Pagina inicial

Conheça a história por trás da nova identidade da nossa marca

Saiba mais

Adrià Goula

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Tecidos em interiores: possibilidades criativas como elementos arquitetônicos

Temos usado tecido para criar abrigos por milhares de anos, tornando-se uma forma arquetípica de construção. Hoje, a arquitetura contemporânea tem redescobrindo o princípio da tenda e levou seu desenvolvimento adiante, implementando novas tecnologias para gerar tecidos mais avançados e duráveis que permitem a extensão de áreas maiores. Tornando-se um setor altamente especializado na indústria da construção, várias formas têxteis tornaram-se comuns em uma ampla gama de aplicações arquitetônicas - não apenas para estruturas temporárias, mas também para edifícios permanentes. Para além da sua utilização em fachadas, estas podem ser utilizadas em interiores para criar espaços altamente funcionais com experiências sensoriais únicas.

Mesas de jantar: sua importância e possibilidades em planta

A palavra comensalidade refere-se ao ato de comer junto, dividindo uma refeição. Muito mais que uma mera função de necessidade humana essencial, sentar-se à mesa é uma prática de comunhão e trocas. Um artigo de Cody C. Delistraty compila alguns estudos sobre a importância de alimentar-se em conjunto: alunos que não comem regularmente com os pais faltam mais à escola; crianças que não jantam diariamente com a família tendem a ser mais obesos e jovens em famílias sem essa tradição acabam tendo mais problemas com drogas e álcool, além de desempenho acadêmico mais fraco. Evidentemente que todas estas questões levantadas são complexas e não devem ser reduzidas a somente um fator. Mas ter um local adequado para fazer as refeições, livre de muitas distrações, é um bom ponto de partida para ao menos um momento focado na conversa e alimentação. Estamos falando das mesas de jantar. Revisamos aqui alguns projetos para classificar as formas mais comuns de se implantar estes importantes mobiliários.

Nove museus recém-inaugurados que enriquecem a cena artística e cultural ao redor do mundo

© Staatliche Museen zu Berlin, Nationalgalerie / Reinhard Friedrich
© Staatliche Museen zu Berlin, Nationalgalerie / Reinhard Friedrich

No ano passado, uma série de novos museus, ampliações e várias reformas em museus, abriram suas portas ao público, acrescentando uma nova dimensão à paisagem cultural ao redor do mundo. Desde a tão esperada reabertura da Neue Nationalgalerie em Berlim, até a fusão do Museu de Arte Jining de Ryue Nishizawa com a paisagem, e o reflexivo Art Depot da MVRDV. Descubra a arquitetura dos mais recentes locais de arte e cultura.

© Ossip van Duivenbode / MVRDV© kubix Berlin© Adrià Goula© Paulo dos Sousa+ 10

Conheça os 40 projetos finalistas do Prêmio Mies van der Rohe 2022

A Comissão Europeia e a Fundação Mies van der Rohe anunciaram as 40 obras finalistas que concorrerão ao Prêmio da União Europeia de Arquitetura Contemporânea 2022 – Prêmio Mies van der Rohe. A lista conta com projetos construídos em 18 países europeus, com Espanha, Áustria e França liderando com cinco obras cada. Os vencedores serão anunciados em abril deste e a cerimônia de premiação ocorrerá em maio.

LocHal. Imagem © Stijn BollaertThe Railway Farm. Imagem © Myr MurateHelsinki Olympic Stadium. Imagem © Tuomas UusheimoGare Maritime. Imagem © Filip Dujardin+ 23

O que é design de interiores (e por que ele realmente pode fazer você se sentir melhor)?

Se um estilo de música não lhe agrada, você fica entediado no teatro ou não se sente atraído por obras de arte, você quase sempre pode evitá-los. Com arquitetura é diferente. Um projeto mal pensado afetará a vida de muitas pessoas e por muito tempo. Nos interiores isso é ainda mais amplificado, uma vez que a humanidade tem passado cada vez mais tempo em ambientes internos e isso impacta diretamente no nosso bem-estar e saúde. Em períodos de recolhimento obrigatório, como na pandemia atual da Covid-19, temos a noção do quão importantes são os espaços interiores para o nosso bem-estar e, até mesmo, para a prevenção de doenças. Projetar um ambiente interno é de uma responsabilidade enorme para um profissional. Um designer de interiores é alguém que planeja, pesquisa, coordena e gerencia esses projetos de aprimoramento do interior de um edifício para obter um ambiente mais saudável e esteticamente agradável para as pessoas que usam o espaço. Mas o que é, de fato, Design de Interiores?

Appartement Spectral / BETILLON / DORVAL‐BORY. Image Courtesy of BETILLON / DORVAL‐BORYThe Enchanted Shed & Leopold House / Franz&Sue. Image © Andreas BuchbergerOficina do Arquiteto / Ruetemple. Image Courtesy of RuetempleHey! A Lovely Tiny Space / A'Lentil Design. Image Courtesy of A'Lentil Design+ 19

Os melhores projetos de arquitetura de 2021

Cortesia de CCD© junya ishigami + associates© Panagiotis Voumvakis© James Reeve+ 101

Os mais de 5000 novos projetos publicados ao longo de 2021 fazem do ArchDaily a maior bilioteca online de arquitetura do mundo. A equipe curatorial do ArchDaily pesquisa, contata escritórios, prepara e apresenta projetos construídos em todo o mundo diariamente com o objetivo de oferecer inspiração, conhecimento e ferramentas aos nossos leitores que contribuem na criação de melhores ambientes construídos. 

