Julien Lanoo

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Albergue Bamboo China / Studio Anna Heringer

© Jenny JI© Jenny JI© Jenny JI© Julien Lanoo+ 33

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1153
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016

Fotografia de arquitetura e escala: a figura humana como ferramenta de análise

Incorporar a figura humana na fotografia de arquitetura é uma das formas mais eficazes de ajudar o espectador a decifrar a escala de uma obra. Com ela, não apenas é possível transmitir noções das medidas dos elementos fotografados, mas também criar interessantes relações que podem favorecer a composição de uma imagem. Com isso em mente, compilamos a seguir uma seleção de nossas fotografias favoritas que têm na escala humana seu principal elemento compositivo. 

© LCLA Office© Jihun Bae© Rasmus HjortshøjCortesia de AirMesh Pavilion+ 25

Palco Haduwa / [applied] Foreign Affairs, Instituto de Arquitetura, Universidade de Artes Aplicadas de Viena

© Julien Lanoo© Julien Lanoo© Julien Lanoo© Julien Lanoo+ 53

100 Espaços públicos: de pequenas praças a parques urbanos

© DuoCai Photograph
© DuoCai Photograph

© Gianluca Stefani© Thomas Zaar© Tomasz Zakrzewski© Sebastien Michelini+ 112

A chave para projetar ou recuperar com sucesso os espaços públicos de uma cidade é criar estratégias que favoreçam seu uso e os capacitem como ponto de encontro. Independentemente da escala, entre alguns dos aspectos mais importantes estão: o desenho informado pelas necessidades das pessoas; a consideração da escala humana; e uma mistura de usos que permita multifuncionalidade e flexibilidade e proporcione conforto e segurança. 

Para lhe inspirar a projetar lugares de encontro e lazer, de praças a parques, de mirantes a playgrounds infantis, reunimos a seguir 100 espaços públicos de todas as escalas. 

Ressignificando o passado: 7 projetos de reabilitação de edifícios habitacionais do pós-guerra

No ano passado, o Prêmio Mies van der Rohe foi outorgado a um projeto de reforma de um edifício de habitação social, trazendo à tona a relevância da reabilitação física e moral dos blocos habitacionais construídos no período do pós-guerra em praticamente todas as cidades da Europa.

A versatilidade dos muros de gabião: de obras de infraestrutura a mobiliários urbanos

Muito utilizados em obras de infraestrutura, os muros de gabião são constituídos por gaiolas metálicas conformadas por malhas hexagonais de fios de aço galvanizados, de modo que resistam às intempéries por um extenso período de tempo, livres de oxidação. Internamente são preenchidos por pedras de diferentes tamanhos, tornando-se uma estrutura permeável.

Bosque Altozano Club House / Parque Humano. Image Cortesia de Parque HumanoBAH Restaurante Parkshopping / Tellini Vontobel Arquitetura. Image © Cristiano BauceRestauración Paisajística del Vertedero de Residuos de la Vall d'en Joan / Batlle i Roig Arquitectes. Image © Jordi SurrocaMirador Asomo al Vacío. Image Cortesia de Loreto Mellado Medel+ 62

Hospital de Psiquiatria Infantil de 12 Leitos em Bures-sur-Yvette / a+ samueldelmas

© Julien Lanoo© Julien Lanoo© a+ samueldelmas© Julien Lanoo+ 14

  • Arquitetos: a+ samueldelmas
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1428
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: OPTIGREEN, Schuco, Sto

Estações de trem: exemplos em planta e corte

Estações de trem: exemplos em planta e corteEstações de trem: exemplos em planta e corteEstações de trem: exemplos em planta e corteEstações de trem: exemplos em planta e corte+ 31

Estações de trem são programas complexos que devem resolver não apenas a partida e a chegada dos comboios, mas também a circulação de passageiros, oferecer uma variedade de serviços e garantir a conexão entre os sistemas de transporte de uma cidade ou região. Profissionais de diferentes partes do mundo desenvolveram soluções diversas para este programa; veja, a seguir, 10 delas acompanhadas por seus desenhos. 

