Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Ponte Nó da Sorte / NEXT architects

Ponte Nó da Sorte / NEXT architects

© Julien Lanoo          © Julien Lanoo          © Julien Lanoo          © Julien Lanoo          + 15

Passarela  · 
Changsha Shi, China
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura NEXT architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura
  • Arquitetos Responsáveis

    Bart Reuser, Marijn Schenk, Michel Schreinemachers, John van de Water, Jiang Xiaofei, Jurriaan Hillerström, Luuc Sonke
  • Ano do projeto

    2016
  • Consultoria Construção

    CERI Engineering Technology Co., Ltd.
  • Consultoria Iluminação

    H.G.lighting
  • Construção

    Capital Engineering & Research Incorporation Company limited
  • Cliente

    Municipality of Changsha
Mais informações Menos informações
© Julien Lanoo
© Julien Lanoo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma ponte localizada na megacidade de Changsha na China; é uma passarela de pedestres com estrutura metálica que conta com 185 m de largura e 24 m de altura e reflete a estratégia de trabalho dos arquitetos em relacionar intimamente as obras com o contexto do entorno.

© Julien Lanoo
© Julien Lanoo

Após completar uma série de pontes ao redor do mundo, os arquitetos foram convidados para participar de um concurso internacional para projetar esta nova passarela no novo distrito chinês, com uma equipe multidisciplinar composta por integrantes da sede do escritório na China e Holanda. A obra já se tornou um ícone, e foi selecionada pela CNN como uma das pontes mais espetaculares do mundo.

© Julien Lanoo
© Julien Lanoo

"Nossos arquitetos projetam para clientes no mundo todo, com experiência em projetos para localizações específicas que têm singular relação com o entorno. É também o caso de Changsha, uma cidade que cresce e se transforma rapidamente. O contexto pedia um gesto único para inspirar os transeuntes," comentou Michel Schreinemachers, sócio da NEXT architects de Amsterdã. 

© Julien Lanoo
© Julien Lanoo

Mil e um passos

A ponte é um projeto chave para o desenvolvimento do espaço público da área, e foi projetada voltada para atividades turísticas, recreativas e ecológicas. Conecta diferentes alturas - as margens do rio, a rua, o parque elevado e suas conexões entre eles. A forma final da ponte é o resultado da união de todas estas rotas, literal e metaforicamente. 

Corte
Corte

"Sua forma é inspirada no conceito da fita de Möbius, assim como a arte chinesa dos nós. Na antiga arte tradicional chinesa, os nós simbolizam sorte e prosperidade," segundo John van de Water, sócio da NEXT em Pequim. A ponte tem forte apelo imagético na combinação da tradição e modernidade.

© Julien Lanoo
© Julien Lanoo

A ponte conecta, ilumina e entretém, oferecendo vistas espetaculares do rio, do Lago Meixi, da cidade de Changsha e a cadeia de montanhas do entorno. Graças à sua iluminação com LED, já nasce como atração turística na rota das luzes ao longo do rio. 

Corte
Corte

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: Di Hua Mei Xi Hu Pan, Yuelu Qu, Changsha Shi, Hunan Sheng, China, 410205

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ponte Nó da Sorte / NEXT architects" [Lucky Knot / NEXT architects] 23 Fev 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805293/ponte-no-da-sorte-next-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.