Reforma Cal Totxo / Cierto Estudio

Reforma Cal Totxo / Cierto Estudio - Fotografia de Interiores, Porta, Janela, VigaReforma Cal Totxo / Cierto Estudio - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, MadeiraReforma Cal Totxo / Cierto Estudio - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, JanelaReforma Cal Totxo / Cierto Estudio - Fotografia de Interiores, Madeira, JanelaReforma Cal Totxo / Cierto Estudio - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: Cierto Estudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Hevia
Mais informaçõesMenos informações
Reforma Cal Totxo / Cierto Estudio - Fotografia de Interiores, Porta, Janela, Viga
© José Hevia
Reforma Cal Totxo / Cierto Estudio - Imagem 18 de 20
Planta
Reforma Cal Totxo / Cierto Estudio - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, Madeira
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Cal Totxo é uma residência modernista localizada aos pés do Parque Natural de Collserola, que desfruta de uma vista fantástica e uma boa orientação solar em sua fachada principal. Originalmente, a casa possuía três quartos, dois banheiros, uma pequena cozinha isolada, um ambiente interno sem ventilação ou iluminação natural e um par de corredores estreitos e de interesse menor.

Reforma Cal Totxo / Cierto Estudio - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, Janela
© José Hevia
Reforma Cal Totxo / Cierto Estudio - Imagem 19 de 20
Isométrica
Reforma Cal Totxo / Cierto Estudio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia, Cama, Janela, Cadeira, Dormitório
© José Hevia

O projeto reorganiza a distribuição da residência, propondo uma grade desigual pela qual é possível circular entre os espaços, evitando o uso de corredores. Cada um dos ambientes tem, no mínimo, dois acessos possíveis. Dessa forma, os percursos e as visões são multiplicados, permitindo iluminar ambientes anteriormente completamente escuros e ampliando a percepção do espaço. Atendendo ao pedido dos clientes e contrariando as tendências habituais, apenas dois dos três quartos são preservados para maximizar os espaços compartilhados da residência. Nela, viverá uma família de quatro pessoas. Optou-se por redesenhar um único banheiro e o outro se tornou uma área de serviço, cedendo uma boa parte para a cozinha aberta.

Reforma Cal Totxo / Cierto Estudio - Fotografia de Interiores
© José Hevia
Reforma Cal Totxo / Cierto Estudio - Fotografia de Interiores
© José Hevia

A residência é acessada diretamente do exterior através do hall de entrada, que permite entrar na biblioteca ou no closet comunitário. A partir de ambos os ambientes, é possível continuar até a sala de estar, onde encontramos a lareira centralizada no espaço. Alguns corredores existentes são ampliados e outros são abertos para gerar percursos circulares ao redor do fogo. Por fim, a cozinha é estendida em direção à futura sala de jantar, separada da sala de estar.

Reforma Cal Totxo / Cierto Estudio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Pia, Bancada
© José Hevia
Reforma Cal Totxo / Cierto Estudio - Fotografia de Interiores, Madeira, Prateleira, Janela, Viga
© José Hevia

Os móveis, projetados sob medida, com acabamento em madeira natural e combinados com o piso de azulejo hidráulico original, trazem calor e sofisticação para o design de interiores da residência. As geometrias sinuosas se apropriam de todos os elementos: bordas arredondadas, espelho e janela circulares, bancadas que giram. O tom avermelhado do Sapelli contrasta e, ao mesmo tempo, combina com o restante da paleta, a ponto de tingir todo o espaço monocromático do vestiário. Um ambiente mais escuro, iluminado naturalmente pelo banheiro e pelo hall de entrada, para criar uma atmosfera mais acolhedora e íntima.

Reforma Cal Totxo / Cierto Estudio - Fotografia de Interiores
© José Hevia
Reforma Cal Totxo / Cierto Estudio - Fotografia de Interiores
© José Hevia

Para renovar os revestimentos da cozinha, banheiro e closet, é utilizado a gama existente nos ambientes adjacentes e opta-se por uma combinação bicolor, criando um padrão aparentemente aleatório, modernizando o conceito de mosaico. Opta-se pelo formato 10x10cm, múltiplo do hidráulico, resultando em figuras geométricas triangulares, cortando diagonalmente as peças ao meio. O mesmo tamanho e forma são replicados nos puxadores das portas. A estratégia bicolor também é aplicada nos próprios móveis, com a mudança de material em diferentes alturas, dependendo do uso, combinando madeira com mármore tipo Macael e prateleiras de brancas de MDF, mimetizadas com as paredes.

Reforma Cal Totxo / Cierto Estudio - Fotografia de Interiores, Pia, Banheiro
© José Hevia
Reforma Cal Totxo / Cierto Estudio - Imagem 20 de 20
Isométrica
Reforma Cal Totxo / Cierto Estudio - Fotografia de Interiores, Madeira, Janela
© José Hevia

A proposta alterou significativamente a espacialidade da residência e cuidou de todos os detalhes com carinho e atenção.

Reforma Cal Totxo / Cierto Estudio - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia, Bancada
© José Hevia
Reforma Cal Totxo / Cierto Estudio - Fotografia de Interiores, Banheiro
© José Hevia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vallvidrera, Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reforma Cal Totxo / Cierto Estudio" [Reforma Cal Totxo / Cierto Estudio] 10 Jul 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1003336/reforma-cal-totxo-cierto-estudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.