Fachada de entrada do Museu Barroco da Catalunha / David Closes

Fachada de entrada do Museu Barroco da Catalunha / David Closes - Fotografia de Exterior, FachadaFachada de entrada do Museu Barroco da Catalunha / David Closes - Fotografia de Exterior, Fachada, CorrimãoFachada de entrada do Museu Barroco da Catalunha / David Closes - Imagem 4 de 30Fachada de entrada do Museu Barroco da Catalunha / David Closes - Fotografia de Interiores, Viga, Aço, CorrimãoFachada de entrada do Museu Barroco da Catalunha / David Closes - Mais Imagens+ 25

  • Arquiteto Responsável: David Closes I Núñez
  • Arquitetos De Projeto: Ramon Nieto, Sònia Cantacorps
  • Engenharia De Construção: Pere Foradada
  • Engenharia Industrial: Toni Vila
  • Consultoria Em Estruturas: Best Costales-Jaen
  • Desenhista: Maria Vilaseca,Anna Vilaplana
  • Construtoras: Artífex Infraestructuras SL, Constructora D’Aro SA, Construcciones Fertres SL, Constructora del Cardoner SA, UTE Natur System SL i Solvetia SL, Rècop Restauracions Arquitectòniques SL, Constructora de Calaf SAU
  • Cidade: Manresa
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Fachada de entrada do Museu Barroco da Catalunha / David Closes - Fotografia de Exterior, Fachada
© Adrià Goula
Fachada de entrada do Museu Barroco da Catalunha / David Closes - Fotografia de Exterior, Fachada, Corrimão
© Adrià Goula

Às vezes, coincidências surpreendentes podem ocorrer. Entre 2003 e 2011, realizamos uma intervenção arquitetônica no Convento de Sant Francesc, em Santpedor, para transformá-lo em um auditório. O projeto foi conduzido em um antigo convento construído no século XVIII, onde apenas a igreja havia sobrevivido; as alas conventuais e o claustro tinham desaparecido. Cinco anos depois, em Manresa, na Catalunha, recebemos a encomenda de desenvolver uma tarefa inversa à anterior: uma intervenção no antigo Colégio São Inácio, um complexo religioso baseado em uma estrutura conventual cuja igreja barroca fora demolida; apenas as alas do antigo colégio jesuíta ao redor de um claustro permaneciam. Em ambos os casos, a intervenção arquitetônica foi realizada em edifícios amputados de um de seus dois elementos essenciais; no projeto atual, a antiga igreja barroca.

Fachada de entrada do Museu Barroco da Catalunha / David Closes - Imagem 4 de 30
© José Hevia
Fachada de entrada do Museu Barroco da Catalunha / David Closes - Imagem 18 de 30
© Adrià Goula
Fachada de entrada do Museu Barroco da Catalunha / David Closes - Imagem 21 de 30
Planta do Térreo

A construção dos novos acessos ao antigo colégio jesuíta faz parte do projeto abrangente de reforma de todo o complexo. Esse projeto tem como objetivo principal racionalizar, revitalizar e repensar os espaços já existentes do museu. As intervenções planejadas visam possibilitar que o edifício abrigue tanto o Museu Barroco da Catalunha quanto o Museu de História da Cidade de Manresa.

Fachada de entrada do Museu Barroco da Catalunha / David Closes - Fotografia de Interiores, Viga, Aço, Corrimão
© Adrià Goula

O projeto dos novos acessos ao edifício propõe um conjunto de estruturas que abrigam tanto os novos espaços destinados ao hall quanto as principais entradas para os pisos de exposição do museu. Essas novas estruturas são posicionadas em frente à antiga parede divisória da igreja e são dispostas de forma a moldar a nova fachada do edifício, ao mesmo tempo em que permitem a visualização das características mais importantes da antiga igreja que ainda permanecem na parede divisória.

Fachada de entrada do Museu Barroco da Catalunha / David Closes - Fotografia de Interiores
© José Hevia

A intervenção nos novos acessos do edifício busca mais do que apenas resolver a fachada oeste do antigo colégio jesuíta: ela propõe uma abordagem inovadora para compreender tanto o edifício quanto seu entorno urbano. Os novos acessos do museu criam um caminho que permite apreciar os elementos-chave do antigo colégio, como o claustro, as abóbadas de berço e as marcas na parede divisória. Além disso, proporcionam vistas dos espaços urbanos adjacentes, como a Praça de Sant Ignasi e a paisagem urbana ao redor de um antigo riacho, e também destacam elementos importantes do patrimônio urbano e paisagístico da cidade, como a basílica gótica de La Seu, a torre de defesa de Santa Caterina e a imponente montanha de Montserrat. O percurso formado pelos novos acessos culmina em um ponto elevado, onde um banco oferece uma vista panorâmica do cenário urbano.

Fachada de entrada do Museu Barroco da Catalunha / David Closes - Imagem 11 de 30
© José Hevia
Fachada de entrada do Museu Barroco da Catalunha / David Closes - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© José Hevia

Em resumo, o projeto busca ressignificar não apenas o local da intervenção, mas também o próprio edifício, reconectando-o com o passado do complexo jesuíta e com a cidade em si.

Fachada de entrada do Museu Barroco da Catalunha / David Closes - Imagem 6 de 30
© Adrià Goula

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Plaça de Sant Ignasi, 14, 08241 Manresa, Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Fachada de entrada do Museu Barroco da Catalunha / David Closes" [Entrance Façade of the Baroque Museum of Catalonia / David Closes] 12 Abr 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1015412/fachada-de-entrada-do-museu-barroco-da-catalunha-david-closes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.