O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Nova Zelândia
  5. CoLab Architecture
  6. 2016
  7. Cabana Urbana / CoLab Architecture

Cabana Urbana / CoLab Architecture

  • 11:00 - 8 Julho, 2017
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Cabana Urbana / CoLab Architecture
Cabana Urbana / CoLab Architecture, © Stephen Goodenough
© Stephen Goodenough

© Stephen Goodenough © Stephen Goodenough © Stephen Goodenough © Stephen Goodenough + 27

© Stephen Goodenough
© Stephen Goodenough

Descrição enviada pela equipe de projeto. A ideia da "cabana urbana" provem de um fascínio compartilhado entre o arquiteto e o cliente pelas cabanas dos trabalhadores coloniais e uma apreciação pelo encanto e escala que elas oferecem ao contexto urbano existente de Christchurch Central. Tradicionalmente, estas edificações eram pequenas em escala mas ricas em volume, construídas utilizando materiais básicos que estavam facilmente disponíveis neste momento. O processo de desenho desenvolveria esta ideia para criar uma pequena casa contemporânea independente a fim de acomodar uma jovem família que, diferentemente do seu antecessor, seria orientada para o sol do norte e aberta às conexões externas - uma casa que remeteria à sua referência colonial enquanto se adapta ao entorno do Pacífico. Além disso, teria que ser resistente (devido à alta atividade sísmica na área de Canterbury), de linhas limpas e econômica na construção.

Corte Transversal
Corte Transversal
Planta
Planta
Corte Transversal
Corte Transversal

Impulsionada por um pequeno terreno de 20m de comprimento e 10m de largura, a planta quadrada da casa tradicional é dividida em duas e rotaciona para formar um desenho retilíneo. Estas duas formas se deslocam para acomodar um estacionamento de veículos ao sul e um espaço ao ar livre ao norte, proporcionando a entrada de luz natural aos principais espaços de estar. A parte posterior da residência, que caracteriza em muitas cabanas históricas, está elevada e coroada com uma cobertura translúcida para criar um refúgio para o estacionamento de veículos e uma entrada pedonal coberta, enquanto permite a entrada de luz natural. Internamente, permanece a sempre presente sala de entrada central, formando um espaço de transição e um amortecedor visual entre a vida pública e os espaços privados. As coberturas de duas águas se desdobram para criar uma sensação de espaço que parece superar sua modesta área de 80 m2. As janelas altas da fachada oeste desenham o sol da madrugada e tiram partido de um espaço isolado reduzido. As sutis referências à materialidade tradicional das cabanas coloniais são traduzidas de uma maneira contemporânea, como o revestimento de madeira, as janelas e os pisos de madeira reciclada. O exterior negro contrasta com um interior branco brilhante, executado com absoluta disciplina ao tema monocromático. A madeira compensada é utilizada em um estado natural para representar todos os elementos de carpintaria que inclui um espaço de armazenamento entre a sala de estar e o hall principal.

© Stephen Goodenough
© Stephen Goodenough

Descrição do produto. A histórica cabana Christchurch Workers Cottage era, tradicionalmente, revestida com madeiras horizontais. Dada a má qualidade do solo deste terreno em particular e a alta atividade sísmica na área de Canterbury, foi necessário utilizar um sistema de revestimento leve. O arquiteto escolheu um perfilado vertical de Shiplap de cedro vermelho ocidental (de Herman Pacific) para referenciar os materiais de construção tradicionais, ao mesmo tempo em que conferia à casa uma estética limpa e contemporânea. O exterior foi feito em Resene Waterborne Woodsman CoolColourTM tingida com 'Pitch Black'. A tecnologia CoolColourTM de Resene foi utilizada para minimizar a acumulação de calor criada para a coloração escura reduzindo o movimento do revestimento na parede de madeira. 

© Stephen Goodenough
© Stephen Goodenough

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Cabana Urbana / CoLab Architecture" [Urban Cottage / CoLab Architecture] 08 Jul 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/875186/cabana-urbana-colab-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.