James Ewing

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Por que os edifícios mais altos do mundo não estão mais nos Estados Unidos

Na era moderna da arquitetura, onde os avanços em tecnologia e construção permitiram aos arquitetos construir melhor, mais rápido e mais alto, o céu é o limite. A cada mês, uma nova manchete exibe a torre residencial mais alta ou o prédio comercial recém-construído, que quebra mais um recorde por sua altura impressionante. Mas à medida que o tempo passa e novos projetos são concluídos, as tendências mostram que os Estados Unidos estão saindo dos holofotes em termos de poder reivindicar o título de detentor do edifício mais alto do mundo, e as pranchetas mostram que nenhuma cidade americana irá reivindicá-lo em breve.

Como é o preparo e treinamento dos jovens arquitetos nos Estados Unidos? Dispositivos da prática profissional

A arquitetura revela a realização dos processos culturais de uma sociedade em determinado momento da história e reflete em seus elementos a expressão tanto do modus operandi de uma economia como dos valores dominantes que regem sua organização. A partir da idealização de um projeto arquitetônico surge um intenso processo interdisciplinar de  elaboração formal e verificações técnicas para cada componente da construção, e seus procedimentos de execução. A arquitetura tem como dever a transformação dessas diversas linguagens em uma gestalt, ou em um fato formal que articula e verifica propriedades vitais sobre a realidade.

Diversos são os fatores que provocam distorções no processo da arquitetura  em diferentes regiões do planeta. O estado da arquitetura depende diretamente da qualidade da formação dos profissionais, da interdisciplinaridade, e dos recursos disponíveis. A Cultura e a economia de um contexto determinam o que - e como - a arquitetura pode operar.

One World Trade Center / SOM

© James Ewing© James Ewing© James Ewing© James Ewing+ 47

  • Arquitetos: SOM
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  325
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Benson Industries, Carvart, Construction Specialties, Lineabeta, POHL, +2

Os edifícios mais caros do mundo

Se a Grande Pirâmide do Egito fosse construída hoje, custaria entre 1,1 e 1,3 bilhão de dólares, de acordo com uma estimativa de custos da Turner Construction Company - não é surpreendente, considerando o valor semelhante para construir o Trump Taj Mahal ou as Petronas Twin Towers. Os requisitos estruturais complicados, o cronograma apertado, os programas complexos, a necessidade de resistir a terremotos ou furacões, o uso de sistemas mecânicos e eletrônicos avançados e materiais e acabamentos onerosos podem pesar no orçamento final. Mas às vezes - e especialmente nos casos em que governos ou clientes poderosos se propõem a bater recordes, como o "edifício mais alto do mundo" - o dinheiro é gasto sem nenhum motivo, exceto por uma ostentação descarada de riqueza, poder ou força.

Emporis, a renomada provedora global de construção de dados, compilou uma lista dos 200 edifícios mais caros dos últimos anos, e não é de surpreender que muitos arranha-céus estejam na lista. Veja, a seguir, os 20 mais caros.

Instalação de Herzog & de Meuron e Ai Weiwei aborda a ameaça por trás da vigilância nos espaços públicos

A mais recente colaboração entre os arquitetos Jacques Herzog e Pierre de Meuron e o artista contemporâneo Ai Weiwei tem como título Hansel & Gretel (João e Maria), mas, na realidade, nos lembra outro clássico da literatura: 1984, de George Orwell.

A instalação imersiva de site-specific, localizada no Wade Thompson Perfurar Hall, em Nova Iorque, coloca os visitantes em um ambiente escuro, onde cada movimento é monitorado por sensores de movimento, capturas de imagens e uma equipe de drones de vigilância. O trabalho aborda o crescente papel da vigilância na sociedade contemporânea e as dinâmicas que mudam entre as esferas públicas e privadas.

© James Ewing© James Ewing© James Ewing© James Ewing+ 5

Arquiteto processa o escritório SOM por plagiar o projeto do One World Trade Center

O arquiteto Jeehoon Park entrou com um processo contra o escritório Skidmore, Owings & Merrill (SOM), afirmando que o projeto do One World Trade Center em Nova Iorque foi roubado de um projeto que ele desenvolveu como estudante de pós-graduação no Illinois Institute of Technology em 1999.

