O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Igreja
  4. Nova Zelândia
  5. Dalman Architecture
  6. 2016
  7. Igreja Metodista do Norte em Christchurch / Dalman Architecture

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Igreja Metodista do Norte em Christchurch / Dalman Architecture

Igreja Metodista do Norte em Christchurch / Dalman Architecture
Igreja Metodista do Norte em Christchurch / Dalman Architecture, © Stephen Goodenough
© Stephen Goodenough

© Stephen Goodenough © Stephen Goodenough © Stephen Goodenough © Stephen Goodenough + 26

© Stephen Goodenough
© Stephen Goodenough

Projeto

Igreja Metodista do Norte em Christchurch existe neste terreno há pelo menos 100 anos. No entanto, devido aos severos danos causados pelos terremotos de Canterbury em setembro de 2010 e fevereiro de 2011, o complexo da igreja foi demolido, deixando um terreno baldio. 

© Stephen Goodenough
© Stephen Goodenough

Abordagem

O curto orçamento para a construção foi o primeiro fator que levou à uma abordagem minimalista de projeto. As restrições intencionais no uso de detalhes e materiais auxiliaram a obter uma expressão arquitetônica forte sem exceder os custos. As formas claras definidas realçam a atmosfera contemplativa do espaço, enfatizando sua função predominante.

© Stephen Goodenough
© Stephen Goodenough

Os marcos-chave da paisagem tem impacto direto na organização do edifício. Na orientação sul, estar exposto às vistas do público possui uma implicação natural em sua expressão icônica. Do oeste, o edifício está de frente para a comunidade. Nesta área é aberto, transparente e convidativo, incentivando à todos para que se aproximem e se sintam convidados a entrar. A fachada leste cria oportunidade para a locação de um pátio silencioso e contemplativo, com um tranquilo jardim que aumenta a atmosfera do espaço de adoração e ajuda a maximizar a visibilidade da entrada.

© Stephen Goodenough
© Stephen Goodenough

Planta

A disposição do térreo é organizada em torno de uma entrada central e área de foyer, criando uma conexão transparente ao jardim dos fundos assim como uma conexão entre o Salão de Adoração e o bloco comunitário. É projetado como um espaço aberto e convidativo, que pode ser utilizado como entrada, espaço de dispersão e uma área separada para encontros informais. 

Planta
Planta

O Salão de Adoração possui formato triangular com um layout orientado ao centro, com bancos e plataforma do altar móveis, permitindo flexibilidade para seu uso. Ao sul, o salão principal está protegida do ruído da movimentada rua por uma parede com pequenas aberturas. Nos outros lados, o espaço é rodeado por janelas de dois metros de altura posicionados entre colunas retangulares. A altura e profundidade limitada das aberturas evitam luz direta excessiva aos interiores.

© Stephen Goodenough
© Stephen Goodenough

Os blocos comunitários ao norte conectam o foyer com a área de estacionamento através de uma circulação-galeria. Esta conexão é suficientemente larga e bem iluminada com o auxílio de contínuas claraboias; ela se torna não apenas uma área confortável de circulação, mas um elemento significativo do edifício, e pode ser utilizada como área de exposição e espaço de interação da comunidade. As salas para o encontro desfrutam de ampla luz do oeste e podem ser abertas para a área cercada externa, enquanto que os espaços de cozinha, salão esportivo e depósito estão voltados para a orientação leste, menos atrativa.

© Stephen Goodenough
© Stephen Goodenough

Linguagem arquitetônica

A volumetria do edifício é criada a partir da identificação de formas básicas estabelecidas na tradição da arquitetura de igrejas e do próprio local. Estas formas são reveladas e seu conteúdo é aberto como um convite à interação com o ambiente externo.

© Stephen Goodenough
© Stephen Goodenough

A esquina claramente identificável da torre do Salão de Adoração expressa sua função predominante de espaço de oração, e faz referência à torre da antiga igreja, restaurando o marco da paisagem para a comunidade. A entrada é diferente do resto do edifício; forte em sua expressão, convida o usuário ao foyer transparente que se abre para o pátio dos fundos, permitindo e incentivando seu uso ativo.

© Stephen Goodenough
© Stephen Goodenough

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Igreja Metodista do Norte em Christchurch / Dalman Architecture" [Christchurch North Methodist Church / Dalman Architecture] 09 Nov 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/798675/igreja-metodista-do-norte-em-christchurch-dalman-architecture> ISSN 0719-8906