Apartamento Varanda / Estudio Guto Requena

Apartamento Varanda / Estudio Guto Requena - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira, Pátio, JardimApartamento Varanda / Estudio Guto Requena - Fotografia de Interiores, Mesa, VigaApartamento Varanda / Estudio Guto Requena - Fotografia de Interiores, Pia, Bancada, Banheira, DormitórioApartamento Varanda / Estudio Guto Requena - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, JanelaApartamento Varanda / Estudio Guto Requena - Mais Imagens+ 33

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  280
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Maíra Acayaba
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:   AudioGene , Arthur Decor, Branco Papel de Parede, Brastemp, DM Irrigação , Deca, Docol, El Espartano, Epson, GTM Cenografia, Granidomus, HCA Ar Condicionado, ID Moveis, L&L Paisagismo , Lepri, Luxion, Markaar, Mekal, OWA – Saint-Gobain, Os Especialistas , +9
  • Direção Criativa: Guto Requena
  • Direção Operacional: Ludovica Leone
  • Coordenação De Projeto: Thatiana Pacheco
  • Equipe Arquitetura: Mateus Fraga, Alejandro Garzon, Ana Paula Pedro, Isabella Previti, João Vargas, Fabiana Paiva, Priscila Almeida, Priscila Amorim, Beatriz Menezes
  • Equipe Design De Produto: Bernardo Yono, Heitor Espíndola, Ian Diesendruck, Jasmim Caparroz
  • Equipe Juntxs Lab (Tecnologia): Bruno Aricó, Matheus Leston
  • Equipe Comunicação: Paulo Paiva, Thalissa Bechelli, Tiago Toledo, Roberta Maria de Pádua
  • Equipe Engenharia: Camila Souza, Franz Ramires
  • Projeto De Iluminação: Foco Luz e Desenho
  • Projeto De Paisagismo: Juliana Freitas
  • Projeto De Acústica: Harmonia Acústica
  • Projeto De Automação: Noise
  • Projeto De Ar Condicionado E Hidráulica: I2N
  • Projeto De Iluminação áudio Reativa: Juntxs.Lab
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Varanda / Estudio Guto Requena - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Maíra Acayaba

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um lar hiper conectado, que prioriza soluções sustentáveis e transforma um ícone da arquitetura moderna paulistana, datado de 1962 e desenhado por Botti e Rubin, num habitat flexível e reconfigurável. Um apartamento imerso numa verdadeira floresta urbana. Um projeto que reflete sobre os impactos das novas tecnologias digitais e sobre os novos modos de morar.

Apartamento Varanda / Estudio Guto Requena - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Iluminação, Cadeira
© Maíra Acayaba
Apartamento Varanda / Estudio Guto Requena - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Mesa, Cadeira, Jardim, Pátio
© Maíra Acayaba

Arquitetura híbrida. Concreto e virtual mesclam-se para construir uma espacialidade chamada híbrida, onde o concreto e o tijolo misturam-se a cabos de rede, microcontroladores e sensores. Uma das ferramentas que possibilitou a criação de espaços responsivos foi a automação. No apartamento Varanda, o gerenciamento da casa pode ser controlado virtualmente através de dispositivos móveis ou no próprio local, através dos keypads inteligentes ou via comandos de voz, permitindo configurar diferentes cenários, do dia-a-dia a uma estação de trabalho, festa ou cinema. Acessos, iluminação, irrigação, áudio e vídeo, cortinas e mobiliários são automatizados.

Apartamento Varanda / Estudio Guto Requena - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Janela, Cadeira, Viga
© Maíra Acayaba

Grande varanda. O desejo dos moradores era viver num apartamento com varanda. Como esse edifício não tem essa possibilidade, mas possui uma fachada de vidro, piso-teto, eles decidiram transformar todo o apartamento numa varanda, ocupada por diferentes espécies de plantas, muitas delas nativas do Brasil. Uma verdadeira floresta urbana, com árvores frutíferas, horta produtiva, e espécies com flores.

Apartamento Varanda / Estudio Guto Requena - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Pátio
© Maíra Acayaba

Flexibilidade. O projeto rompe com a configuração tradicional do apartamento, que reproduzia a chamada tripartição burguesa, originada na França no século XVIII, e que setoriza as casas em áreas social, íntima e de serviços. Com uma planta flexível, o projeto permite que se desloquem paredes ou peças de mobiliário, e compreende uma participação ativa do morador na sua constante reconfiguração. No Apartamento Varanda, ao invés de se conceber um projeto a partir dos cômodos, como quarto, sala e cozinha, buscou-se desenhar uma casa a partir das suas atividades, como por exemplo, trabalhar, dormir, comer, receber amigos, cuidar das roupas ou relaxar. O resultado é uma arquitetura dinâmica e interativa, capaz de acolher diferentes práticas cotidianas.

Apartamento Varanda / Estudio Guto Requena - Imagem 35 de 38
Planta

Portas de correr de vidro acústico e grandes planos de cortinas automatizadas permitem criar momentos mais sociais ou mais privativos, integrando ou isolando espaços. A cozinha é um dos exemplos de ambientes que se flexibilizam conforme a vontade do morador. Interligada à sala por portas pivotantes de grande dimensão, pode funcionar também como lugar de encontro ou home office, multiplicando as possibilidades usuais para esse tipo de espaço. Ela se divide em área de preparo e de trabalho (viabilizados por uma bancada, lousa magnética e televisão) e área de limpeza, envolta por uma horta. No escritório, a mesa de trabalho e a luminária, feitas com madeira reaproveitada a partir do antigo piso, rotacionam automaticamente, para privilegiar a vista para a janela ou receber as pick-ups de DJ em dia de festa.

