O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Brasil
  5. Leo Romano
  6. 2016
  7. Casa Escalada / Leo Romano

Casa Escalada / Leo Romano

  • 05:00 - 15 Setembro, 2017
Casa Escalada / Leo Romano
Casa Escalada / Leo Romano, © Edgard César
© Edgard César

© Edgard César © Edgard César © Edgard César © Edgard César + 29

  • Construção

    Diretriz Construtora
  • Paisagismo

    Projeto Verde Paisagismo
  • Projeto Estrutural

    BPE Projetos Estruturais – engenheiro Hermes Bueno
  • Projeto Elétrica e Hidráulica

    Automatize / Fernando Vilela Margon
  • Responsabilidade Técnica

    Engenheiro Civil Mário Ferreira Pires Neto
  • Projeto de Iluminação

    Leo Romano em parceria com a Interpam + Luz Iluminação
  • Mais informações Menos informações
© Edgard César
© Edgard César

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno, em aclive, fica localizado em um lugar muito bonito de Goiânia. Implantada num condomínio fechado, em uma rua sem saída de frente para a mata, a residência propõe um diálogo harmonioso entre arquitetura e natureza, observando as condições físicas e topográficas, assim como a orientação solar e a dos ventos. O volume da casa foi definido a partir da escolha do concreto como elemento construtivo principal.

© Edgard César
© Edgard César
Plantas
Plantas
© Edgard César
© Edgard César

A ousadia da empreitada de 434 m2 reflete a vontade do casal de proprietários de ter uma morada com personalidade, autonomia estética e espírito livre, mas plenamente usufruída em cada canto. Para dar conta das demandas, a primeira medida do arquiteto Leo Romano foi pensar uma estrutura sem rigidez de hierarquia entre os cômodos sociais. Segundo o profissional, tudo é interligado e descontraído, sem divisões muito rigorosas.

© Edgard César
© Edgard César

Assim como nas notáveis moradias de Niemeyer, aqui também foi priorizada a simbiose com a topografia e a paisagem. Essa interação proporciona um passeio sensorial aos visitantes. No percurso, iniciado na entrada do condomínio, os convidados caminham por um jardim e passam por um túnel de palmeiras antes de chegar ao deck de ipê com piscina por onde se acessa a residência.

© Edgard César
© Edgard César

Quem chega de carro pode entrar pela área de serviço ou tem a possibilidade de subir uma escada que liga a garagem e a varanda. O que facilidade para quem chega de compras é usar o acesso da área de serviço e você não precisa passar pelo meio externo da casa - num dia de chuva você fica com uma circulação.

Cortes  (Prefeitura)
Cortes (Prefeitura)

A garagem, como tem a parede de escada, acaba servindo como espaço de treino, garantindo uma certa autonomia para o espaço. A parede de escada fixada no fundo e no teto da garagem tem acabamento de MDF pintado com aparência de aço corten

© Edgard César
© Edgard César

O desafio do projeto foi adequar a estrutura à necessidade, pois a ideia inicial era ter apenas dois pilares redondos. Como a casa precisava de quatro apoios, o arquiteto desenhou pilares em Y, de concreto. A laje curva foi moldada in loco para que o resultado final fosse fiel à proposta e o fato de ser curvilínea tornou o processo mais desafiador.

© Edgard César
© Edgard César

Os brises metálicos delimitam toda a parte das suítes. Todos eles são deslizantes, de forma que os moradores possam abrir ou fechar. A casa, em tons sóbrios, tem piso de cimento queimado e esquadrias pretas. Só a cozinha revela degrade de rosa, azul e um pouco de verde.

© Edgard César
© Edgard César

Ao optar pelo uso comedido de revestimentos, a proposta assume o aspecto natural e rústico dos materiais. A decoração é bem despojada, com alguns móveis dos moradores e outros bem brasileiros. Destaque para a poltrona Mole, do Sérgio Rodrigues e a poltrona Alta do Oscar Niemeyer.

© Edgard César
© Edgard César

A expressão libertária da construção encontra ainda outra manifestação no paredão de escalada instalado na garagem. “O morador já deu aulas dessa modalidade. O casal e as duas filhas pequenas praticam a atividade dentro da casa”, conta o arquiteto.

© Edgard César
© Edgard César

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Leo Romano
Escritório
Cita: "Casa Escalada / Leo Romano" 15 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879154/casa-escalada-leo-romano> ISSN 0719-8906