Stephen Goodenough

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Casa Pegasus / Dalman Architects

© Stephen Goodenough© Stephen Goodenough© Stephen Goodenough© Stephen Goodenough+ 21

  • Arquitetos: Dalman Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  245
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Central Heating, Dezignatek Joinery, GRAPHISOFT, Herman Pacific Cladding, Lighthouse lighting, +3

Casas de menos de 100 m²: 30 exemplos de plantas

O desafio de projetar uma casa com um orçamento apertado e metros quadrados escassos, juntamente com o dever essencial de responder corretamente aos requisitos específicos do usuário, pode ser uma das atribuições mais motivadoras e provocativas para um arquiteto. Como aproveitar o espaço da melhor maneira? Como evitar o desperdício de material? Como antecipar a possível expansão futura da habitação? Como desenvolver uma arquitetura simples e ao mesmo tempo entregar um alto valor a seus habitantes?

Mergulhamos em nossa biblioteca de obras para ajudá-lo neste processo, selecionando 30 casas que oferecem soluções arquitetônicas interessantes em 70, 80 e 90 metros quadrados.

Os projetos humanitários de Shigeru Ban

Catedral Cardboard. Imagem © Stephen Goodenough
Catedral Cardboard. Imagem © Stephen Goodenough

Shigeru Ban, Premio Pritzker de 2014, é conhecido pelo seu uso inovador de materiais assim como pela sua abordagem compassiva em seus projetos. Por um pouco mais de três décadas, Ban, fundador da Voluntary Architects Network, também aplicou seu extenso conhecimento em materiais recicláveis, principalmente papel e papelão, para construções de alta qualidade, abrigos de baixo custo para vítimas de desastres em todo o mundo – Ruanda, Haiti, Turquia e Japão, são alguns dos países que receberam seus projetos.

Casas Paper Log no Índia. Imagem © Kartikeya ShodhanEscola Primária Temporária Hualin. Imagem © Li JunSala de Concertos de Papel. Imagem © Didier Boy de la TourCatedral Cardboard. Imagem © Stephen Goodenough+ 25

Fotos da Semana: dez imagens de automóveis na arquitetura

© Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

© Bruno Candiotto© Michael Sinclair© Ketsiree Wongwan© Darren Bradley+ 12

A inserção de automóveis na fotografia de arquitetura é uma estratégia interessante para ajudar o espectador a decifrar a escala da obra. Ao se enquadrar o veículo, não apenas é possível supor as dimensões dos elementos fotografados, mas também estabelecer interessantes relações que podem favorecer a composição da imagem. Veja, a seguir, uma seleção de dez fotografias que incorporam automóveis em seus enquadramentos. 

Dia Mundial da Fotografia 2017: as 100 fotografias que mais foram salvas por nossos leitores

Neste 19 de agosto se celebra o Dia Mundial da Fotografia, data que comemora o dia no qual a França comprou a patente do daguerreótipo, um dos primeiros processos fotográficos, e liberou-o gratuitamente para o mundo em 1839. No ArchDaily entendemos a importância que a fotografia possui no mundo da arquitetura e, por esta razão, buscamos as imagens mais populares entre nossos leitores. A seguir, apresentamos um ranking das 100 imagens que mais foram salvas nas sessões do Meu ArchDaily.

Cabana Urbana / CoLab Architecture

© Stephen Goodenough© Stephen Goodenough© Stephen Goodenough© Stephen Goodenough+ 27

Christchurch, Nova Zelândia
  • Arquitetos: CoLab Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  80
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: CoolColour, Prime Panels, Raftjack, Serralunga

Guia para publicar obras de arquitetura

Como editores da Equipe de Projetos do ArchDaily, buscamos refletir acerca do que foram as publicações de projetos durante 2016, e, com base nisso, nos aproximarmos do que esperamos para as publicações de obras em 2017.

Podemos dizer que durante 2016 nossas publicações de projetos tiveram um alto impacto em material gráfico. Em primeiro lugar, as perspectivas axonométricas fizeram parte da grande maioria de nossas publicações, democratizando o conhecimento ao gerar vistas com dimensões próximas às da realidade, sendo assim uma interpretação acessível. Em segundo lugar, o desenvolvimento da tecnologia de vídeos de imersão nos permitiu publicar percursos 360º completos por interiores de obras de diversas escalas, gerando imagens cada vez mais fiéis à realidade física de estar na obra em questão.

Igreja Metodista do Norte em Christchurch / Dalman Architecture

© Stephen Goodenough© Stephen Goodenough© Stephen Goodenough© Stephen Goodenough+ 26

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  780
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016

Annandale Scrubby Bay / Pattersons

© Greg McKenzie © Stephen Goodenough © Simon Devitt © Stephen Goodenough + 16

25 projetos premiados no "2015 Canterbury Awards"

Com um número recorde de propostas enviadas, o 2015 Canterbury Awards, organizado pelo New Zealand Institute of Architects (NZIA), premiou 25 projetos em 10 categorias. O prestigiado prêmio reconhece e promove promove projetos extremamente sensíveis ao seus ambientes e usuários. Um dos temas predominantes no prêmio deste ano foi "reconstrução", já que diversos projetos foram realizados apesar do impedimento devido a terremotos, resultando em propostas inovadoras adaptadas para situações de risco.

Entre os escritórios reconhecidos em 2015 estão Warren and Mahoney com seis projetos premiados e Sheppard & Rout e Athfield Architects, com quatro e três prêmios respectivamente. Todos os projetos selecionados concorrerão ao prêmio mais alto da arquitetura da Nova Zelândia, o New Zealand Architecture Awards, que será apresentado no início de novembro. Veja a lista completa de projetos premiados, a seguir.

Isaac Theatre Royal / Warren and Mahoney. Imagem © Stephen Goodenough and Dawid WisnicwskiChristchurch Eye Surgery Clinic / Wilson & Hill Architects . Imagem © Stephen GoodenoughTe Kete Ika – Dining Hall & Kitchen Redevelopment / Sheppard & Rout. Imagem © Peter CuiYoung Hunter House / Sheppard & Rout. Imagem © Peter Cui+ 26

Ban vs. Schumacher: Os arquitetos deveriam assumir responsabilidades sociais?

Recentemente, Patrik Schumacher, o braço direito de Zaha Hadid, tentou impor os limites da arquitetura em um post no Facebook digno de um Millenial. O tom era prescritivo e caracterizado por uma aplicação liberal do caps lock . Em um mundo ideal, poderia ter sido ignorado coletivamente, mas a discussão se estendeu por vários segmentos do Facebook e inspirou uma resposta da mídia. Aqui está um resumo: a contribuição da arquitetura para a sociedade é a forma, não o politicamente correto e não a arte, que não tem uma função para além de si. Com mais que apenas uma pitada de indignação, ele denuncia especificamente os vencedores da Bienal de Veneza 2012. Ele não estava na lista. Egos feridos à parte, o comentário abriu espaço para uma questão profunda e onipresente dentro da nossa disciplina: O que os arquitetos oferecem que ninguém mais pode oferecer?