Star Homes / Ingvartsen Architects

Star Homes / Ingvartsen Architects - Fotografia de ExteriorStar Homes / Ingvartsen Architects - Fotografia de Interiores, Janela, MesaStar Homes / Ingvartsen Architects - Fotografia de ExteriorStar Homes / Ingvartsen Architects - Fotografia de ExteriorStar Homes / Ingvartsen Architects - Mais Imagens+ 30

  • Arquitetos Líderes: Jakob Knudsen, Ingvartsen Arkitekten
  • Pesquisa: Lorenz von Seidlein, MORU / University of Oxford
  • Investigação: Salum Mshamu, CSK Research Solutions
  • Entomologia: Arnold Mmbando, Ifakara Health Institute
  • Desenvolvimento Infantil: Jackie Dean, University of the Philippines
  • Main Contractors: Ecohomes
  • Cidade: Mtwara
  • País: Tanzânia
Mais informaçõesMenos informações
Star Homes / Ingvartsen Architects - Fotografia de Exterior, Janela
© Julien Lanoo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Projeto Star Homes está em desenvolvimento há mais de uma década, com o objetivo de criar moradias inovadoras, de baixo custo, confortáveis e resistentes a insetos para melhorar a saúde das pessoas em áreas rurais da África Subsaariana. Ele consiste em 110 casas unifamiliares idênticas, conhecidas como "Star Homes", construídas em 60 aldeias diferentes na região rural de Mtwara, uma das áreas menos desenvolvidas da Tanzânia, com alta incidência de doenças como malária, infecções respiratórias e diarreia. Estas casas são o foco de um estudo que visa fornecer dados robustos sobre os impactos das melhorias na habitação na saúde das famílias.

Star Homes / Ingvartsen Architects - Fotografia de Exterior, Janela
© Julien Lanoo

Tanto os estilos de casas modernizadas quanto os vernaculares na África Subsaariana parecem predispor os moradores a contrair doenças transmitidas por vetores, entéricas e respiratórias. Em termos de uso de recursos e desempenho ambiental, nossa abordagem diverge das habitações rurais tradicionais na Tanzânia. Optamos por um projeto de casa protótipo de dois andares, o que reduz a área da fundação e do telhado, normalmente os componentes mais caros e intensivos em material de uma casa. Nosso foco na otimização do uso de recursos foi um conceito-chave durante o processo de projeto da casa, resultando em uma redução significativa da energia incorporada e dos custos de construção. Utilizamos uma estrutura de aço leve pré-fabricada com espessura de 0,75 mm, que pode ser fabricada e montada em menos de 3 dias. As paredes são sólidas, porém ocas, compostas por duas finas camadas de argamassa de cimento sobre uma tela de arame. Além disso, a casa é projetada para resfriamento passivo e inclui recursos sustentáveis, como luzes solares, carregadores USB e sistema de coleta de água da chuva. Como resultado, conseguimos reduzir significativamente o uso de concreto em até 70% em comparação com um projeto típico de blocos de concreto, enquanto diminuímos em 37% a quantidade de carbono incorporado na construção.

Star Homes / Ingvartsen Architects - Fotografia de Exterior, Janela
© Julien Lanoo
Star Homes / Ingvartsen Architects - Imagem 28 de 35
Seção
Star Homes / Ingvartsen Architects - Fotografia de Exterior
© Julien Lanoo

As janelas do protótipo não possuem vidro e são, em vez disso, teladas com uma rede resistente, mantendo as temperaturas internas aproximadamente 2,5 graus Celsius mais baixas do que as das casas locais comparáveis. As paredes espessas absorvem o calor durante o dia e o irradiam para dentro da casa à noite, o que desestimula os ocupantes a usar redes mosquiteiras, aumentando assim o risco de transmissão de malária. Além disso, os quartos no nível do solo têm maior incidência de mosquitos, o que também aumenta o risco de contrair infecções transmitidas por vetores. A comida é geralmente feita em fogueiras abertas dentro de espaços mal ventilados, o que pode levar a problemas de saúde respiratória, especialmente entre mulheres e crianças. As superfícies costumam ser feitas de terra compactada, difícil de limpar. Isso, juntamente com latrinas a céu aberto, abastecimento de água inadequado e saneamento mínimo, deixa as famílias suscetíveis a diarreia e outras infecções entéricas.