Reabilitação do Sindicato dos Trabalhadores de Gavà / Meritxell Inaraja

© Adrià Goula© Adrià Goula© Adrià Goula© Adrià Goula+ 34

  • Arquitetos: Meritxell Inaraja
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  524
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021

Transformação de Edifício Industrial em Centro Cultural "La Nau" / Meritxell Inaraja

© Adriá Goula© Adriá Goula© Adriá Goula© Adriá Goula+ 26

Barberà del Vallès, Espanha
  • Arquitetos: Meritxell Inaraja
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  888
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020

Restauro do Castell de la Tossa / Meritxell Inaraja

© Adrià Goula© Adrià Goula© Adrià Goula© Adrià Goula+ 49

  • Arquitetos: Meritxell Inaraja
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  316
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020

Casa Casernes / CAVAA Arquitectes

© Adrià Goula© Adrià Goula© Adrià Goula© Adrià Goula+ 36

  • Arquitetos: CAVAA Arquitectes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  195
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Adobe, AutoCAD, Cortizo, Ikea, Muuto, +4

Casa L+C / Gabriel Montañés Arquitecto

© Adrià Goula© Adrià Goula© Adrià Goula© Adrià Goula+ 14

Ilhas Baleares, Espanha
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Bosch, Entrevigado estar, FERRVM, Fusteria Ruiz SL, GLOBAL Menorca SL, +7

Pavilhão Espanhol na Expo Universal Dubai 2020 / amann-canovas-maruri

© Luis Asín© Luis Asín© Adriá Goula© Luis Asín+ 36

Josep Ferrando: "Um sistema é flexível quando acumula o máximo de algoritmos gerando espaços complexos mas sem complicações"

Josep Ferrando é arquiteto radicado em Barcelona. É reitor da Escola Técnica Superior de Arquitetura La Salle (ETSALS) e diretor do Centro Obert d´Arquitectura de Barcelona e do Departamento de Cultura do Colégio de Arquitetos da Catalunha (COAC). Integrando sua trajetória acadêmica e suas frequentes palestras, seu escritório desenvolve projetos que exploram diferentes escalas e materiais, experimentando sistemas construtivos e soluções inovadoras. Conversamos com ele sobre a importância dos materiais na arquitetura e sobre as sinergias que ele encontra entre a prática e a docência.

Casas de tijolos na Espanha: o uso da alvenaria em projetos de interiores e exteriores

A facilidade de acesso, a alta disponibilidade no mercado, a resistência e durabilidade assim como o valor relativamente baixo fazem do tijolo um dos materiais mais utilizados na industria da construção civil, servindo muitas vezes, como símbolo de identidade da arquitetura de uma determinada região. No caso da Espanha, país profundamente influenciado pela cultura e arte mudéjar, o tijolo, que tem sido amplamente utilizado na arquitetura espanhola desde tempos imemoriais, ocupa ainda hoje uma posição privilegiada no cenário da arquitetura contemporânea. Recorrentemente utilizados para a construção de planos, arcos e abobadas, tijolos também aparecem na forma de estruturas vazadas como cobogós e muxarabis, permitindo a iluminação e ventilação natural de espaços interiores, especialmente em se tratando de um território cálido como o sul da Europa.

Pensando nisso, apresentamos à seguir uma série de projetos de arquitetura contemporânea que fazem uso deste material, acompanhados de um breve memorial descritivo fornecido pelos arquitetos responsáveis.

Transformação de Armazém / Thomas Raynaud + Paul Devarrieux

© Adrià Goula© Adrià Goula© Adrià Goula© Adrià Goula+ 15

Como construir com madeira km 0?

Já falamos aqui sobre os materiais km zero: todos aqueles que podem ser adquiridos diretamente no local sem ter passado por diferentes etapas de processamento ou tratamento com produtos tóxicos, e mais do que isso, que no final de sua vida útil possam ser devolvidos ao meio ambiente sem causar grandes danos ou impactos negativos na paisagem natural.

Por exemplo, a madeira que cresce no local, a poucos quilômetros da obra, é um material extremamente sustentável, muito porque, dispensa a necessidade de transporte, reduzindo custos globais e emissões de gases do efeito estufa além de valorizar os recursos e a mão de obra local, permitindo estabelecer processos mais simples, eficientes e sustentáveis—vinculados às pessoas e ao território na qual a obra se insere.

Escada Limiar / Comas-Pont arquitectes

© Adrià Goula© Adrià Goula© Adrià Goula© Adrià Goula+ 15

Ribes de Freser, Espanha
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  22
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Allplan

Casa S2 / Bellafilarquitectes

© Adrià Goula© Adrià Goula© Adrià Goula© Adrià Goula+ 26

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  204
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019