60 Anos de arquitetura da Barbie: quando a cultura popular encontra o design

Desde sua estreia em 1959 pela Mattel, a Barbie transformou a indústria de brinquedos e se tornou um ícone da cultura popular. Três anos depois, a primeira Casa de Boneca Barbie foi criada, um lar para Barbie representando sua vida doméstica. Ao longo dos últimos 60 anos, as Casas da Barbie mudaram e evoluíram, cada versão adotando as tendências arquitetônicas e de design da época em que foi produzida. De fato, cada uma é uma mistura única de história, política, cultura popular, tendências e estilos de design que definem a arquitetura como a conhecemos.

60 Anos de arquitetura da Barbie: quando a cultura popular encontra o design - Imagem 2 de 1160 Anos de arquitetura da Barbie: quando a cultura popular encontra o design - Imagem 3 de 1160 Anos de arquitetura da Barbie: quando a cultura popular encontra o design - Imagem 4 de 1160 Anos de arquitetura da Barbie: quando a cultura popular encontra o design - Imagem 5 de 1160 Anos de arquitetura da Barbie: quando a cultura popular encontra o design - Mais Imagens+ 6

A Casa do Rancho

60 Anos de arquitetura da Barbie: quando a cultura popular encontra o design - Imagem 2 de 11
1962 Casa dos sonhos. Imagem cortesia da Mattel

O modernismo e as casas estilo rancho caracterizaram o início da década de 1960 no norte global. Ícones da arquitetura como Frank Lloyd Wright e Ludwig Mies van der Rohe foram figuras influentes da época, pioneiros nessas estéticas de design. O modernismo, popular durante o período pós-segunda guerra mundial, é definido pelo seu foco na simplicidade, funcionalidade e integração de espaços internos e externos. Além disso, o objetivo do modernismo era levar americanos como a Barbie aos subúrbios. Por outro lado, a arquitetura do estilo rancho era definida por moradias de um único andar com layouts abertos e estilos mais casuais.

60 Anos de arquitetura da Barbie: quando a cultura popular encontra o design - Imagem 7 de 11
Cortesia do ArchDaily | A Casa Farnsworth de Mies Van der Rohe

A Casa de Boneca Barbie de 1962 foi a primeira a ser criada, mesclando perfeitamente esses dois estilos. Em uma época em que era raro uma mulher americana possuir sua própria casa e ter pedidos de financiamento negados, a Casa dos Sonhos foi projetada de acordo com as respectivas tendências arquitetônicas. A casa era de um único andar, com paredes amarelas e feitas de papelão. Além disso, apresentava linhas limpas e praticamente nenhuma ornamentação. A linha do telhado plano característico da casa lembra o estilo arquitetônico da época, se assemelhando a algumas das infames casas de estudo de caso.

Curiosamente, a primeira casa da Barbie não possui cozinha e celebra a educação e a autonomia da Barbie. Isso não era típico das primeiras casas de boneca, que tinham a intenção de ensinar às meninas tarefas domésticas desde cedo. A casa de boneca era um claro exemplo da interseção entre cultura popular e a narrativa social da época.

A Casa A-Frame

60 Anos de arquitetura da Barbie: quando a cultura popular encontra o design - Imagem 6 de 11
1981 Casa dos sonhos. Imagem cortesia da Mattel

No final da década de 1970, a maioria dos americanos havia aderido completamente à vida suburbana perfeita, e a Barbie não era exceção. A casa "A-Frame" se tornou predominante, com seu telhado se estendendo até a fundação, inclinando-se para dentro e criando a icônica forma triangular. Na verdade, os A-frames se tornaram populares por sua semelhança com chalés de esqui, oferecendo um apelo estético único, ao mesmo tempo em que eram práticos. A "Cabana Progressiva" da Barbie em 1979 era um verdadeiro reflexo desse estilo na época. A casa de boneca de plástico foi construída em três seções que podem ser separadas, e apresentava grandes claraboias, varandas e janelas.

60 Anos de arquitetura da Barbie: quando a cultura popular encontra o design - Imagem 9 de 11
Cortesia da American Plywood Association | Great Ideas of 20 Distinguished New Designs in Plywood

A casa ainda era muito influenciada pelo estilo moderno. Por exemplo, apresenta assentos descontraídos que lembram o sofá Togo de Michel Ducaroy para Ligne Roset. Além disso, as elegantes mesas de café espelhadas e uma réplica da cadeira Eames para Herman Miller. Toda a casa é um testemunho da "modularidade" e dos componentes pré-fabricados intercambiáveis. Por fim, a casa apresenta as populares cores terrosas que estavam na moda na época. Curiosamente, toda a casa A-Frame foi reproduzida no famoso rosa da Barbie dois anos depois.

