Louveira Apartment / Estudio FM + Rosenbaum®

Louveira Apartment / Estudio FM + Rosenbaum®

Louveira Apartment / Estudio FM + Rosenbaum® - Mais Imagens+ 63

  • Arquitetos: Estudio FM, Rosenbaum®; Estudio FM, Rosenbaum®
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ricardo Bassetti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  DuPont, Deca, Portobello
© Ricardo Bassetti

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no Edifício Louveira (Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi - 1946 | 1950), um dos mais importantes ícones da arquitetura modernista de São Paulo, o apartamento de 150 m² encontrava-se totalmente descaracterizado por ter passado por diversas reformas nas últimas décadas, ganha nova vida neste projeto com a reconfiguração espacial e o resgate de elementos presente na arquitetura brasileira nas décadas de 50 e 60. 

© Ricardo Bassetti

O Projeto visou potencializar as virtudes do apartamento aliando-as com o momento de vida da nova proprietária e buscar conexões emocionais com o morar.  O concreto; os azulejos brancos; o muxarabi em madeira; o piso em cimento queimado; além de dialogarem com a arquitetura do edifício, estiveram presentes nas casas dos familiares mais próximos da Fabiana durante sua infância no interior do Estado.

© Ricardo Bassetti
Planta - Layout
© Ricardo Bassetti

Os ambientes foram redimensionamos focando numa maior fluidez e sobreposição de usos além de potencializar a iluminação e ventilação natural, antes comprometidas. Uma grande estante em concreto e madeira cria unidade visual e funciona à área social e também a delimita com as áreas íntima e serviço. A fusão do industrial com o retrô dá o tom nas áreas molhadas. O banheiro social foi todo revestido com azulejos rosa. Metais da bancada, chuveiro e torneiras feitos artesanalmente com tubulação em cobre e o lavatório, uma antiga pia em ágata garimpada e restaurada.

© Ricardo Bassetti

Na suíte principal os elementos do banheiro foram desmembrados. O lavatório, fundiu-se ao closet; o sanitário está internamente em um armário de azulejos e parte da antiga lavanderia transformou-se em uma sala de banho privilegiada de luz natural. Durante o processo de concepção a sinergia e atuação com a proprietária foi super importante para que o apartamento traduzisse seu estilo de vida e se tornasse suporte para suas necessidades, memórias e construção de novas experiências.

© Ricardo Bassetti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Praça Vilaboim, 144 - Pacaembu, São Paulo - SP, 01241-010, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Louveira Apartment / Estudio FM + Rosenbaum®" [Apartamento Louveira / Estudio FM + Rosenbaum®] 12 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912597/louveira-apartment-estudio-fm-plus-rosenbaum-r> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.