 de 24
© Maira Acayaba

Apartamento LK / Oficina Conceito Arquitetura

Padrões e texturas de madeira em casas brasileiras - Imagem 22 de 24
© Marcelo Donadussi

Espaço SERtão Portinari / Nildo José

Padrões e texturas de madeira em casas brasileiras - Imagem 4 de 24
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Apartamento Varanda / Estudio Guto Requena

Padrões e texturas de madeira em casas brasileiras - Imagem 24 de 24
© Maira Acayaba

Este artigo é parte dos Temas do ArchDaily: O futuro da madeira. Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura. Convidamos você a conhecer mais sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuição de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

.

.

.

.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Wormald, James. "Padrões e texturas de madeira em casas brasileiras" [Wooden Surfaces in Brazilian Homes: Exploring Patterns and Textures] 08 Out 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1007044/padroes-e-texturas-de-madeira-em-casas-brasileiras> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.