Louvre Lens / SANAA

© Julien Lanoo© Julien Lanoo© Julien Lanoo© Julien Lanoo+ 30

  • Arquitetos

  • Localização

    99 Rue Paul Bert, 62300 Lens, França
  • Área

    28000.0 m2
  • Ano do projeto

    2012
  • Fotografias

    Julien Lanoo

Arquitetura escolar: 70 exemplos em plantas e cortes

Escolas e instituições de ensino são estruturas complexas de projetar. Elas devem oferecer uma diversidade de espaços para aprendizado, mas também considerar atividades esportivas e recreacionais. Além de possuírem, geralmente, grandes dimensões, o maior desafio no projeto de edifícios escolares é conceber espaços que fomentem apropriações positivas pelas crianças. A seguir, compilamos 70 projetos escolares acompanhados de seus desenhos que podem servir de inspiração para seus próximos projetos educacionais.

Colégio Maxime Javelly / Céline Teddé & Jérôme Apack architectes

© Julien Lanoo© Julien Lanoo© Julien Lanoo© Julien Lanoo+ 21

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  612
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Omnium, Projisol, Régnier, Segip, Spinelli

Escola em Port / Skop

© Simon von Gunten© Simon von Gunten© Simon von Gunten© Simon von Gunten+ 13

  • Arquitetos: Skop
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3570
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Axitec, Glutz, Huber Fenster AG, O. Küttel, Kriens, Switzerland, Schule & Raum, Mühlethurnen, Switzerland, +1

Ilot A3, Tour de Logements / Herzog & de Meuron

© Maxime Delvaux© Maxime Delvaux© Jonathan Letoublon© George Dupin+ 25

  • Arquitetos: Herzog & de Meuron
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5751
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017

As 50 fotografias de arquitetura mais populares de 2017

Dedicamo-nos a compartilhar a melhor arquitetura do mundo, no entanto, sem profissionais que se esforçam para realizar incríveis trabalhos fotográficos, não conseguiríamos atingir e inspirar um número tão grande de leitores. Por esse motivo, apresentamos a seguir as 50 fotografias de arquitetura mais populares de 2017. 

A cortiça pode ser uma resposta às nossas necessidades ambientais e de construção?

Desconhecida para muitos, a cortiça configura-se como um modelo da indústria sustentável e um material de construção eficiente. Por sua própria natureza, a cortiça é reciclável e renovável, pois é a única árvore que regenera sua casca, enquanto a colheita da casca faz com que a árvore não seja prejudicada.

A cortiça pode ser encontrada, por exemplo, no revestimento de xadrez do piso da Biblioteca do Congresso. Mesmo a NASA tem aproveitado a leveza e a capacidade de isolamento da cortiça, usando-a como um isolante para seus ônibus espaciais.

Fotos da Semana: 15 fachadas pouco convencionais

© Hiroyuki Oki© Laurian Ghinitoiu© Peter Bennetts© Delfino Sisto Legnani and Marco Cappelletti+ 15

Os novos desenvolvimentos tecnológicos na construção oferecem aos arquitetos grande liberdade na hora de projetar. Os materiais e suas propriedades estão cada vez mais inovadores, permitindo a criação de fachadas originais e surpreendentes. Os resultados podem, inclusive, inspirar as pessoas a viajar milhares de quilômetros, apenas para ver estas grandes obras de arquitetura e engenharia. A seguir, reunimos fotografias de 15 fachadas dinâmicas.

Fotos da Semana: 15 projetos que fazem excelente uso das cores

Esta semana, os projetos coloridos roubam a cena. São poucos os arquitetos que se atrevem a usar a cor em suas obras, no entanto, o resultado pode ser incrível. Veja, a seguir, uma seleção de 15 fotografias de renomados fotógrafos, como Gregori Civera, Julien Lanoo e Imagen Subliminal, que mostram o potencial das cores na arquitetura.

© Nicolas Borel© Luke Hayes© Imagen Subliminal© Imagen Subliminal+ 16

Fotos da Semana: a beleza do bambu

O bambu vem sendo utilizado pelo homem como material construtivo desde tempos longínquos. O mais surpreendente do bambu é que, além de ser um material totalmente natural, é leve, flexível e de baixo custo. Embora não seja amplamente reconhecido no mundo da construção civil, suas características permitem atingir resultados originais e impressionantes. Esta semana, compilamos uma série de 17 fotografias que evidenciam sua beleza, feitas por fotógrafos como Julien Lanoo, John Gollings e Pasi Aalto.

Cortesía de asa+architects© Julien Lanoo© adDaCortesía de asa+architects+ 17