O processo diz que o One World Trade, de 104 andares, tem uma "semelhança impressionante" com sua torre Cityfront '99 de 122 andares, que também contava com uma fachada de vidro de triângulos invertidos. 

9 edifícios selecionados para o Prêmio AIA de Projetos Educacionais

William Rawn Associates / The Berklee Tower. Image © Robert Benson Photography
William Rawn Associates / The Berklee Tower. Image © Robert Benson Photography

O Comitê de Arquitetura para Educação (CAE) do Instituto dos Arquitetos Americanos (AIA) anunciou os vencedores do Prêmio de Projetos Educacionais, que reconhece qeuipamentos educacionais que "servem como um exemplo de um excelente lugar para se aprender, promovendo os objetivos do cliente, as metas e o programa educativo e, ao mesmo tempo, demonstrando excelência no projeto arquitetônico."

Uma grande variedade de projetos, como escolas públicas de ensino fundamental, escolas de ensino médio, e instalações de ensino superior, foram submetidos ao Comitê, que observou que muitos dos edifícios incorporam "espaços informais e flexíveis para a colaboração e a interação social ao lado de espaços de ensino", bem como arquibancadas, anfiteatros e espaços de discussão.

Conheça os projetos premiados a seguir:

12 projetos selecionados pelo uso inovador do cobre na arquitetura

A Copper Development Association (CDA) anunciou sua seleção de projetos para o 2015 North American Copper in Architecture Awards (NACIA), premiação que se encontra este ano em sua oitava edição. O prêmio celebra os melhores projetos que incorporam o uso do cobre e as doze obras selecionadas abrangem as categorias educacional, residencial, hospitalar e marcos históricos.

Os vencedores foram selecionados por um júri composto por profissionais da indústria que se basearam na qualidade geral dos projetos, no emprego e tratamento do cobre, na inovação e no cuidado em relação aos elementos históricos.

Kansas Statehouse Inner Dome Copper Restoration / Treanor Architects. Imagem © Treanor ArchitectsMassachusetts General Hospital Paul S. Russell, MD / Leers Weinzapfel Associates. Imagem  Orchard Willow Residence / Wheeler Kearns Architects. Imagem © Steve Hall - Hedrich BlessingHarvard University Tozzer Library / Kennedy & Violich Architecture. Imagem © John Horner+ 13

AIA elege os 10 projetos mais sustentáveis de 2015

O AIA e sua Comissão do Meio Ambiente [Committee on the Environment - COTE] selecionaram os dez melhores exemplos de projeto sustentável e ecológico do ano de 2015. Em sua 19ª edição, o COTE Top Ten Awards reconheceu os projetos que apresentam os níveis mais altos de integração entre os sistemas naturais e a tecnologia para produzir espaços que impactam positivamente no seu entorno e minimizam os danos ambientais.

Todos os projetos serão homenageados na AIA National Convention 2015 e na Exposição de Design, em Atlanta. Confira os dez projetos mais sustentáveis deste ano, a seguir.

New Orleans BioInnovation Center / Eskew+Dumez+Ripple. Imagem © Timothy HursleyUniversity Center / Skidmore, Owings & Merrill. Imagem © James EwingSweetwater Spectrum Community / Leddy Maytum Stacy Architects. Imagem © Tim GriffithHughes Warehouse Adaptive Reuse / Overland Partners. Imagem © Dror Baldinger+ 21

Hall Executivo Henry W Bloch na Universidade / BNIM + Moore Ruble Yudell

© James Ewing© James Ewing© James Ewing© James Ewing+ 22

Instituto AIA entrega Prêmios de Honra para Arquitetura 2013

O Instituto Americano de Arquitetos (AIA) selecionou os ganhadores de 2013 dos Prêmios de Honra do Instituto (2013 Honor Awards), o reconhecimento mais alto da profissão, das obras que exemplificaram a excelência em arquitetura, arquitetura de interiores e desenho urbano. Selecionados entre mais de 700 trabalhos; 28 ganhadores de todo o mundo serão homenageados na “Convenção Nacional e Exposição de Desenho em Denver” da AIA 2013.

As honras máximas em arquitetura foram entregues às seguintes obras: