Reabilitação Urban Cabinets Series (1) / Beatriz Arroyo + Lys Villalba

Reabilitação Urban Cabinets Series (1) / Beatriz Arroyo + Lys Villalba - Fotografia de Interiores, Mesa, BancadaReabilitação Urban Cabinets Series (1) / Beatriz Arroyo + Lys Villalba - Fotografia de Interiores, JanelaReabilitação Urban Cabinets Series (1) / Beatriz Arroyo + Lys Villalba - Fotografia de Interiores, Armário, PrateleiraReabilitação Urban Cabinets Series (1) / Beatriz Arroyo + Lys Villalba - Fotografia de InterioresReabilitação Urban Cabinets Series (1) / Beatriz Arroyo + Lys Villalba - Mais Imagens+ 9

  • Fotógrafo
    Fotografias:José Hevia
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Huguet, In-Out, Nouvelle Cuisine, Persiana Barcelona
  • Programa: Reabilitação
  • Cidade: Madri
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Reabilitação Urban Cabinets Series (1) / Beatriz Arroyo + Lys Villalba - Fotografia de Interiores
© José Hevia
Reabilitação Urban Cabinets Series (1) / Beatriz Arroyo + Lys Villalba - Imagem 11 de 14
Planta - Situação
Reabilitação Urban Cabinets Series (1) / Beatriz Arroyo + Lys Villalba - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada, Cadeira, Janela
© José Hevia

Urban Cabinets é uma série de projetos de reabilitação habitacional que explora estratégias de projeto em torno da ideia de arquitetura-móvel. Em cada um deles, um grupo de móveis-que-se-transformam-em-espaços configura domesticidades a meio caminho entre estas duas escalas. O mobiliário cresce, torna-se XXL, pensa-se arquitetonicamente. Valoriza-se a matéria feita à mão e sob medida, artesanalmente, em pequenas empresas, e cuja execução final in situ entrará em diálogo com os diferentes ofícios envolvidos.

Reabilitação Urban Cabinets Series (1) / Beatriz Arroyo + Lys Villalba - Fotografia de Interiores, Mesa, Bancada
© José Hevia
Reabilitação Urban Cabinets Series (1) / Beatriz Arroyo + Lys Villalba - Imagem 12 de 14
Planta - Reforma

O primeiro projeto da série aborda a reforma de uma habitação dos anos 50 no bairro de Salamanca, em Madri. A habitação original, que compartimentava o espaço público da casa em diferentes ambientes - hall de entrada, sala, escritório, cozinha, corredor - impedia a ventilação cruzada, o aproveitamento da luz do sul no inverno e o acesso ao terraço. A reforma propõe unificar esse ambiente doméstico - deixando sua estrutura visível; recuperando o terraço original - e articulando-o através de uma série de arquiteturas-móvel que equipam o espaço habitado por esta família.

Reabilitação Urban Cabinets Series (1) / Beatriz Arroyo + Lys Villalba - Fotografia de Interiores, Mesa
© José Hevia
Reabilitação Urban Cabinets Series (1) / Beatriz Arroyo + Lys Villalba - Imagem 14 de 14
Detalhes das mesas
Reabilitação Urban Cabinets Series (1) / Beatriz Arroyo + Lys Villalba - Fotografia de Interiores, Iluminação
© José Hevia

Comer, conversar, estudar, brincar, pintar, cozinhar, ler, trabalhar... Na Urban Cabinet Series (1) tudo acontece ao redor de uma mesa. E é o design dessa mesa - posicionada transversalmente no espaço, em um lugar indefinido entre programas - reconfigura as domesticidades da casa. Produzida à mão em granilite colorido com pequenas peças, o tampo de 3,5m de comprimento e 1,05m de largura repousa sobre uma estrutura de três pares cilíndricos metálicos ancorados no chão, liberando assim todo o espaço ao redor.

Reabilitação Urban Cabinets Series (1) / Beatriz Arroyo + Lys Villalba - Fotografia de Interiores, Janela
© José Hevia
Reabilitação Urban Cabinets Series (1) / Beatriz Arroyo + Lys Villalba - Imagem 13 de 14
Axonométrica
Reabilitação Urban Cabinets Series (1) / Beatriz Arroyo + Lys Villalba - Imagem 10 de 14
© José Hevia

De um lado dela, a cozinha, cuja frente mais curta se transforma na segunda peça desta família de pequenas arquiteturas-móvel: um armário reversível, bancada de um lado e cabideiro do outro, perfurado por um óculo pelo qual se pode olhar ao chegar em casa.

Reabilitação Urban Cabinets Series (1) / Beatriz Arroyo + Lys Villalba - Fotografia de Interiores, Prateleira, Janela
© José Hevia

Para o outro lado, a sala-escritório, onde uma segunda mesa organiza um espaço de estudo coletivo. Dois apoios laterais produzidos em chapa de aço dobrada e uma tábua de madeira de comprimento máximo padronizado (366 cm) são unidos, sem parafusos, configurando um suporte de trabalho livre para toda a família.

Reabilitação Urban Cabinets Series (1) / Beatriz Arroyo + Lys Villalba - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira
© José Hevia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Salamanca, Madri, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reabilitação Urban Cabinets Series (1) / Beatriz Arroyo + Lys Villalba" [Rehabilitación Urban Cabinets Series (1) / Beatriz Arroyo + Lys Villalba] 16 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1009510/reabilitacao-urban-cabinets-series-1-beatriz-arroyo-plus-lys-villalba> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.