Bruce Damonte

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

San Francisco: habitação moderna na cidade dourada

San Francisco é uma cidade definida pela sua relação com a moradia. Desde o início dos anos 90, San Francisco tem enfrentado a escassez de habitação popular e, por outro lado, atualmente conta com um dos mais autos valores médios de aluguel de todos os EUA. A medida que as autoridades locais estão procurando encontrar soluções para este problema, arquitetos e urbanista encontram em San Francisco um território fértil para explorar novas soluções e tipologias habitacionais. Desde torres residenciais de alta densidade até conjuntos multifamiliares, a arquitetura residencial em uma das principais cidades da Costa leste procura seu equilíbrio entre a economia e urbanidade.

© William Timmerman© Bruce Damonte© Blake Marvin© Bruce Damonte+ 11

Polias e engrenagens: projetos que usam mecanismos manuais para transformar os espaços

Os sistemas mecânicos suportados por dispositivos como polias, engrenagens, bobinas, cabos e contrapesos podem ser muito úteis para impulsionar e transmitir forças, gerando o movimento ou deslocamento de certos elementos de uma maneira relativamente simples, sem a necessidade de envolver energia elétrica. A incorporação desses mecanismos em projetos arquitetônicos gera a possibilidade de alterar manualmente a disposição dos elementos que definem os espaços sob uma perspectiva didática e recreativa.

Cozinhas monocromáticas: 3 estratégias projetuais com uma única cor

Apartamento Tetrys 607 / CR2 Arquitetura. Image © Cris Farhat3in1 / batlab architects. Image © Norbert JuhászResidencia Jade / E/L Studio. Image © Pepper WatkinsApartamento em Korydallos / Plaini and Karahalios Architects. Image © Nikos Papageorgiou+ 28

Um ambiente monocromático é um espaço em que a maioria de seus elementos é de uma única cor. E, embora seja muito comum as cores escolhidas serem em preto e branco, devido à sua neutralidade, é possível usar qualquer paleta de cores, aproveitando seus infinitos tons, subtons ou matrizes.

Cabana de Skigard / Mork-Ulnes Architects

© Bruce Damonte© Bruce Damonte© Bruce Damonte© Bruce Damonte+ 35

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  145
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Hansgrohe, Blomqvist, Duravit, Gaggenau, HAY, +5

Interiores de Nova Iorque: Apartamentos, coberturas e lofts na maior cidade dos EUA

15 Union Square West / ODA Architecture + Perkins Eastman Architects. Image © Robert Granoff15 Renwick / ODA New York. Image © Frank Oudeman12th Street, Loft / Neil Logan Architect. Image © Dean KaufmanTribeca Loft / Andrew Franz Architect. Image © Albert Vecerka/Esto+ 63

Uma das cidades mais famosas do mundo - e a mais populosas dos Estados Unidos -, Nova Iorque apresenta uma grande mistura de culturas e história que foram moldadas ao longo dos séculos, com a arte e a arquitetura desempenhando um papel fundamental neste desenvolvimento.

11 Coberturas impressionantes para inspirar seu projeto

© Bruno Helbling© Studio Bauhaus, Ryuji Inoue© Bruce Damonte© Hiroyuki Oki+ 12

Apresentamos a seguir uma seleção de 11 fotografias que mostram coberturas impressionantes - espaços que podem se tornar o ambiente mais agradável de um projeto. Algumas surpreendem com belos jardins, outras, com piscinas ou mesmo brinquedos infantis. Veja, abaixo, fotos de coberturas feitas por fotógrafos como Nico Arellano, Hiroyuki Oki e Amit Geron.

Estúdio mexicano Escobedo Soliz vence o prêmio Emerging Voices 2020

Todo ano a Architectural League de Nova Iorque seleciona oito escritórios com sede nos Estados Unidos, Canadá ou México para serem reconhecidos através do prêmio Emerging Voices, cujas práticas emergentes tenham o potencial para influenciar as disciplinas da arquitetura, da paisagem e do desenho urbano. Este ano o escritório mexicano vencedor foi Escobedo Soliz, formado por Lazbent Pavel Escobedo Amaral e Andrés Soliz Paz.

Edifício Empresarial da 512 West 22nd Street / COOKFOX Architects

© Bruce Damonte
© Bruce Damonte

© Bruce Damonte© Bruce Damonte© Bruce Damonte© Bruce Damonte+ 38

  • Arquitetos: COOKFOX Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  15980
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Cosentino, Guardian Glass, -, American Standard, Architectural Stone, +16

Residencial Geriátrico Dr. George W. Davis / David Baker Architects

© Bruce Damonte© Bruce Damonte© Bruce Damonte© Bruce Damonte+ 28

San Francisco, Estados Unidos
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Armstrong Ceilings, CertainTeed, James Hardie, Milgard, NanaWall

Apartamentos Richardson / David Baker + Partners

© Bruce Damonte© Bruce Damonte© Bruce Damonte© Bruce Damonte+ 20

San Francisco, Estados Unidos

Sem luz natural não há boa arquitetura: como desenvolver projetos moldados e nutridos pela luz?

