Pavilhão da Polônia na Expo Osaka 2025 será projetado pela Interplay

O escritório Interplay divulgou sua proposta para o Pavilhão da Polônia na Expo Mundial em Osaka, Kansai. Encomendado pela Agência de Investimento e Comércio da Polônia, o projeto responde ao tema da próxima Expo: A sociedade do futuro. O Pavilhão da Polônia nasceu da fascinação do escritório pelas espirais, especificamente o uso da forma em diferentes escalas, desde "moléculas de proteína até a estrutura das galáxias". Servindo como um símbolo da engenhosidade polonesa, o pavilhão com padrões geométricos pretende estender sua influência para além das fronteiras nacionais.

Pavilhão da Polônia na Expo Osaka 2025 será projetado pela Interplay - Imagem 2 de 7Pavilhão da Polônia na Expo Osaka 2025 será projetado pela Interplay - Imagem 3 de 7Pavilhão da Polônia na Expo Osaka 2025 será projetado pela Interplay - Imagem 4 de 7Pavilhão da Polônia na Expo Osaka 2025 será projetado pela Interplay - Imagem 5 de 7Pavilhão da Polônia na Expo Osaka 2025 será projetado pela Interplay - Mais Imagens+ 2

O desenho geométrico simboliza a essência da identidade polonesa e procura mostrar o espírito de inovação da cultura. O Pavilhão tenta demonstrar a ideia de que a inovação não está vinculada aos territórios da região. Na verdade, os arquitetos acreditam que as ideias podem espalhar-se por toda parte, ultrapassando fronteiras e ativando conversas em regiões distantes em torno do conhecimento obtido.

Pavilhão da Polônia na Expo Osaka 2025 será projetado pela Interplay - Imagem 3 de 7
Cortesia de interplay+komy | Pavilhão da Polônia Expo 2025

Com o objetivo de enriquecer a nação com conhecimento, as influências da forma geométrica são vistas por meio das paredes dinâmicas em espiral em alturas variadas. Uma escala diferente da espiral é revelada de cada ponto de vista, permitindo que distâncias mais próximas sejam dimensionadas para o corpo humano em altitudes mais baixas. No centro do projeto, uma sala de concertos central simboliza o poder da cultura. O revestimento externo é preenchido com a arte modular da madeira japonesa, homenageando a tradição. A repetição de um elemento simples no projeto modular permite que o processo de construção seja otimizado.


Artigo Relacionado

Expo 2025 Osaka: conheça o masterplan de Sou Fujimoto e alguns pavilhões nacionais

A madeira foi escolhida como o principal material de construção do projeto devido à sua natureza ecológica e à baixa emissão de carbono em comparação com o concreto e o aço. Além disso, o projeto segue as diretrizes da Expo 2025, utilizando materiais naturais como isolamento de fibra de madeira e acabamentos reciclados. Além disso, a espiral responde às condições desafiadoras do local, situado em uma ilha artificial e exposto ao vento e às forças sísmicas. A estrutura foi projetada para resistir a cargas de vento e terremotos devido à estabilidade inerente das paredes curvas, proporcionando integridade estrutural

Pavilhão da Polônia na Expo Osaka 2025 será projetado pela Interplay - Imagem 4 de 7
Cortesia de interplay+komy | Pavilhão da Polônia Expo 2025
Pavilhão da Polônia na Expo Osaka 2025 será projetado pela Interplay - Imagem 5 de 7
Cortesia de interplay+komy | Pavilhão da Polônia Expo 2025

O Bureau International des Expositions (BIE) anunciou no início deste ano que a cidade japonesa de Osaka venceu a licitação para sediar a Expo Mundial de 2025, que deverá atrair milhões de visitantes para a cidade. Muitos outros países revelaram seus projetos para a próxima exposição. A Apropos Architects venceu o concurso para projetar o Pavilhão da República Tcheca na Expo 2025, que explorará o movimento e a espiritualidade no espaço. Finalmente, o Pavilhão da China anunciou sua exposição, “Inscribed Slips of China”, projetada pelo China Architecture Design Group (CADG).

Equipe de Projeto:

  • Alicja Kubicka, Borja Martínez Gómez, Masafumi Yukimoto, Mihoko Samejima
  • Clientes: Agência Polonesa de Investimento e Comércio
  • Engenharia: Jun Sato Structural Engineers
  • Paisagismo: Atelier Fuuchi
  • Iluminação: Amber Co., Ltd.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Pavilhão da Polônia na Expo Osaka 2025 será projetado pela Interplay" [The Polish Pavilion at Expo Osaka 2025 to be Designed by Interplay ] 20 Set 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1006892/pavilhao-da-polonia-na-expo-osaka-2025-sera-projetado-pela-interplay> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.