Star Homes / Ingvartsen Architects - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Julien Lanoo
Star Homes / Ingvartsen Architects - Imagem 26 de 35
Planta - Térreo
Star Homes / Ingvartsen Architects - Fotografia de Interiores
© Julien Lanoo

As consequências para a saúde ao se construir dessa maneira são mais severas em regiões rurais, como Mtwara, no sul da Tanzânia, onde as famílias têm acesso limitado aos serviços de saúde pública. Após a conclusão da construção das 110 Star Homes em junho de 2021, as famílias se mudaram e iniciaram a participação no ensaio clínico. Neste ensaio, crianças menores de 13 anos que residem nas Star Homes e em casas tradicionais vizinhas serão acompanhadas ao longo de três anos para detectar episódios de malária, infecções respiratórias agudas e diarreia. Paralelamente ao ensaio clínico, uma equipe composta por arquitetos, entomologistas e cientistas sociais avaliará o desempenho e a aceitabilidade do projeto das casas por meio de entrevistas detalhadas, discussões em grupo, visitas domiciliares e pesquisas baseadas em questionários. Além disso, armadilhas de luz serão utilizadas para coletar mosquitos e moscas tanto nas Star Homes quanto nas casas de controle, a fim de avaliar a quantidade de mosquitos transmissores de malária que entram nas residências.

Star Homes / Ingvartsen Architects - Fotografia de Exterior, Janela
© Julien Lanoo
Star Homes / Ingvartsen Architects - Imagem 34 de 35
Diagrama
Star Homes / Ingvartsen Architects - Fotografia de Interiores, Janela, Mesa
© Julien Lanoo

Capacidade e sustentabilidade - O projeto Star Homes visa fortalecer as comunidades mais pobres do mundo, proporcionando habitação robusta e acessível, além de ensinar novas habilidades de construção. O custo total para construir uma casa varia entre $6000 e $8000 e pode ser concluído em menos de 4 semanas. Eletricidade e água serão fornecidas aos ocupantes ao longo dos 30 anos de vida útil prevista da casa, sem custos operacionais ou de manutenção. Essa abordagem libera tempo e recursos que, de outra forma, seriam gastos na reconstrução de casas, tratamento de doenças evitáveis ou na coleta de água. Esses recursos podem ser direcionados para fortalecer as comunidades rurais e ajudar as famílias a sair da pobreza a longo prazo. Todo o material e mão de obra são locais, contribuindo para o desenvolvimento da capacidade de construção local.

Star Homes / Ingvartsen Architects - Fotografia de Exterior, Janela
© Julien Lanoo
Star Homes / Ingvartsen Architects - Imagem 33 de 35
Diagramas

A Star Home é fruto do trabalho de uma equipe interdisciplinar composta por arquitetos, especialistas em saúde pública e entomologistas, que combinaram uma série de intervenções de design para melhorar a saúde familiar em uma única casa. Um processo meticuloso foi conduzido para selecionar os beneficiários e os locais das casas. Em 2019, antes do início da construção, foi realizado um levantamento nas aldeias rurais de Mtwara. As famílias interessadas em participar e que atendiam aos critérios de inclusão do estudo, como ter crianças menores de 13 anos na casa, puderam participar de um sorteio para ter a chance de ganhar uma Star Home construída em sua propriedade. O sorteio foi conduzido de forma transparente e aberta para selecionar os beneficiários. O estudo tem previsão de conclusão até 2024.

Star Homes / Ingvartsen Architects - Fotografia de Exterior
© Julien Lanoo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Star Homes / Ingvartsen Architects" [Star Homes / Ingvartsen Architects] 27 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014569/star-homes-ingvartsen-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.