A McMansion Vitoriana

60 Anos de arquitetura da Barbie: quando a cultura popular encontra o design - Imagem 4 de 11
Cortesia da Mattel

À medida que a hiper-globalização se torna mais difundida, as redes sociais têm influenciado muito o estilo arquitetônico atual. A influência das redes sociais criou tendências de designs "dignos do Instagram" que atraem um amplo público e seguidores para influenciadores conhecidos mundialmente. Para influenciadores contemporâneos, o espaço que ocupam precisa ressoar com suas marcas pessoais e estar alinhado com suas atividades diárias. Além disso, as tendências confundem as fronteiras entre nossa presença física e virtual.

60 Anos de arquitetura da Barbie: quando a cultura popular encontra o design - Imagem 8 de 11
Cortesia do Flickr | Doug Downen, McMansions

A fachada da casa dos sonhos mistura muitos estilos arquitetônicos em um, simbolizando os anos 90 e a era das McMansions. Algumas janelas são venezianas, tripartidas, um elemento-chave na arquitetura palladiana, enquanto as janelas ao lado delas eram bay-windows, representativas da arquitetura medieval Tudor, da Inglaterra e do País de Gales.

No geral, essa mistura de estilos arquitetônicos e diferentes designs era uma marca registrada dos anos 90. Essa casa também marca o retorno da casa de boneca mais tradicional, com influências históricas e vitrais famosos do movimento art nouveau. Por fim, a casa apresenta uma explosão de padrões florais por todas as paredes e decoração de móveis.

A Casa da Influenciadora

60 Anos de arquitetura da Barbie: quando a cultura popular encontra o design - Imagem 3 de 11
2016 Casa dos sonhos. Imagem cortesia da Mattel

À medida que a hiper-globalização se torna mais difundida, as redes sociais têm influenciado muito o estilo arquitetônico atual. A influência das redes sociais criou tendências de designs "dignos de Instagram" que atraem um amplo público e seguidores para influenciadores conhecidos mundialmente. Para os influenciadores contemporâneos, o espaço que ocupam deve estar em sintonia com suas marcas pessoais e estar alinhado com suas atividades do dia a dia. Além disso, as tendências borram as linhas entre nossa presença física e virtual.

Esta é a característica que define a Casa dos Sonhos da Barbie em 2021: TikTok e Instagram para os influenciadores definitivos. Em 2021, vemos um retorno ao moderno telhado plano, acenando para o retorno do neomodernismo. A casa está claramente situada na Califórnia, com a Barbie parecendo ser uma DJ, com um salão de festas, uma máquina de karaokê e um globo de discoteca. O tom esportivo de rosa nesta casa dos sonhos celebra uma garota solteira que cria sua própria riqueza através da mídia social. Com amplo espaço para receber seus amigos, a casa dos sonhos da Barbie é a melhor para um grupo de influenciadores ficar à beira da piscina.

Além disso, a consciência da sustentabilidade e do design inclusivo e acessível para todos os corpos é outra característica que define a casa da Califórnia. Além de um elevador acessível para cadeiras de rodas integrado à casa dos sonhos, a Barbie também tem sua própria estação de trabalho em casa, reconhecendo a flexibilidade dos estilos de vida pós-covid que surgiram no design doméstico.

60 Anos de arquitetura da Barbie: quando a cultura popular encontra o design - Imagem 10 de 11
2018 Casa dos sonhos. Imagem cortesia da Mattel

As históricas casas dos sonhos e projetos arquitetônicos da Barbie são mais do que apenas brinquedos. São artefatos que contam histórias sobre as narrativas culturais e políticas em evolução de seu tempo. À medida que nossas sociedades continuam crescendo e se adaptando aos tempos atuais, a arquitetura é uma ferramenta essencial de reflexão na cultura popular. Os edifícios podem estar cheios de símbolos e identidades, seja a casa dos sonhos moderna dos anos 1960 ou a casa dos sonhos McMansion vitoriana dos anos 1990. Uma simples casa de boneca pode oferecer informações sobre nossa história compartilhada e a evolução da dinâmica entre as sociedades e os espaços que habitamos.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "60 Anos de arquitetura da Barbie: quando a cultura popular encontra o design" [60 Years of Barbie Architecture: When Popular Culture Meets Design] 12 Ago 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1004474/60-anos-de-arquitetura-da-barbie-quando-a-cultura-popular-encontra-o-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.