U-RE-HERIT visa redefinir a restauração cultural no contexto da Ucrânia

O projeto cultural internacional U-RE-HERIT lançou uma iniciativa para proteger a arquitetura, patrimônio e memória da Ucrânia. Este amplo consórcio de instituições arquitetônicas se uniu para alcançar um objetivo comum de preservar a cultura ucraniana. Com a crise atual, o projeto tem como objetivo abordar o patrimônio como um recurso para a recuperação cultural, social, ambiental e econômica. Além disso, o projeto espera redefinir a identidade cultural local e reconstruir as cidades com a sensibilidade da memória coletiva.

U-RE-HERIT visa redefinir a restauração cultural no contexto da Ucrânia - Imagem 2 de 7U-RE-HERIT visa redefinir a restauração cultural no contexto da Ucrânia - Imagem 3 de 7U-RE-HERIT visa redefinir a restauração cultural no contexto da Ucrânia - Imagem 4 de 7U-RE-HERIT visa redefinir a restauração cultural no contexto da Ucrânia - Imagem 5 de 7U-RE-HERIT visa redefinir a restauração cultural no contexto da Ucrânia - Mais Imagens+ 2

O projeto é composto por um consórcio de 11 organizações interessadas em abordar a delicada questão da recuperação pós-guerra. Além disso, a iniciativa UREHERIT acredita que a regeneração de projetos culturalmente significativos pode capacitar as comunidades locais, levando à regeneração de uma Ucrânia nova e sustentável. Os parceiros envolvidos são a Associação de Arquitetos da Lituânia; Arquitetos da Suécia, Câmara Federal de Arquitetos e Engenheiros Certificados, Áustria (BKZT); Academia Real Dinamarquesa; Instituto de Tecnologia e Arquitetura (IBT); Ordem dos Arquitetos da Romênia; Conselho Nacional de Arquitetos, Urbanistas, Paisagistas e Conservacionistas (CNAPPC, Itália); Câmara Federal de Arquitetos Alemães (BAK); Associação de Arquitetos da Estônia; União Nacional de Arquitetos da Ucrânia; Ro3kvit: Coalizão Urbana para a Ucrânia; Escola de Arquitetura de Kharkiv com o Conselho de Arquitetos da Europa como parceiro associado.

U-RE-HERIT visa redefinir a restauração cultural no contexto da Ucrânia - Imagem 4 de 7
© Shutterstock | Hrecheniuk Oleksii, vista aérea do Teatro Acadêmico de Ópera e Balé do Estado de Odessa

A iniciativa produzirá alguns resultados muito necessários na forma de um conjunto de recomendações e estratégias criativas. O documento apresentará uma metodologia de avaliação do valor patrimonial, estratégias para regenerar o patrimônio de maneira culturalmente significativa, metodologias para a renovação da habitação soviética na Ucrânia e melhorias relacionadas à conscientização dos programas educacionais em escolas de arquitetura. Além disso, as recomendações também incluirão metodologias em torno de processos participativos na proteção do patrimônio, incentivando a cura por meio dessa forma de remodelação.


Artigo Relacionado

Centro histórico de Odesa na Ucrânia entra para a lista da UNESCO de sítios ameaçados

A Ucrânia, como qualquer outro lugar, requer soluções sob medida, e não soluções prontas. Juntamente com os outros parceiros do projeto, concordamos desde o início em aderir ao princípio de que todas as metodologias, recomendações e propostas serão criadas em conjunto com arquitetos, especialistas culturais e comunidades ucranianas, tentando adaptar as melhores práticas europeias ao contexto único da Ucrânia. - Rūta Leitanaitė, criadora e coordenadora do projeto, membro do Conselho da Associação de Arquitetos da Lituânia.

U-RE-HERIT visa redefinir a restauração cultural no contexto da Ucrânia - Imagem 3 de 7
© Shutterstock | kibri_ho via, Vista de um edifício civil danificado após um ataque russo na cidade de Kiev, Ucrânia
U-RE-HERIT visa redefinir a restauração cultural no contexto da Ucrânia - Imagem 5 de 7
© Shutterstock | Drop of Light, KYIV, UCRÂNIA - 25 de fevereiro de 2022 - Guerra da Rússia contra a Ucrânia

À medida que especialistas ucranianos e europeus se unem, o projeto espera promover uma conversa contínua e uma troca de conhecimentos bidirecional entre europeus e ucranianos. Através desse delicado processo de co-criação, um novo entendimento sobre a preservação do patrimônio contemporâneo pode surgir. Além disso, o projeto também incentivará a cooperação de longo prazo entre arquitetos de todo o mundo, todos encarregados do objetivo de reimaginar os processos de preservação no contexto atual.

À medida que a crise na Ucrânia continua, suas implicações alcançam o resto do mundo na forma de perdas geopolíticas, econômicas, sociais e culturais. Na Bienal de Veneza de 2023, o Pavilhão da Ucrânia apresentou "Antes do Futuro", explorando as possibilidades de construir um futuro a partir de um presente em colapso. Além disso, muitos arquitetos estão tomando a iniciativa de criar novas definições de espaços para atender às necessidades emergentes da crise. DAGOPEN OÜ acaba de vencer a competição arquitetônica para projetar uma casa familiar padrão ucraniana, abordando as necessidades espaciais necessárias para lidar com a crise. Por fim, Shigeru Ban anunciou recentemente a intenção de colaborar com a prefeitura de Lviv para projetar uma expansão para o hospital. A proposta apresenta madeira laminada cruzada e juntas inspiradas em técnicas tradicionais de marcenaria para criar um ambiente seguro e acolhedor para aqueles que adoeceram durante a guerra.

U-RE-HERIT visa redefinir a restauração cultural no contexto da Ucrânia - Imagem 7 de 7
Cortesia de DAGOpen OÜ | Hata

Confira a lista de organizações e grupos de ajuda com os quais você pode contribuir e ajudar a mitigar a crise humanitária.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "U-RE-HERIT visa redefinir a restauração cultural no contexto da Ucrânia" [U-RE-HERIT Aims to Redefine Contemporary Cultural Preservation and Restoration in the Context of Ukraine] 29 Ago 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005724/u-re-herit-visa-redefinir-a-restauracao-cultural-no-contexto-da-ucrania> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.