Apartamento Varanda / Estudio Guto Requena - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia
© Maíra Acayaba
Apartamento Varanda / Estudio Guto Requena - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Maíra Acayaba

A sala recebe um grande cinema com uma tela de 120”, que se transforma numa sala de reunião com câmera e microfone para calls integrado no próprio telão. Utilizando o mesmo projetor, nas horas de lazer, a parede se torna uma galeria digital, recebendo imagens de obras de NFT da coleção dos moradores. Em dias de festa, com o rápido deslocamento de alguns móveis, a sala se torna uma pista de dança, com uma iluminação áudio reativa anexada a floreira suspensa.

Apartamento Varanda / Estudio Guto Requena - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia, Bancada, Janela, Banheira
© Maíra Acayaba

Biofilia. Uma longa floreira suspensa atravessa todos ambientes integrados e desenha, junto com os vasos de chão e pendentes, um bioma particular. A presença de vegetação em escala nos ambientes é capaz de criar um microclima específico, diminuir as altas temperaturas e melhorar a qualidade do ar, premissas importantes em uma cidade como São Paulo. 

Apartamento Varanda / Estudio Guto Requena - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá
© Maíra Acayaba

Design paramétrico. A pesquisa sobre design paramétrico é uma das paixões do Estudio Guto Requena, presente na grande maioria dos seus projetos. Faceando todos os ambientes da fachada frontal, um painel de madeira do tipo sucupira (espécie nativa brasileira) desenha uma transição entre as áreas mais coletivas das áreas mais íntimas. Esse painel foi criado a partir de algoritmos, numa análise do desenho dos muxarabis da icônica fachada do edifício Albina, desenhados em 1956, e que servem originalmente para trazer sombra e diminuir a temperatura interna do apartamento. Ao escanear os desenhos originais fornecidos pelo escritório autor do projeto, Botti e Rubin, criou-se um código computacional que simula o caminho do sol nesta fachada. Assim, o padrão gráfico resultante, tem suas linhas mais finas ou mais espessas dependendo da distância desse eixo imaginário.

Apartamento Varanda / Estudio Guto Requena - Imagem 38 de 38
Model

Esse painel de madeira, além de homenagear o próprio edifício, adiciona texturas aos ambientes e dialoga com diversas peças de mobiliário paramétrico, como o bufê Atração, o tapete Turing e a instalação de arte Heart Wall, todas criações assinadas pelo Estudio Guto Requena. A instalação Heart Wall é o coração da casa. Uma obra de arte interativa que busca acrescentar uma camada sensível aos objetos que compõem o nosso lar, criando novas poéticas no design. Sua forma foi modelada para criar casulos que abrigam luzes. Em cada casulo, há um ponto de LED que pulsa no ritmo do batimento de uma pessoa. Basta colocar o dedo no sensor de batimento cardíaco embutido na peça para que se colete em tempo real o batimento de uma pessoa amada.

Apartamento Varanda / Estudio Guto Requena - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Maíra Acayaba
Apartamento Varanda / Estudio Guto Requena - Imagem 37 de 38
Planta

Materiais naturais e design Brasileiro. Todos os mobiliários e peças de decoração foram especialmente selecionados e guardam histórias pessoais e coletivas, no que tange a história do design brasileiro. Nomes de peso do design nacional como Sérgio Rodrigues, Jean Gillon, Irmãos Campana, Zanine Caldas e Lina Bo Bardi, dialogam com peças de jovens designers brasileiros como Guilherme Wentz, Ronald Sasson, Daniel Jorge, Lucas Neves, Carol Gay, Jacqueline Terpins, Ovo Design, PAX Arq e Alva Design. A essas peças misturam-se outros nomes icônicos do design internacional como Maarten Baas, Antonio Citterio, Yrjo Kukkapuro, Le Corbusier, Jasper Morrison e Frank Gehry. Além disso, o próprio Estudio Guto Requena apresenta neste projeto uma série de protótipos.

Apartamento Varanda / Estudio Guto Requena - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela
© Maíra Acayaba

Sustentabilidade. A escolha de revestimentos e materiais priorizou produtos nacionais e com selos de certificação. O antigo piso de madeira de Ipê foi cuidadosamente retirado, tratado, e se tornou uma coleção de móveis desenhados pelo Estudio Guto Requena para o apartamento, como mesa e luminária do escritório, painéis, bancadas, etc. Toda iluminação é de LED e o sistema de automação possui controle de eficiência energética.

Apartamento Varanda / Estudio Guto Requena - Fotografia de Interiores
© Maíra Acayaba
Apartamento Varanda / Estudio Guto Requena - Fotografia de Interiores, Armário
© Maíra Acayaba

Pesquisa. O apartamento Varanda é fruto da pesquisa desenvolvida por Guto Requena há 20 anos, sobre os impactos das novas tecnologias digitais na arquitetura, no urbanismo e no design. Por quase 10 anos Guto foi pesquisador do NOMADS.Usp - Centro de Estudos de Habitares Interativos da Universidade de São Paulo (USP). Sua pesquisa resultou no livro intitulado “Habitar Híbrido: Subjetividades e Arquitetura do lar na Era Digital” publicado pela Editora Senac em 2019. Em 2018 Guto fundou o Juntxs.Lab - Laboratório para estudos de empatia, design e tecnologia, em que recebe cientistas da computação, programadores de hardware e software, além de artistas e neurocientistas, para contribuírem nos projetos de instalações artísticas e interativas.

Apartamento Varanda / Estudio Guto Requena - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Prateleira
© Maíra Acayaba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Varanda / Estudio Guto Requena" 21 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000483/apartamento-varanda-estudio-guto-requena> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.