Os habitantes do planeta Terra passam quase 90% do tempo em espaços internos; aproximadamente 20 horas por dia em salas fechadas e 9 horas por dia em nossos próprios quartos. As configurações arquitetônicas desses espaços não são aleatórias, ou seja, foram projetadas ou pensadas por alguém, ou pelo menos um pouco "guiadas" pelas condições de seus habitantes e seus entornos. Alguns, com sorte, habitam espaços especialmente criados de acordo com suas necessidades e gostos, enquanto outros adaptam e se apropriam do design projetado para outra pessoa, talvez desenvolvido décadas antes de nascerem. Em ambos os casos, a qualidade de vida pode ser melhor ou pior, dependendo das decisões tomadas. 

Entender a importância de projetar cuidadosamente nossos interiores, priorizando o acesso e o aproveitamento da luz natural, foi o objetivo do 8º Simpósio VELUX Daylight, realizado entre 9 e 10 de outubro de 2019 em Paris. Desta vez, mais de 600 pesquisadores e profissionais reafirmaram sua importância, apresentando uma série de ferramentas concretas que podem nos ajudar a quantificar e qualificar a luz, projetando sua entrada, gerenciamento e controle com maior profundidade e responsabilidade.

Paisagismo de interiores: o que é "plantscaping"?

© Nelson Kon© Quang Dam© Edward Hendricks© Helene Binet+ 49

Os jardins e plantas de interiores trazem diversos benefícios para a vida cotidiana. O projeto paisagístico de interior, também chamado de plantscaping, é muito mais que simplesmente alocar plantas nos espaços internos; envolve a localização estratégica de espécies vegetais dentro de uma obra, buscando potencializar e destacar certos aspectos do projeto arquitetônico.

Como o BIM pode tornar as reformas e retrofits mais eficientes

BIM (Building Information Modeling) é uma sigla cada vez mais usual entre os arquitetos. A maioria dos escritórios e profissionais já vem migrando ou planeja mudar para esse sistema, que representa digitalmente as características físicas e funcionais de uma edificação, integrando diversas informações sobre todos os componentes presentes em um projeto. Através dos softwares BIM é possível criar digitalmente um ou mais modelos virtuais precisos de uma construção, o que proporciona maior controle de custos, eficiência na obra. Também há possibilidade simular o edifício, entendendo seu comportamento antes do início da construção, e seu respectivo suporte ao projeto ao longo de suas fases, inclusive após construído ou na sua desmontagem e demolição.

Reforma do Mason Bros Warehouse / Warren and Mahoney. Image © Simon DevittReforma do Mason Bros Warehouse / Warren and Mahoney. Image © Simon Devitt© Bruce DamonteNovo Laboratório, Centro de Pesquisa e Fábrica / Marvel Architects. Image © David Sundberg | Esto+ 9

The Avery / OMA

© Bruce Damonte© Bruce Damonte© Bruce Damonte© Bruce Damonte+ 11

  • Arquitetos: OMA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  906470 ft²

Como escolher bancadas de cozinhas: vantagens, desvantagem e inspirações

Um dos ambientes mais práticos e funcionais de qualquer projeto residencial é a cozinha. A bancada, por sua vez, abriga os principais equipamentos desse espaço. Logo, é fundamental que seja feita com o material mais resistente e higiênico. Além destes requisitos é importante atentar à estética e ao custo benefício. Outro ponto importante é adequá-las à dinâmica da família.

© Nikole Ramsay. ImageBluebird Townhouses / Altereco Design© Oliver Smith. ImageCreative Kitchen Designs and Their Details: The Best Photos of the Week© Josefotoinmo. ImageGAS House / OOIIO Arquitectura© Dmitry Tsyrencshikov. ImageStudio11 Minsk Office / Studio11+ 38

Rua Moose / Mork-Ulnes Architects

© Bruce Damonte© Bruce Damonte© Bruce Damonte© Bruce Damonte+ 24

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  34
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Acuity Brands, All Weather Architectural Aluminum, CB2, CB2 Utility Pendant lights, Crossgrain, +18

Como projetar para atingir conforto térmico (e por que isso é importante)

Você já se viu perdendo uma boa noite de sono por conta de um quarto excessivamente quente? Ou ter que usar quatro jaquetas e um cachecol só para tolerar aquele ar-condicionado gelado do seu escritório? Verdade seja dita, é impossível agradar a todos quando se trata de ajustar um clima interno, e há sempre aquele indivíduo infeliz que acaba sacrificando seu próprio conforto pelo bem dos outros.

Evidentemente, não há “padrões universais” ou “faixas de conforto recomendadas” ao projetar sistemas de construção, já que atletas treinando em uma academia no México não se sentirão confortáveis em um interior com os mesmos sistemas construtivos de uma casa de repouso na Dinamarca, por exemplo. É por isso que, se definirmos brevemente o "conforto térmico", trata-se da criação de sistemas construtivos adaptados ao ambiente local e às funções do espaço, cooperativamente.

Então, como podemos projetar para um conforto térmico adequado?

© Saint-Gobain / illustration by Elisa Géhin© Saint-Gobain / illustration by Elisa Géhin© Saint-Gobain / illustration by Elisa GéhinDiagrama por Snøhetta+ 24